Blog Dentalclean
mitos e verdades da saúde bucal

8 Mitos e verdades da saúde bucal

5/5 - (1 vote)

Você com certeza já ouviu falar que deve usar fio dental antes da escovação ou que após o uso do aparelho ortodôntico os dentes podem voltar a entortar. Mas será que tudo é verdade? Existem muitos mitos que envolvem a saúde bucal e, por falta de informação, algumas pessoas os tomam como verdade. Para te ajudar a entender melhor essas e outras questões, separamos oito mitos e verdades sobre a saúde da sua boca.

1. Café escurece os dentes

Gel Dental Whitening Max - 8 Mitos e verdades da saúde bucalVerdade! A cor dos dentes tem origem em uma camada interna, chamada de dentina. Em cima dela, vem o esmalte, camada mais externa e protetora do dente. Contudo, devido a ação dos alimentos ácidos ou da placa bacteriana, ele tende a se desgastar, deixando a dentina exposta e vulnerável aos corantes que contêm no café. Outros alimentos também podem contribuir para o escurecimento dos dentes, para saber mais sobre eles, confira a lista amarela aqui.

2. Devo esperar 30 minutos para escovar os dentes após a refeição

Verdade! O ideal é esperar de 20 a 30 minutos após a refeição para escovar os dentes, principalmente se você consumiu alimentos ácidos. O refrigerante, a batata frita e os sucos cítricos fazem com que o esmalte dos dentes perca cálcio. Os dentes ficam menos rígidos e esfregar a escova pode deixar tudo pior. Se você aguardar um tempo para realizar a higiene, o mineral que se desprendeu do esmalte, volta para a região e assim não prejudica a proteção do seu sorriso.

3. Tenho que usar o fio dental em todas as escovações

Mito! Na verdade se você usar o fio dental uma vez ao dia é o bastante. O ideal é que seja antes de dormir. É nesse momento que sua boca fica mais suscetível à ação das bactérias. Nesse momento, a limpeza com o fio deve ser feita com muito cuidado para eliminar qualquer resto de alimento e placa que possa ter se instalado durante o dia.

4. O dente do siso precisa ser extraído

Mito! É possível conviver com o dente do siso se ele estiver na posição correta e com espaço suficiente para nascer. Porém, com o tempo ele ainda pode causar problemas. Como fica em uma região difícil de alcançar mesmo com a escova, o dente pode acumular sujeira e provocar complicações na gengiva, que tendem a atingir as raízes e os ossos.

5. Clareamento enfraquece os dentes

Mito! O clareamento dental é uma reação química que age na cor dos dentes. O processo não é abrasivo e não interfere na saúde deles. Porém, durante o tratamento, o paciente pode sofrer com a sensibilidade, mas a sensação desagradável é aliviada com o uso de géis anti-sensibilidade e some após o fim do tratamento.

6. Dentes brancos são saudáveis

Mito! Apesar do aspecto branco e saudável dos dentes, ele pode apresentar problemas como cáries e infecções gengivais. A cor não indica necessariamente qual o estado de saúde dos dentes, tanto que o contrário também acontece: os dentes podem ser amarelados ou escuros e ao mesmo tempo ser saudáveis.

7. Os dentes podem entortar após o uso do aparelho

Verdade! Após o tratamento ortodôntico, os dentes têm a tendência de se deslocarem levemente e isso é natural. Para evitar mudanças mais bruscas, o dentista confecciona um aparelho móvel de contenção que deve ser usado diariamente. Mas com o tempo e, dependendo dos hábitos do paciente, os dentes podem voltar a entortar sim.

8. Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes

Mito. O bicarbonato não é capaz de clarear os dentes. A substância é abrasiva e vai apenas polir a superfície dos dentes, mas isso não irá interferir na cor. Aliás, o clareamento correto não causa abrasão.

Já ouviu outro mito sobre a saúde bucal? Comente aqui!

Leia também: 10 doenças que se manifestam pela boca

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.