Blog Dentalclean
Destaque - De pai para filho - saúde bucal da infância à vida adulta

De pai para filho: saúde bucal da infância à vida adulta

4.5/5 - (2 votes)

Veja como ensinar bons hábitos de higiene bucal e saiba a importância dos cuidados em cada fase da vida

A relação entre pai e filho é cultivada ao longo dos anos. Os valores que os pais transmitem desde a infância definem hábitos que os filhos levam para a vida adulta. Com a higiene bucal, não é diferente. Durante as várias fases da vida, os cuidados com a saúde bucal mudam, mas nunca deixam de ser fundamentais. Confira o que mais requer atenção em cada uma destas fases!

Infância

A higiene bucal deve fazer parte da rotina das crianças desde o nascimento. Nos bebês, mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos, é preciso fazer a higienização diariamente. A gengiva e a língua podem acumular placa bacteriana ainda que os bebês não comam alimentos sólidos. Então, a limpeza ajuda a manter a boca livre de bactérias. Para fazê-la, os pais podem utilizar uma gaze ou pano limpo, passando por toda a gengiva e pela língua, para retirar resíduos de leite dos dentes do bebê.

Gel Dental Batman DentalcleanCom a erupção dos dentes, que, geralmente, acontece a partir dos seis meses, os hábitos de higienização mudam um pouco. Quando o primeiro molar desponta, a escovação já pode ser feita, utilizando, de preferência, escovas de silicone, que possuem textura mais macia e, além de limpar os dentinhos, massageiam a gengiva, aliviando o incômodo do nascimento de novos dentes. O creme ou gel dental também já pode ser usado, mas é preciso atenção em relação à quantidade de flúor.

A Dentalclean tem em sua linha de produtos opções com e sem flúor. Para saber qual o mais indicado para o seu filho, converse com o dentista.

Após completar a dentição, a próxima fase é a troca dos dentes. Em torno dos seis anos, os dentes de leite, chamados de dentes decíduos, usados no desenvolvimento da mastigação, começam a ser trocados pelos dentes permanentes. Os dentes da frente, superiores e inferiores, são os primeiros. O processo de reabsorção das raízes dos dentes de leite é que fazem com que eles caiam naturalmente. Dos nove aos doze anos, tem início um segundo momento da troca, é a vez dos dentes de trás (caninos e molares). Assim, aos poucos, os dentes vão sendo substituídos.

A ansiedade gerada por esta transição, tanto para as crianças quanto para os pais, precisa ser controlada para que toda a família passe por esse momento sem estresse. Saiba aqui o que fazer, se é necessário esperar cair ou se o indicado é arrancar. É importante ressaltar que a higienização é fundamental em cada uma das fases da infância, sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir, aliada também à alimentação saudável, sem o consumo exagerado de açúcar. Além das consultas periódicas com o dentista, que também são essenciais.

Para incentivar e ensinar as crianças a escovarem os dentes, veja como funciona o Método ABCDzinho!

Adolescência

A partir dos onze anos de idade, inicia-se a pré-adolescência. Em seguida, vem a adolescência, que, biologicamente, vai até os 18 anos. Nestes períodos do desenvolvimento, inúmeras mudanças acontecem no corpo, devido às intensas alterações hormonais, que também têm efeito na saúde bucal.

À essa altura, os cuidados com a higiene oral já são delegados inteiramente aos filhos. Porém, frequentemente, é nessa fase, em que tudo é muito urgente para eles, que os adolescentes menos se preocupam com cuidados pessoais e higienização bucal. E a interferência dos pais passa a ser incômoda, gerando conflitos e tensões. Mas é necessário intervir, sempre que necessário. Isso é absolutamente normal, portanto, os pais devem estar preparados para lidar da melhor forma com a situação.

Além das consequências trazidas pela higiene oral inadequada, como a cárie, doença periodontal e o mau hálito, é comum que os adolescentes apresentem outros problemas. A fluorose, ocasionada pelo alto consumo de flúor no período de formação dos dentes; erosão dentária, devido ao consumo em excesso de refrigerantes, por exemplo, entre outras condições.

É também na adolescência que o tratamento ortodôntico, normalmente, é feito. Por isso, é imprescindível levar o adolescente ao dentista, para que seja feita uma avaliação. Este é o procedimento indicado para fazer a correção e o alinhamento dos dentes com má oclusão, que é o modo como eles se encaixam na boca. O encaixe ruim pode ser causado por vários fatores, como a falta de espaço na boca, hábitos ruins e extração de dentes de leite antes da época correta.

Para adolescentes que usam aparelho ortodôntico, a higienização precisa ser ainda mais cuidadosa, apesar de dar um pouco mais de trabalho. Cuidados com a alimentação também precisam ser tomados. Confira aqui quais os alimentos indicados para quem usa aparelho ortodôntico.

Por fim, outra condição que pode afetar a saúde bucal nesta fase é a erupção do dente do siso. Nem todas as pessoas têm os quatro dentes do siso, algumas não apresentam nenhum na arcada. No entanto, na maioria das vezes, eles irrompem a partir dos 17 anos, trazendo complicações diversas. Pode não haver espaço, fazendo com que o dente do siso empurre os demais ou nasça em uma posição errada. Essa situação acarreta dor, dificuldades de abrir ou fechar a boca, pressão e até inflamações na gengiva ao redor do dente. Nesses casos, é necessário o tratamento odontológico.

Vida adulta

O ciclo que tem início na infância termina na manutenção da saúde oral na vida adulta. Hábitos prejudiciais, como o tabagismo e o consumo de álcool, têm influência direta na boca e são os principais a serem evitados, pois podem desencadear diversas doenças, entre elas o câncer bucal e a periodontite.

A higienização bucal na fase adulta, então, precisa ser eficiente e completa, incluindo escovação, uso do fio dental e antisséptico bucal e a limpeza da língua. Para ajudar você em cada uma destas etapas, preparamos um e-book sobre o Método ABCD.

Os pais são os adultos que sempre serão espelho para os filhos. Os principais responsáveis por construir os boas práticas de higiene bucal nas crianças são os pais. Agora você já sabe como ensiná-los a cuidar da saúde bucal em cada fase da vida. Então, conta para a gente nos comentários: em qual fase o seu filho está?

Leia mais: Bebês podem ter cárie?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.