Blog Dentalclean
tipos de aparelho

Tipos de aparelho: diferenças e indicações

5/5 - (4 votes)

Conheça os principais modelos de aparelhos fixos e móveis e entenda como eles funcionam

O aparelho ortodôntico é fundamental na correção de diversos problemas bucais. No entanto, existe uma variedade deles, os quais possuem funções distintas e atendem diferentes necessidades. No geral, eles são divididos em fixos, quando não é possível retirá-los, e móveis, quando eles podem ser removidos em momentos específicos do dia.

Para determinar qual a melhor opção de tratamento, é preciso buscar a opinião de um especialista. Contudo, a indicação também leva em conta aquilo que você deseja, por isso, vale conhecer um pouco sobre cada modelo de aparelho:

Aparelho fixo tradicional

Os aparelhos mais comuns em tratamentos ortodônticos são formados por braquetes, que são fixados na parte da frente dos dentes e se unem por um fio metálico, o qual é preso por borrachinhas. Nos dentes do fundo ficam as bandas, essas são responsáveis por prenderem o fio, sustentando a estrutura do aparelho.

Mensalmente, ou no período que o dentista determinar, o paciente deve ir até o consultório para apertar o aparelho, indicando a posição que o dente deve tomar. Esse aparelho possibilita que os dentes se movimentem de forma precisa, corrigindo diversos tipos de má-oclusão.

Aparelho fixo estético

O aparelho fixo metálico é extremamente eficiente, mas deixa a desejar quando falamos de beleza. Pensando nisso, a indústria desenvolveu o aparelho fixo que exerce a mesma função do metálico sem prejudicar a estética. Produzido com materiais diferentes, como policarbonato e porcelana, os braquetes têm uma cor semelhante a dos dentes do paciente, dando um aspecto mais natural ao sorriso.

Entre os aparelhos estéticos, existe também o aparelho lingual. Nesse tipo, os braquetes ficam na parte interna dos dentes, o que não interfere no visual do sorriso. Porém, por estar em contato direto com a língua, ele exige um tempo maior de adaptação. Geralmente esse aparelho é indicado para tratamentos mais rápidos e menos complexos.

Aparelho autoligável

Diferente do aparelho fixo tradicional, esse tipo dispensa o uso das borrachinhas. Isso porque sua tecnologia possui uma forma de segurar o fio que liga os braquetes. Esse aparelho diminui consideravelmente o tempo do tratamento, já que é mais eficiente, além de contribuir para a higiene. Sem as borrachas, a limpeza é facilitada.

Expansor palatino

A função desse aparelho fixo é agir quando a largura do arco maxilar superior é estreita demais, ou seja, ele atua aumentando a largura do céu da boca. O expansor é indicado principalmente em casos de mordida cruzada, quando os dentes da arcada superior se encaixam por dentro dos dentes da arcada inferior.

Alinhador

Este é mais um aparelho que une estética e funcionalidade. O paciente usa uma placa removível e transparente, a qual fica quase imperceptível no sorriso. O tratamento visa a movimentação gradual dos dentes, por meio da utilização de diversas placas até que o resultado desejado seja alcançado. As placas são desenvolvidas usando muita tecnologia e são baseadas na arcada de cada paciente.

Contenção

Também chamado de aparelho móvel, ele é mais indicado para crianças ou após o tratamento com um aparelho fixo. O acessório tem a função de evitar que os dentes se desalinhem, por isso, é utilizado para preservar o resultado do tratamento feito com outro tipo de aparelho. Contudo, apesar de removível, no começo é importante que ele seja usado com frequência, sendo retirado apenas nos momentos das refeições e da higiene bucal.

Você precisa usar aparelho? Conte qual deles você escolheria!

Leia também: Quais os alimentos indicados para quem usa aparelho ortodôntico?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.