Blog Dentalclean
Destaque - 5 vezes em que você se constrangeu com o seu amigo

5 vezes em que você se constrangeu com seu amigo

Rate this post

Relembre algumas daquelas situações em que a sua boca te fez passar vergonha

O convívio social traz muito bem-estar às pessoas, seja no âmbito profissional, familiar ou escolar. Estar rodeado por pessoas queridas é importante para manter a saúde emocional em harmonia. Mas existem situações que podem ser muito constrangedoras e que estão diretamente relacionadas ao modo como cuidamos da nossa boca!

Em uma conversa com amigos mais íntimos, eles poderão te avisar sobre algumas dessas coisas. Porém, quando a amizade ainda é um pouco mais formal ou distante, isso é bem mais difícil, tanto para quem está com o dente sujo ou mau hálito, por exemplo, como para quem precisa avisar. Então, o ideal é sempre ficar atento aos cuidados orais para que ninguém precise passar por estes constrangimentos. Veja alguns deles:

1. Mau hálito

Spray Extreme Ice - 5 vezes em que você se constrangeu com seu amigoEsse é o mais comum e também o mais desagradável. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que 40% da população mundial sofre com o problema. O mau hálito ou halitose, geralmente, tem causa local, na boca mesmo, ou ainda pode indicar problemas em outras partes do organismo.

A má higienização é o principal fator para o surgimento da halitose. Ao conversar com alguém, o odor expelido pela boca pode gerar situações muito desagradáveis. E, às vezes, as pessoas que têm mau hálito sequer percebem. Portanto, os amigos e familiares devem encontrar maneiras de falar sobre o problema.

Por ser uma situação delicada, para quem não se sente à vontade para informar a pessoa que sofre com o problema, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) criou uma ferramenta muito útil, o SOS Mau Hálito. Assim, a ABHA avisa o portador por e-mail, em um prazo médio de dez dias úteis.
Mas é possível evitar e tratar com medidas simples. Após identificada a origem do mau cheiro na boca, medidas corretas de higiene oral, como o método ABCD, podem ser tomadas. É só usar corretamente o fio dental, enxaguantes bucais antissépticos e escovar a língua e os dentes com bastante atenção, pelo menos, de duas a três vezes por dia.

2. Alface no dente

Outra situação muito corriqueira é o acúmulo de alimentos nos dentes. Pedaços de feijão e alface, por exemplo, que, facilmente, ficam presos à superfície dental, podem causar momentos embaraçosos em jantares a dois e nos almoços em família ou com o pessoal do trabalho.

Quando isso acontece, geralmente, ninguém sabe como agir, se conta ou não para o amigo. O ideal é contar de uma vez. Todo mundo está sujeito a ficar, acidentalmente, com alguma sujeira no dente. Por isso recomenda-se que a higienização deve ser feita sempre após cada refeição.

O fio dental resolve o problema facilmente, sem maiores transtornos. Ou, quando não há tempo ou condições para escovar os dentes e usar o fio imediatamente depois de comer, um bochecho com água mesmo pode ser eficiente.

3. Comida nos braquetes

Você sorri e tem uma refeição completa entre o fio e os braquetes do aparelho. Quem usa aparelho ortodôntico deve ter ainda mais capricho com a higiene bucal e está exposto a outras situações curiosas. Os braquetes do aparelho, os chamados “tijolinhos” – que fixam o fio ortodôntico, onde será aplicada a força necessária para o alinhamento dos dentes -, costumam ser depósitos de comida.

Além do mais, são frágeis, dessa forma, é necessário adequar, inclusive, os hábitos alimentares. Alimentos como, por exemplo, pipoca, podem quebrar o acessório do aparelho e frequentemente ficar presos em lugares de difícil alcance.

4. Elástico do aparelho escapa

De repente, alguma coisa sai da sua boca e é arremessada a metros de distância. Isso quando não atinge em cheio alguém. Todo mundo olha e você não sabe o que dizer!

O elástico ortodôntico é usado para corrigir a oclusão da arcada inferior e superior, acelerando o tratamento. Fica preso a ganchos fixados no fio ou nos braquetes, no entanto, quando fica frouxo, escapa facilmente desses ganchos. Abrir a boca ao falar ou bocejar pode causar episódios inusitados.

5. Dente sujo de batom

Essa é muito normal entre as mulheres. O clássico batom vermelho ou qualquer outro mais escuro é capaz de manchar os dentes muito facilmente. Basta um descuido que o batom escapa dos lábios. Ao beber ou comer alguma coisa e até mesmo conversar, o batom pode ficar borrado e ainda grudar nos dentes, quase sempre nos da frente, os mais aparentes, comprometendo o charme do visual.

Há formas de evitar que isso aconteça, retirando o excesso de batom com um guardanapo ou com o dedo indicador, colocando-o entre os lábios, até a parte interna da boca e puxando para fora.

Situações como essas são muito frequentes e têm de ser enfrentadas com bom humor. E você? Já passou por alguma delas? Conta para a gente aqui nos comentários!


Leia mais: Problemas com mau hálito? Veja como resolver

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.