Blog Dentalclean
boca seca diminuição salivar em idosos

Diminuição salivar em idosos: por que isso acontece?

5 (100%) 1 vote

A terceira idade pode trazer diversas mudanças fisiológicas e patológicas, o que é normal devido ao envelhecimento. Contudo, alguns problemas tendem a aparecer mais nessa fase da vida, a exemplo da redução do fluxo salivar. A condição provoca uma sensação desagradável de boca seca e pode ser desencadeada por problemas de saúde ou efeito colateral de medicamentos.

Causas

Também conhecido como Xerostomia ou Hipossalivação, a disfunção tem causas temporárias, que incluem o uso de remédios anti-histamínicos, infecções por bactérias ou vírus, falta de hidratação e doenças como depressão e síndrome do pânico. Além dessas causas, a boca seca pode ainda ser originada pelo diabetes não controlado, uso de medicamentos diuréticos, neurolépticos, antidepressivos, tratamentos radioterápicos, entre outros.

A maior dificuldade enfrentada pelo idoso que sofre com a boca seca é a diminuição da percepção de gosto dos alimentos. Dessa forma, a fim de realçar o sabor das refeições, o idoso acaba exagerando no sal e no açúcar, dificultando o controle e agravando outras patologias, como a hipertensão e o diabetes.

O problema, se não tratado, também provoca doenças que influenciam na saúde bucal. Como a saliva é responsável pela limpeza da boca, e é exatamente com a escassez dela que o idoso sofre, ele pode desenvolver cáries, doença periodontal, saburra e, como consequência, mau hálito.

Sendo assim, controlar os efeitos da boca seca deve ser primordial, pois as condições bucais inadequadas e a falta de prazer ao se alimentar, tendem a afastar o idoso do convívio social, além de diminuir sua autoestima e prejudicar sua saúde como um todo.

Tratamento

Identificar as causas reais da hipossalivação é de suma importância, já que o tratamento deve ser recomendado baseado na sua origem. Quando a sensação de boca seca é derivada do uso de medicamentos, o idoso deve utilizar-se de métodos para aumentar a produção de saliva. Entre os tratamentos disponíveis, existem sprays umidificadores e gomas de mascar destinadas para esse tipo de disfunção. Agora, se a xerostomia estiver relacionada à outras doenças, essas precisam ser tratadas para que o sintoma de boca seca seja aliviado.

Se você ainda tem alguma dúvida ou está sofrendo com esse problema, consulte um odontologista. Ele é o profissional indicado para te ajudar.

Veja também como a técnica da musicoterapia pode a auxiliar no atendimento odontológico.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.