Blog Dentalclean
Criança primeira consulta com o dentista

Como preparar seu filho para a primeira consulta com o dentista

3.5/5 - (2 votes)

A primeira consulta com o odontologista pode ser um experiência complicada para a criança. Isso porque é comum os pequenos serem um tanto quanto relutantes na hora da escovação ou qualquer outro procedimento que obrigue ele ficar parado. A situação fica ainda pior quando você adia a visita, deixando para levá-lo à consulta apenas quando surge um problema.

Leve a criança desde pequena

O ideal é levar seu filho no dentista desde muito pequeno. Quando surgir o primeiro dentinho, você deve procurar um especialista para te orientar na higiene bucal do pequeno. Assim, ele irá se acostumar com as consultas periódicas e criar proximidade e confiança com o odontologista.

Incentive seu filho a cuidar da saúde bucal

Enxaguante Bucal Antisséptico Infantil - Como preparar seu filho para a primeira consulta com o dentistaÉ importante sempre estimular a criança a fazer da higiene bucal uma rotina diária e necessária. Além do incentivo dentro de casa, você pode adquirir kits de escovação infantil para o pequeno levar à escola. Com o personagem favorito, ele vai se animar na hora de escovar os dentes.

Encontre profissionais especializados

Os consultórios de odontopediatria são preparados para receber crianças com objetos lúdicos, de forma que o paciente fica à vontade com o ambiente. Além disso, esses profissionais sabem lidar com crianças, respeitando o comportamento e utilizando técnicas de psicologia infantil para driblar o medo e a ansiedade.

Faça com que a criança te acompanhe

Sempre que possível leve o pequeno na sua consulta com o dentista e seja o exemplo. Dessa forma, ele vai perceber que é algo normal e todo mundo (até seus pais!) devem passar pelo odontologista. Mas lembre-se de não demonstrar medo perto do seu filho, mesmo que você não goste da visita ao dentista. A criança pode perceber que você teme a consulta e ficar apreensiva.

Nunca coloque medo

Não fique ameaçando a criança nos momentos em que ela se mostra desobediente. Nada de dizer que o dentista vai arrancar o dente se ela não permitir escová-lo. Isso pode despertar um medo ainda maior e, quando for necessário uma consulta, a criança pode ficar bem resistente em aceitar a visita. Haja com naturalidade e explique que o profissional irá cuidar da saúde dela assim como o pediatra.

E você, como tem preparado seu filho para a primeira consulta com o dentista? Conte-nos o que está fazendo para deixá-lo tranquilo.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.