Blog Dentalclean
Dentes sensíveis saiba como evitar

Dentes sensíveis? Saiba como evitar

5/5 - (2 votes)

Os dentes sensíveis podem causar muito incômodo e privar nossa rotina alimentar. Um café quente pela manhã ou mesmo um sorvete após o almoço já é suficiente para o desconforto surgir. Além disso, só de pensar em passar o fio dental você já sente calafrios. Para aliviar esse problema, existem alguns hábitos que podem ser colocados em prática.

O que é?

A sensibilidade nos dentes ocorre quando a dentina (tecido abaixo do esmalte dentário) ou as raízes ficam expostas e em contato direto com a cavidade bucal. As principais causas do problema envolvem a retração da gengiva e o desgaste do esmalte.

Estrutura do dente
Estrutura do dente

Quando a causa é a retração da gengiva, o motivo pode estar na escovação. Aplicar muita força ao escovar os dentes pode acabar deixando a raiz exposta. Além disso, exagerar na escovação provoca o desgaste do esmalte, o que também leva à sensibilidade dental. A corrosão na camada protetora também pode ter relação com o bruxismo e o consumo excessivo de comidas e bebidas ácidas.

Como evitar?

Gel Dental Sensitive Plus - Dentes sensíveis? Saiba como evitar

A sensibilidade nos dentes pode causar muito desconforto e irritação, além de nos privar de alguns alimentos habitualmente consumidos. Por isso, procurar ajuda para solucionar o problema é muito importante para ter uma rotina mais tranquila e sem incômodos.

O primeiro passo para o alívio é procurar um especialista. Ele vai saber indicar a causa, e determinar o tratamento mais recomendado. O dentista irá averiguar se sua rotina diária de higiene bucal está adequada e também poderá te ajudar com uma técnica de escovação apropriada para dentes sensíveis.

Para evitar o problema, é importante você tomar cuidado com alimentos ácidos, como tomate, limão, laranja e vinagre. Além de bebidas que podem desgastar o esmalte, tais como refrigerantes e cervejas. Aqui a dica é consumir com moderação e não escovar os dentes imediatamente após comer ou beber esses alimentos. Os ácidos podem reagir com o creme dental e agravar a corrosão.

Se o objetivo é amenizar as dores, você deve tomar alguns cuidados. Existem produtos voltados para quem sofre com esse problema. Entre eles, cremes dentais que ajudam a bloquear os túbulos da dentina expostos e escovas ultra macias, que visam limpar suavemente sem empurrar a gengiva, nem desgastar o esmalte. Outra dica, é utilizar escovas de dentes macias e fazer bochechos com flúor também auxilia na diminuição das dores.

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário! Vamos te responder.

Agora que já sabe como cuidar da sensibilidade, que tal conhecer 7 sinais de que você precisa usar aparelho?

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.