Blog Dentalclean
Destaque - Higiene bucal do bebê durante o aleitamento materno

Higiene bucal do bebê durante o aleitamento materno

5 (100%) 13 votes

Veja as recomendações da odontopediatra Mônica Ferreira para manter a saúde bucal do bebê na fase de aleitamento materno

O período de aleitamento materno é muito especial, tanto para o mãe quanto para o bebê. O vínculo criado entre mãe e filho durante a gestação se intensifica ainda mais com a amamentação. Os benefícios do leite materno são inúmeros e o ato de amamentar tem relação também com a saúde bucal da criança.

“Este movimento que o bebê faz de sucção do leite é importante para o desenvolvimento da arcada da criança, permitindo que os dentes se encaixem na forma adequada. E estimula também o desenvolvimento da musculatura da boca e da face, influenciando na fala e respiração”, esclarece a odontopediatra Mônica Ferreira.

Segundo a dentista, mesmo não havendo nenhum dente na arcada dentária do bebê, é de extrema importância a higienização bucal, pois nos cuidados devem começar logo nos primeiros dias de vida do bebê. “Com isso, a criança se habitua à rotina de higiene oral e quando crescer estará acostumada com a limpeza”, explica a dentista. Saiba como fazer a higienização da boca do bebê de forma correta durante o aleitamento materno, seguindo as orientações da odontopediatra.

Como fazer

Bebês com dente e sem dentes precisam de cuidados um pouco diferentes de higiene oral, mas eles são imprescindíveis. Antes dos dentes de leite irrompem na gengiva, a limpeza pode ser feita utilizando uma gaze ou pano limpo umedecido com água ou soro fisiológico. Envolva o dedo indicador com a gaze ou pano e passe por toda a gengiva, língua e bochechas da criança.

Deve haver uma atenção especial com a língua, pois é onde mais se acumulam os restos de leite, formando uma placa branca. Após a erupção dentária, os hábitos de higiene passam a incluir a escovação, utilizando a escova dental e sempre optando por cerdas macias e extra macias.

O que usar

De acordo com a odontopediatra, deve existir uma junção da perseverança dos pais, informação adequada e produtos apropriados para obter resultados satisfatórios em relação à higiene bucal das crianças.

Com o nascimento dos primeiros dentes, que é comum acontecer após os seis meses de idade, escovas infantis específicas já podem ser utilizadas. As escovas massageadoras de silicone são as mais indicadas para crianças de 0 a 2 anos. Além de auxiliarem na limpeza bucal, ajudam também a aliviar o incômodo causado pelo nascimento dos primeiros dentinhos.

Escova Dental BabyCare - Higiene bucal do bebê durante o aleitamento materno

Em relação ao uso de gel dental na escovação, é necessário consultar o odontopediatria. “A primeira visita deve acontecer no primeiro ano de vida, mais precisamente quando surgirem os primeiros dentinhos. O dentista, além de verificar a saúde bucal de seu filho, irá passar as instruções corretas sobre prevenção,  higienização, cronologia dentária e quais produtos utilizar”, ressalta a Dra. Mônica.

Quando os primeiros dentes nascem, o uso do gel já deve ser feito. Porém, o profissional é quem será capaz de avaliar se o gel deve ser com ou sem flúor. A dentista lembra que é comum encontrar versões sem flúor. No entanto, destaca que a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda o uso de uma quantidade bem pequena de creme dental com flúor, o que corresponde a um grão de arroz cru. Isso porque, caso a criança consuma flúor em excesso no período de formação dos dentes, poderá desenvolver a fluorose dental – pequenas manchas esbranquiçadas no dente.

É normal que os bebês durmam logo após as mamadas. Entretanto, esse hábito deve ser evitado. O ideal é que sempre antes de dormir, os dentes sejam limpos. Isso evita problemas como a cárie, por exemplo. Vale ressaltar que o leite materno pode não ter potencial cariogênico, mas se o bebê já se alimenta de outras coisas, estas sim poderão levar ao surgimento das cáries.

Uma boa higienização, feita desde os primeiros dias de vida, influenciará diretamente na saúde bucal do seu filho. A alimentação também deve ser equilibrada, evitando o consumo de açúcar até os dois anos de idade. Essas práticas, aliadas às consultas frequentes com o dentista, podem fazer com que a fase de aleitamento materno seja ainda mais prazerosa e saudável.

Agora, conta para a gente aqui nos comentários: os primeiros dentes do seu pequeno já nasceram? Como você faz a higiene bucal dele na sua casa?

Leia mais: De pai para filho: saúde bucal da infância à vida adulta

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.