Blog Dentalclean
aparelho dental

Aparelho Dental – Cuidados especiais para quem usa

5/5 - (2 votes)

Se você usa aparelho dental, sabe que ele exige cuidados especiais para não prejudicar os seus dentes e para que os resultados não sejam ainda mais demorados. A higiene – em especial – requer dedicação, já que o aparelho tende a acumular resíduos de alimentos, o que pode propiciar o aparecimento de placa. Mas você sabe exatamente o que deve fazer para cuidar corretamente do seu aparelho? Pensando nisso, separamos dicas essenciais para quem tem o sorriso metálico.

Passe fio dental

Como o aparelho fica sobre os dentes, é difícil para a escova alcançar todos os espaços. Por isso, o fio dental é um aliado e tanto na hora da higienização bucal. No entanto, quando se usa aparelho é um desafio fazer o fio entrar por baixo do “ferrinho”. Para te ajudar nessa missão, o passa fio é um item indispensável. Ele é uma espécie de agulha de plástico que te auxilia nessa tarefa.

Use enxaguante bucal

O enxaguante pode alcançar espaços difíceis até para o fio dental. Além disso, ele melhora o hálito bucal e elimina a placa, prevenindo o surgimento do tártaro. Vale lembrar que o enxaguante deve ser usado apenas como um complemento da escovação, já que ele não substitui a higienização com a escova.

Utilize escova interdental

Esse é outro item interessante para auxiliar na higiene do aparelho. A escova tem formato de cone que passa entre os braquetes, limpando todo o resíduo que por ventura esteja preso neles. Contudo, a escova interdental também não dispensa o uso da escova normal e do fio dental.

Não consuma alimentos duros

Alimentos duros e que exigem muita força na mordida devem ser evitados durante o uso do aparelho. Especialmente se você visitou o dentista recentemente para a manutenção do aparelho e os dentes estão doloridos ou sensíveis. Outro problema é que os alimentos resistentes podem quebrar um braquete ou entortar o fio. Fizemos um post no blog sobre os alimentos mais indicados para quem usa aparelho, confira!

Os hábitos de quem usa aparelho dental

Você é do time que tem o hábito de roer unhas? Se sim, é melhor se livrar desse costume. Isso porque você também corre o risco de estragar os braquetes e entortar o fio. Outros hábitos como morder a ponta de canetas ou lápis também devem ser esquecidos. Se um braquete entortar você terá que ir imediatamente ao dentista para trocar a pecinha, o que pode atrasar um pouquinho seu tratamento. E tudo que você quer é tirar logo o aparelho, não é mesmo?!

Você que usa aparelho, tem feito tudo certinho? Deixe um comentário.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.