Blog Dentalclean

Bruxismo na infância: por que acontece?

4.5 (90%) 2 votes

O bruxismo é um distúrbio bem conhecido dos adultos, mas o que muitos não imaginam é que ele também pode aparecer nas crianças. O ato de ranger os dentes tem origem principalmente no perfil psicológico dos pequenos e pode atingir aqueles que sofrem de ansiedade ou têm uma carga emocional muito grande. Por esse motivo, o organismo reage com um movimento involuntário a fim de extravasar o nervosismo – situação que geralmente ocorre durante o sono. Com o tempo, esse ato pode causar desgaste nos dentes da criança e no osso temporomandibular, além de desencadear dores de cabeça.

Quando acontece?

Esse distúrbio pode surgir na infância e costuma sumir na adolescência. Apesar disso, é possível que ele apareça em qualquer fase da vida, especialmente em situações de estresse. Com as crianças, a ocorrência do bruxismo é comum porque na infância suas necessidades são resolvidas pela boca: mamar e chupar chupeta, por exemplo. Assim, quando se sentem frustrados e ansiosos, os pequenos buscam no apertamento dos dentes uma forma de manter a tranquilidade. Além disso, problemas respiratórios, como a apneia do sono e a uma obstrução nasal podem desencadear o bruxismo.

Como evitar?

A rotina da criança é importante para minimizar os danos desse hábito. Diante disso, proporcionar um ambiente que estimule o relaxamento pode ajudar a criança a dormir melhor. Vale dar um banho quente e evitar que ela veja televisão, jogue videogame ou use o computador antes de ir para cama. A luz derivada desses estímulos pode ser um gatilho para o bruxismo, por isso é recomendado que elas fiquem em um ambiente escuro antes e durante o sono. Fortalecer a mastigação também é importante, para isso, incentive o consumo de alimentos fibrosos, como a maçã.

Já durante o dia, deixe que a criança brinque e tenha momentos de prazer. As aulas além da escola, como natação ou balé são ótimas para aliviar a tensão. Contudo, é essencial que o pequeno tenha prazer nelas e não veja apenas como uma obrigação. Além disso, saiba o limite do seu filho, encher o dia dele com atividades pode não ser tão bom e causar exatamente o efeito contrário.

Quais as formas de tratamento?

Assim como no bruxismo adulto, o uso das placas de mordida evitam o desgaste dos dentes – a diferença é que nas crianças a placa é feita de silicone. No entanto, é necessário muito cuidado do profissional, já que a criança está em fase de desenvolvimento e a placa pode atrapalhar o crescimento.

Depois disso , é fundamental buscar a origem real do hábito e tratá-lo. Um psicólogo pode ser o melhor profissional para indicar técnicas de relaxamento à criança e investigar o porquê do bruxismo. Além disso, certificar-se de que o pequeno não tem nenhum problema respiratório também faz parte de encontrar um tratamento eficaz e satisfatório para a saúde da criança.

Você profissional, já atendeu algum caso de bruxismo em crianças? Deixe um comentário e divida sua experiência com outros especialistas.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.