Blog Dentalclean
Dente de leite

Dentes de leite: esperar cair ou arrancar?

3 (60%) 8 votes

As crianças crescem rápido demais. Quando percebemos já estão falando, logo começam a caminhar e, ao piscar dos olhos, está na hora de trocar os dentinhos. E cada novidade gera muita expectativa e dúvidas nos pais. A substituição dos dentes de leite, por exemplo, pode fazer com que você se pergunte sobre a demora no nascimento do permanente, a dificuldade para o dente de leite cair ou mesmo qual é a hora certa de procurar um especialista. Bom, vamos tentar te ajudar.

Posso arrancar o dente de leite?

Escova Dental Batman Premium - Dentes de leite: esperar cair ou arrancar?A partir do momento em que o dente começa a amolecer, é comum a criança ficar ansiosa e querer puxar o dentinho. Mas isso não é indicado. Os pais devem manter a calma e esperar que a raiz se desprenda, o que faz o dente cair naturalmente. Também é importante explicar para a criança que tentar remover o dente antes da hora pode machucar e atrapalhar o nascimento do permanente.

Em algumas situações, o dente fica solto, mas não chega a cair. Nesse caso, os pais ou mesmo a criança pode dar uma ajudinha e retirar o dente. Quando o dente cai ou é extraído em casa, quase não ocorre sangramento. Caso saia um pouco de sangue, basta segurar um algodão sobre a região. Depois disso, não peça para a criança fazer bochechos com água ou comer algo, é melhor aguardar pelo menos 30 minutos para ingerir uma bebida ou um alimento.

Quanto tempo demora para o permanente nascer?

Geralmente, os primeiros dentes de leite caem entre os 5 e 6 anos de idade. Os meninos demoram mais para chegar nessa fase, comparado às meninas, que costumam alcançar o processo um pouco antes deles.

Após a queda do dente de leite, o permanente demora algumas semanas para apontar. Mas é preciso paciência, já que o crescimento completo leva um tempo maior: entre 6 e 8 meses.

Caso o dente permanente não apareça em 3 meses, é indicado procurar por um especialista. O problema pode ter diversas causas e só odontologista saberá identificar o que está acontecendo e definir o melhor tratamento.

Tenho que levar ao dentista?

Além da demora para o nascimento do dente permanente, outras situações pedem uma consulta com o especialista. Demora excessiva para o dente de leite cair, alterações na arcada dentária, queixas de dor e sobreposição do dente definitivo também são exemplos de problemas que podem surgir nessa fase. Caso identifique algum desses problemas ou qualquer outra anormalidade, procure um profissional.

Contudo, se o dente de leite amoleceu, caiu e logo o permanente apareceu, não há necessidade de procurar um especialista, já que o processo é natural da criança. No entanto, a consulta periódica ao dentista deve continuar. Ele irá auxiliar na higiene correta dos dentes de leite ou permanentes, além de indicar os melhores produtos para sempre manter a saúde bucal do seu banguelinha.

Conte pra nós: Como seu filho está lidando com a troca dos dentinhos?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.