Blog Dentalclean
Problemas com mau hálito

Problemas com mau hálito? Veja como resolver

5 (100%) 1 vote

Todo mundo já teve ou terá mau hálito, mesmo que em um momento isolado. Fato é que ninguém está livre do problema. No entanto, a pessoa que está com o hálito desagradável dificilmente sente o odor. Quem convive com o indivíduo é que percebe e ainda fica responsável de avisá-lo.

A boa notícia é que no geral a halitose é facilmente evitada e depende apenas de uma rotina de higienização. Conheça mais sobre o assunto a seguir:

Causas

A maioria dos casos com halitose é originado no ambiente bucal, principalmente na língua. Partículas de alimentos podem se acumular na superfície da língua e com a má higienização, aliadas às bactérias que vivem na boca, causam o mau hálito.

O ressecamento da mucosa bucal também pode ser associado ao problema. Nesses casos, a origem pode envolver pessoas que respiram muito pela boca ou que consomem pouca água, já que o líquido evita que a saliva fique espessa demais e se acumule sobre a língua.  

Também é comum as pessoas atribuírem a causa do mau hálito a disfunções estomacais, o que pode ser equivocado. O estômago possui válvulas que se abrem para o alimento passar e se fecham na sequência. O odor pode vir do estômago apenas na eructação gástrica, o chamado arroto, e no refluxo, quando há deficiência na válvula que separa o estômago do esôfago.

Outras causas estão associadas ao diabetes, doenças pulmonares, renais e gastrointestinais, contudo, são bem menos frequentes.

Como evitar

Medidas simples podem acabar com o mau hálito. Entre elas, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental e raspador de língua. Uma limpeza profissional também é importante, visto que o tártaro e a placa podem se acumular em locais que dificultam a remoção.

Beber bastante água também é essencial para evitar a halitose. O líquido mantém as mucosas hidratadas e auxilia na produção de saliva. Sem ela, a boca fica seca, o que favorece o problema.

Como saber

Quem sofre com o mau hálito raramente percebe. Além disso, o constrangimento causado pelo problema impede que as pessoas falem abertamente sobre o assunto. No entanto, se você desconfiar que pode estar com mau hálito, é interessante perguntar para as pessoas de convívio mais próximo.

Se realmente detectar o transtorno, procure um dentista. No consultório, o profissional irá avaliar outros possíveis sintomas, assim como dar o diagnóstico correto e seguir com o tratamento mais recomendado.

Tem mais dúvidas sobre este assunto? Deixe uma pergunta nos comentários! Podemos te ajudar.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.