Blog Dentalclean
Destaque - Cuidados com a língua

Cuidados com a língua

Avalie esse post!

Aprenda como fazer a higienização adequada e quais os cuidados necessários com o músculo lingual

A língua é uma parte do corpo fundamental para diversas funções, como a fala, deglutição e o paladar. É um órgão muscular revestido por mucosa que faz parte do sistema digestório. Existem cuidados que devem ser tomados, para evitar que qualquer uma destas funcionalidades seja afetada. Veja alguns deles.

Limpeza correta

A limpeza da língua é parte essencial da higienização bucal. É importante ter consciência de que escovar a língua é tão importante quanto escovar os dentes. Várias bactérias se concentram na saburra lingual, a placa de sujeira que fica na língua, podendo causar uma série de outros problemas. O mau hálito é um deles. O odor desagradável proveniente da boca pode ser um indício de que a higienização da língua não está sendo feita de forma adequada.

Adotar o método ABCD na higienização diária é uma excelente alternativa para garantir que a limpeza da língua será eficiente. Para facilitar a higiene lingual, há no mercado um instrumento específico, o limpador de língua. Existem também escovas de dente que possuem na parte de trás uma superfície adequada para fazer a raspagem da saburra.

A limpeza deve ser feita raspando suavemente a língua, começando pelo fundo, até chegar na ponta. O movimento deve ser cuidadoso, porém, sem muita intensidade, devido à sensibilidade das papilas gustativas.

Queimar ou morder a língua

Consumir alimentos ou líquidos em temperaturas muito quentes também pode ser prejudicial à língua. Ao queimar a língua, o incômodo pode ser passageiro, causando um desconforto no início, mas que passa rapidamente. Enxaguar a língua com água fria corrente ameniza a sensação de ardência e pode evitar possíveis complicações. Entretanto, há casos de queimaduras mais sérias, que necessitam de mais atenção para que não evoluam para uma infecção, podendo gerar problemas futuros.

Morder a língua também pode provocar lesões. As mordidas acontecem acidentalmente, ao mastigar ou falar, e há ainda pessoas que têm o hábito de morder a língua inconscientemente. Seja qual for a situação, o ideal é tentar evitar a ocorrência destas lesões, já que as papilas gustativas são extremamente sensíveis. Uma forma de fazer isso é mastigando os alimentos sem pressa, por exemplo. Apesar da regeneração rápida das papilas, há a chance de haver uma perda momentânea do paladar nos locais lesionados.

Piercing

Para quem tem piercing na língua, o cuidado deve ser redobrado. A limpeza deve ser feita diariamente e com muita atenção, principalmente no local onde está o acessório. Caso a higiene não seja devidamente feita, as consequências podem ser várias, causando traumas da mucosa, na própria língua e, inclusive, nos dentes. Além do acúmulo de placa bacteriana, que pode ocasionar infecções e halitose.

As visitas ao dentista devem ser feitas regularmente, para que o profissional possa avaliar o furo e realizar uma limpeza mais efetiva, caso seja necessário. E o hábito de morder o piercing deve ser banido.
Por último, vale ressaltar que o uso de enxaguantes bucais também contribui para uma língua mais saudável e uma higienização mais completa. Os antissépticos deixam a boca e segura de bactérias por mais tempo, deixando o hálito mais agradável e refrescante.

E você? Tem tomado todos estes cuidados com a sua língua? Conta para gente nos comentários.


Leia mais: Como evitar o aparecimento do tártaro

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.