Blog Dentalclean
saúde bucal da criança

Volta às aulas: cuide da saúde bucal da criança dentro e fora de casa

5 (100%) 1 vote

O início do ano marca a volta às aulas. Para os pais, fica a responsabilidade de arrumar o material escolar, a lancheira da criança e tudo que ela vai precisar durante o tempo que passa na escola. Na mochila, o kit de higiene bucal também se faz necessário, já que na escola a criança irá se alimentar e após a refeição precisa escovar os dentes.

Entre os pequenos, é fundamental que o incentivo para a higiene após o lanche venha também da escola, com a reserva de um tempo para que elas escovem os dentes – sempre com a supervisão de um professor. Mas isso não exime a responsabilidade dos pais no processo de educação da saúde bucal. Se você tem filho pequeno, veja dicas para cuidar da saúde bucal dele dentro e fora de casa:

Escova certa

O acessório é essencial para a higiene bucal da criança. Sempre com cerdas macias, a escova varia o tamanho da cabeça, de acordo com a idade a que se destina o produto. Por isso, o ideal é utilizar uma escova específica para a faixa etária da criança. Não esqueça de trocar a escova mensalmente ou quando estiver desgastada. Isso vai garantir uma limpeza mais eficiente e evitar que ele machuque a gengiva.

Fio dental

Geralmente os kits de higiene bucal vêm com o fio dental. Apesar disso, muitos pais retiram ele antes de colocar a escova e a pasta na mochila da criança, alegando que o pequeno não saberá usá-lo da forma correta. De fato, é verdade. Uma criança de três anos, por exemplo, não tem coordenação suficiente para passar o fio dental sozinha, contudo, o estímulo dos pais e da escola é fundamental para ensinar a criança sobre a necessidade do fio dental. Se ela aprender desde cedo como funciona e a importância de usá-lo, quando tiver por volta de seis anos já vai conseguir utilizar da forma correta.

Creme dental

A pasta é sempre uma dúvida dos pais: qual a quantidade? qual pasta é melhor? Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria, o ideal é que a criança utilize o creme dental em uma quantidade que corresponde a um grão de arroz. Quanto à melhor pasta, a indicação é que um produto com flúor seja utilizado na criança desde o primeiro dente. A princípio existia um receio de que essa substância pudesse causar fluorose (quando os dentes permanentes ficam com manchas brancas), mas hoje sabe-se que o problema é causado pela ingestão de flúor em excesso, sem a supervisão dos pais. Contudo, o elemento é essencial para a prevenção da cárie, tão comum nas crianças.

Alimentação

Aos 6 meses a criança começa a ingerir alimentos pastosos e sólidos, fase que coincide com o nascimento dos primeiros dentes. Por isso, a oferta de verduras, frutas e legumes nesse momento está diretamente relacionado ao crescimento saudável da criança de uma forma geral, inclusive para o desenvolvimento de dentes mais fortes.

O papel dos pais também é importante nesse processo, já que são eles que definem a alimentação diária do filho dentro e fora de casa. Nas refeições em casa e na lancheira dê preferência para frutas, legumes, verduras, sucos e sanduíches que carregam um valor nutricional. Bolachas, doces, salgadinhos e refrigerantes não agregam nada à alimentação do pequeno. Além disso, a quantidade de açúcar presente nesses produtos prejudica a saúde bucal e contribui para o aparecimento da temida cárie.

Você tem filhos ou trabalha com crianças? Conte como você incentiva a saúde bucal deles!

Leia também: Bruxismo na infância: por que acontece?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.