Blog Dentalclean
odontologia esportiva

Odontologia esportiva: a importância da saúde bucal dos atletas

5 (100%) 1 vote

O atleta precisa seguir uma rotina que inclui treinos, hábitos saudáveis de alimentação, consultas periódicas ao médico e também ao dentista. Como a saúde do corpo dele é fundamental para que atinja os melhores resultados, a assistência deve ser integral. É nesse momento que entra a odontologia do esporte. Apesar de pouco conhecida, ela é fundamental para prevenir doenças e aumentar o rendimento nos treinos e nas competições.

Complicações

Inúmeros problemas podem interferir na saúde bucal do atleta, comprometendo seu desempenho e o sucesso em competições importantes. Um atleta de alto rendimento que sofre com a falta de um dente pode ter dificuldade na mastigação e prejudicar a absorção de nutrientes e a produção de energia, afetando diretamente no comportamento muscular. Além disso, a respiração tende a ficar prejudicada, o que pode dificultar atividades de alta intensidade, resultando em um rendimento inferior ao seu potencial.

Outros problemas que podem atingir os atletas estão relacionados à consequências na ATM, principalmente nos esportes de contato, como lutas marciais, basquete e futebol. Contudo, para evitar essas complicações, há formas de se proteger.

O Protetor Bucal

Um dos acessórios utilizados pelos atletas é o protetor bucal. Ele é essencial para evitar ou minimizar as consequências de impactos durante a atividade. Quando feito por um cirurgião-dentista de forma personalizada, o protetor melhora a absorção de impacto e auxilia na respiração. Nas modalidades que exigem um maior contato entre competidores, o protetor bucal é imprescindível.

Atuação do profissional

O principal objetivo da odontologia do esporte é a prevenção de complicações bucais que possam interferir no desempenho do atleta. Pensando nisso, o especialista realiza um acompanhamento durante os treinos e nas competições. Ele atua também no tratamento de acidentes orofaciais e em problemas respiratórios. Há ainda um cuidado com os medicamentos prescritos, para que esses não se tornem um problema no momento do exame antidoping.

Em suma, a saúde bucal do atleta deve receber tanta atenção quanto o cuidado da musculatura e de outras regiões que são diretamente ligadas ao rendimento. Isso porque a prevenção e os tratamentos de complicações bucais também são importantes para o desempenho do atleta, uma vez que qualquer lesão pode comprometer seu êxito em campeonatos importantes.  

Profissional, você já pensou em se especializar em odontologia do esporte? Conte aqui!

Veja também: Bruxismo na infância: por que acontece?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.