Blog Dentalclean
Doenças bucais que desencadeiam outras doenças

Doenças bucais que desencadeiam outras doenças

5/5 - (1 vote)

Entenda como os cuidados com a saúde bucal podem afetar a saúde geral

A saúde começa pela boca. Quem nunca ouviu essa frase? Trata-se de uma afirmação, de fato, verdadeira. Os problemas bucais podem se estender a outras partes do organismo, tornando-se ainda mais graves, já que a boca interage com diversas estruturas do corpo. Por isso, é essencial atentar-se aos cuidados com a saúde oral. Visitas frequentes ao dentista e hábitos de higiene corretos são capazes de prevenir doenças que vão para além da boca. Veja algumas delas.

Doenças cardíacas

Gel Dental Regenerador Diário - Doenças bucais que desencadeiam outras doençasA relação entre a boca e o coração é estreita, mas muitas pessoas desconhecem. As bactérias existentes na boca, em casos extremos, atingem os tecidos cardíacos. Quando há a ocorrência de doenças bucais como a cárie e a periodontite, os microrganismos podem ser levados, pela corrente sanguínea, até o coração. Para as cáries, a Dentalclean possui em sua linha de produtos o gel dental Regenerador Diário, que regride a cárie em estágio inicial.

Assim, as bactérias se alojam nas paredes e válvulas internas do órgão, causando, por exemplo, uma doença chamada endocardite bacteriana. No geral, o sistema imunológico é capaz de eliminar os agentes causadores da doença, mas, para pessoas que já têm histórico de doenças cardíacas, os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados.

Outros problemas cardiovasculares, como a aterosclerose – que é o entupimento das artérias – e acidente vascular cerebral (AVC) podem ser ocasionados pelas inflamações causadas por bactérias bucais.

Câncer bucal

O câncer bucal pode atingir diferentes partes da boca, como lábios, mucosas e gengiva. O surgimento de tumores malignos na cavidade oral ocorre, principalmente, associado ao hábito de fumar. Porém, de acordo com alguns estudos, pessoas que já tiveram quadros de doenças periodontais têm mais chance de desenvolver câncer bucal, independente de outros fatores de risco associados.

É importante sempre estar atento a anormalidades que surgem nas mucosas da boca, como feridas que demoram para cicatrizar, pequenas úlceras, que se parecem com aftas, manchas avermelhadas ou brancas e lesões nos lábios, língua e gengiva. O seu dentista poderá avaliar a situação e dar as orientações necessárias.

Pneumonia e artrite reumática

Como a boca se relaciona com vários órgãos, através da corrente sanguínea, as bactérias orais tendem a se espalhar por todo o corpo. Nesses casos, pulmões e articulações, inclusive, chegam a ser afetados. Isso pode acarretar doenças infecciosas, como a pneumonia bacteriana e a artrite séptica – que é a inflamação no líquido e tecidos das articulações. Como esses não são os lugares habituais dessas bactérias, o tratamento nestas áreas pode ser mais difícil, pois estes microrganismos não encontram resistência natural e se propagam com mais facilidade.

Parto prematuro

Apesar de não ser uma doença, o parto prematuro pode ser uma consequência de problemas originados na boca. Durante a gestação, os níveis hormonais elevados deixam as grávidas mais suscetíveis à doença periodontal. As bactérias bucais causadoras da periodontite se proliferam pela corrente sanguínea e, quando chegam até o tecido uterino, estimulam contrações, dando início ao trabalho de parto antecipadamente.

Os bebês prematuros (nascidos antes das 37 semanas de gestação) ficam propensos apresentarem baixo peso ao nascer. Então, mulheres gestantes devem ter uma atenção especial à higienização bucal e realizar um acompanhamento pré-natal também com o dentista.

Todos estes problemas podem ser evitados com bons hábitos de higiene oral. E você, sabia que as doenças bucais poderiam desencadear todas estas outras disfunções? Conta para a gente aqui nos comentários.

Leia mais: 10 doenças que se manifestam pela boca

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.