Blog Dentalclean
saúde bucal no carnaval

Saúde Bucal no Carnaval: 4 cuidados importantes

4.8/5 - (5 votes)

Saúde bucal no carnaval pode ser a última coisa que um folião está preocupado, mas em tempos de pandemia é um cuidado muito necessário. Veja nesse conteúdo algumas dicas simples para não colocar em risco sua saúde e se divertir com segurança.

“Com saúde não se brinca”, você com certeza já ouviu essa frase de alguém. E de fato o cuidado com a saúde deve ser levada à sério. Mas isso não significa que não dá para relaxar e aproveitar bons momentos por temer alguma doença, pelo contrário, adotando pequenas atitudes é possível unir saúde e diversão. Se você está pensando em curtir as festas, veja quais cuidados podem ser adotados para proteger sua saúde bucal no carnaval (e aproveite para estender estes hábitos para o resto do ano):

1. Beba água

A saliva é a responsável por proteger seus dentes da ação das bactérias cariogênicas, além de executar uma limpeza nos dentes eliminando os resíduos após o consumo de um alimento. Mas para que o corpo mantenha sua produção normalmente, ele precisa de água. A falta do líquido pode acarretar na boca seca, abrindo caminho para o mau hálito e a cárie.

2. Proteja os lábios

Essa região também está sujeita ao câncer de pele, e mesmo assim raramente aplicamos um filtro solar nela. Por isso, se for para a folia, busque um hidratante que tenha filtro solar. Ele vai te deixar livre das queimaduras e ainda vai evitar o ressecamento dessa área, dando mais conforto para você curtir o feriado.

3. Cuidado com o álcool

Durante o carnaval, as bebidas alcoólicas são parte da festa. Mas o que muita gente não sabe, é que o abuso dessas bebidas pode prejudicar a saúde bucal. Além da capacidade de deixar o indivíduo mais suscetível a desenvolver a cárie, o álcool desidrata e diminui a produção de saliva, essencial para a proteção dos dentes. O ideal é alternar o consumo com goles de água, para evitar o mau hálito e prevenir a desidratação. Assim como as bebidas alcoólicas, o refrigerante também faz mal à saúde bucal, principalmente pelo excesso de açúcar, que se deposita nos dentes e também favorece o surgimento da cárie.

4. Atenção às doenças mais relacionadas a saúde bucal no carnaval

Há doenças que afetam a saúde bucal e podem ser transmitidas pela saliva. Nessa época do ano de Carnaval, os casos delas tendem a se espalhar. Por isso, fique atento aos sintomas e procure um tratamento se perceber alguma mudança. Conheça algumas delas a seguir:

  • Mononucleose ou doença do beijo

A mononucleose infecciosa é conhecida como “doença do beijo”, isso porque o vírus que a provoca é eliminado pela saliva e pode ser transmitido. Por esse motivo, essa é uma doença que tem incidência maior entre jovens dos 15 a 25 anos e ganha destaque na época de Carnaval.

Os sintomas provocam mal-estar, com febre, dores de cabeça e garganta, aumento dos gânglios, ínguas no pescoço e lesões brancas na boca e garganta, assim como as do sapinho. Em complicações mais graves, ela pode causar alterações no fígado e no baço. Infelizmente não há como prevenir a doença, mas a boa notícia é que ela desaparece em uma ou duas semanas. O tratamento visa o combate aos sintomas da doença, e inclui repouso e ingestão de líquidos.

Quer beijar no carnaval sem passar vergonha? Que tal levar para a folia um pequeno spray antisséptico bucal? Cabe no bolso e te salva na hora de beijar na boca! Clique aqui para encontrar onde comprar este produto.

saúde bucal no carnaval

  • Candidíase Oral

A candidíase oral, mais conhecida popularmente por sapinho, atinge mais os bebês por não terem seu sistema imunológico bem formado. No adulto, o problema se instala especialmente naqueles que estão com a imunidade baixa, seja pelo tratamento de uma doença ou pela doença em si.

Como é um fungo, a candidíase oral é transmitida pelo beijo ou contato íntimo sem proteção, mas também pode atingir pessoas que consomem açúcar em excesso. A infecção provoca manchas brancas na língua e na parte interna da boca. Além disso, sintomas como vermelhidão e rachaduras nessa área, bem como dor de garganta e dificuldade para engolir podem aparecer.

  • Sífilis

A doença é caracterizada pela surgimento de feridas nos órgãos genitais do homem e da mulher. Mas a segunda fase da doença também pode provocar lesões na pele e na boca. Nesse momento, a sífilis pode ser transmitida por meio do contato com a saliva, ou seja, pelo beijo. Contudo, a forma mais comum de transmissão ainda é através do contato sexual.

Saúde bucal no carnaval: cuidados em viagens

Se for viajar ou passar o dia inteiro fora, leve com você seu kit de higiene bucal. A Dentalclean tem diversas opções de kit de higiene portátil e personalizados como os kits da linha Romero Britto, Liga da Justiça e Mulher Maravilha. Clique aqui para saber onde comprar esses kits.

Estojos Dentalclean Romero Britto

Tem mais alguma dica de como se cuidar nos dias de festa? Conta aqui nos comentários!

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.