Blog Dentalclean
Tártaro como evitar

Como evitar o aparecimento do tártaro

5 (100%) 1 vote

A boca está suscetível a vários problemas, e esses podem desencadear doenças sérias e até mortais. Entre os problemas bucais mais frequentes, está o tártaro – provavelmente você já notou aquela região amarelada e rígida que não faz parte do seu dente. Ele nada mais é do que a placa bacteriana que não foi retirada e se calcificou.

O tártaro aparece principalmente entre a região de encontro do dente e da gengiva e ocorre pela falta de uma higiene correta. Quando a placa não é eliminada por meio da escovação, ela vai formando camadas sob os dentes e com o tempo torna-se o tártaro. Mas é preciso cuidado, já que essa camada amarela pode causar a gengivite e a periodontite, doenças que ocasionam a perda da inserção gengival e do osso alveolar, além da retração da gengiva e a mobilidade do dente.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir o tártaro é mantendo uma rotina de higiene bucal para evitar a formação da placa bacteriana. Para te ajudar, listamos 5 cuidados que vão fazer o tártaro passar longe da sua boca.

1. Escove (todos) os dentes

Na correria do dia a dia é normal nos apressarmos na hora de realizar a higiene bucal. Uma escovação rápida parece ser suficiente para eliminar o mau hálito e os resíduos de alimentos. No entanto, é preciso mais dedicação nesse momento. Escove com cuidado e atenção de forma a limpar todos os dentes. Na região em que você percebeu ser mais propensa para o tártaro, coloque mais intensidade na escovação.

2. Passe fio dental

A placa se instala nos locais em que ficam resíduos de alimentos, principalmente naqueles nos quais a escova não alcança. Por isso é tão importante o uso do fio dental, já que ele chega em todos os cantos e elimina a placa entre os dentes. Procure fazer o uso do fio dental um hábito e usá-lo sempre antes da escova.

3. Use Enxaguante bucal

O enxaguante bucal também é um aliado na hora da higiene. Ele atinge as áreas mais difíceis de serem limpas pela escova ou mesmo pelo fio dental. Além disso, o enxaguante provoca a sensação de hálito fresco e boca limpa.

4. Vá ao dentista regularmente

Se o tártaro já se instalou, apenas o odontologista é capaz de removê-lo. O processo de raspagem é realizado no consultório e é indolor. Para evitar o acúmulo excessivo do tártaro, a visita ao dentista com regularidade é fundamental, mas não dispensa o cuidado diário.

5. Evite consumir muito açúcar

A placa bacteriana usa como fonte de energia o açúcar dos resíduos de alimentos que ficam na boca. Contudo, não são apenas os doces que contêm açúcar, mas também os carboidratos, como pães e doces. Por isso, unir o controle no consumo desses alimentos à higiene bucal diária vai te deixar menos suscetível ao tártaro.

Você já teve tártaro? O que você faz para evitá-lo? Deixe um comentário.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.