Blog Dentalclean
Bebês podem ter cárie

Bebês podem ter cárie?

5/5 - (2 votes)

O primeiro dentinho do bebê provoca muitas dúvidas, principalmente relacionadas à higiene e à possíveis complicações. E toda a preocupação tem sentido, já que a criança não está livre dos problemas bucais, muito pelo contrário, deve receber atenção redobrada na higiene, especialmente pelo alto consumo de doces. A cárie, frequente nas crianças, pode sim atingir os dentes de leite do bebê e, se não tratada, é capaz de alcançar os dentes permanentes que ficam logo abaixo do decíduo. Mas com pequenas atitudes é possível prevenir o aparecimento desse problema no bebê.

Como evitar a cárie

Prevenir é sempre a melhor opção, por isso, a rotina de higiene dental não pode ser negligenciada nessa fase, mesmo se o pequeno tiver poucos dentinhos. O recomendado é que a partir do primeiro dente, os pais comecem a utilizar uma dedeira ou gaze umedecida em água oxigenada 10% e diluída em água filtrada para limpá-lo após a alimentação. Quando os molares (dentes maiores que ficam no fundo da boca) despontarem, a escova e a pasta devem entrar em cena.

Na escovação uma dica é fazer com que seja um momento lúdico para a criança, principalmente porque a maioria delas não reagem bem na hora de escovar os dentes. Crie brincadeiras relacionadas à escovação, vale fazer aviãozinho, contar uma história ou deixar ela escovar os seus dentes. Se o pequeno ligar esse momento com diversão, vai ficar mais fácil de realizar a higiene bucal.

Outra forma de prevenir a cárie é o controle de açúcar na dieta do bebê. Entre as práticas comuns, está a adição de açúcar na mamadeira, o que não é recomendado, principalmente à noite, quando o bebê pode dormir sem dar tempo de fazer a higiene. Além disso, muitas crianças têm acesso a doces e outras guloseimas ainda bebê, algo que aumenta a chance do pequeno desenvolver a cárie, já que o açúcar é um combustível para a placa bacteriana.

Devido ao consumo excessivo de açúcar, a criança tende a adquirir uma preferência por alimentos doces, de forma a não aceitar mais outro tipo de alimento. Isso porque o paladar é formado exatamente na infância. Quando ela consome excessivamente açúcar também fica exposta a outros problemas de saúde, como a obesidade, refletindo até na idade adulta.

Como tratar a cárie

Quanto mais cedo for o diagnóstico da cárie, mais simples será tratá-la. Atualmente, já é possível utilizar o laser para remoção e também um produto em gel, o qual amolece a cárie e facilita a retirada da parte infectada. Para a criança, esse é um tratamento de melhor aceitação, já que é menos traumático. De qualquer forma, o tratamento escolhido pelo profissional depende da profundidade do problema e de qual dente foi afetado, bem como do comportamento da criança.

Além desses cuidados, é importante fazer com que a criança tenha um acompanhamento profissional. Com a instrução correta de como realizar a higiene, será mais fácil prevenir a cárie. A visita frequente ao dentista também pode fazer com que o problema seja descoberto no início, possibilitando um tratamento menos invasivo.

Leia também: Dos dentes de leite aos permanentes: tudo sobre os dentes do bebê

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.