Blog Dentalclean
cirurgia ortognática

Cirurgia Ortognática: conheça essa técnica

5/5 - (2 votes)

O procedimento é indicado para correções estéticas e funcionais do sorriso

A má-oclusão dentária pode receber diversos tratamentos, a principal delas e a mais conhecida ainda é a utilização do aparelho ortodôntico. No entanto, em casos mais complexos, um procedimento cirúrgico pode ser recomendado para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Conhecida como cirurgia ortognática, a técnica atende pessoas que possuem alguma disfunção na região bucomaxilofacial. Além dos ganhos estéticos com um sorriso mais harmônico, o paciente percebe a sua respiração, fala e mordida melhores após a intervenção.

Como é feita a cirurgia ortognática?

O procedimento tem o objetivo de reposicionar o maxilar ou a mandíbula – em alguns casos as duas regiões. Na intervenção, o profissional faz um corte no osso, separando-o do resto da arcada. Caso tenha que diminuir a região, o especialista retira uma parte da estrutura óssea e, após reposicionar a arcada, essa é fixada novamente por meio de pinos e placas metálicas.

Geralmente a cirurgia é realizada com cortes internos, o que não prova cicatrizes nos pacientes e é toda feita em ambiente hospitalar. No entanto, o tratamento com o aparelho ortodôntico é necessário antes da indicação do procedimento. Isso porque é importante que os dentes estejam alinhados no momento da intervenção cirúrgica, para que o reposicionamento dental seja correto.

Indicações da cirurgia ortognática

A técnica é recomendada para pacientes que têm alguma disfunção no crescimento ósseo, o qual causa desarmonia no sorriso e alterações na mordida, prejudicando a mastigação e fala. Além disso, o problema pode provocar dores frequentes na face e atingir a qualidade de vida de quem convive com o transtorno.

Apesar de geralmente a alteração acarretar problemas funcionais, a decisão pela cirurgia também pode ter motivações estéticas. Os casos de prognatismo e retrognatismo (queixo proeminente e retraído), por exemplo, influenciam também na auto-estima do indivíduo, que recorre a cirurgia ortognática para obter um sorriso mais harmônico e bonito.

O pós-operatório da cirurgia ortognática

Na fase após a cirurgia, o paciente deve ter cuidado para evitar complicações que comprometam o sucesso do procedimento. No início, deve haver inchaço que pode incomodar, mas as dores são controladas pelos medicamentos. Nas primeiras semanas, apenas a ingestão de líquidos e alimentos pastosos está liberada, se esses forem frios melhor ainda para diminuir o inchaço. Depois desse tempo, o paciente pode inserir gradualmente outros alimentos. Cuidados como evitar levantar peso, não se expor ao sol e higiene bucal redobrada também são fundamentais para uma boa recuperação.

Contraindicações da cirurgia ortognática

A cirurgia não é recomendada a pacientes com dificuldade para assimilar as necessidades do pós-operatório, como pessoas com distúrbios mentais. Para quem possui diabetes, problemas cardíacos ou que estão passando por um tratamento médico severo, como a quimioterapia, a intervenção bucal também não é indicada.

Quanto às crianças, se for identificado alguma disfunção já na infância, o ideal é aguardar a idade adulta para a realização da cirurgia, já que o pequeno ainda não finalizou totalmente o crescimento ósseo.

Contudo, vale ressaltar que apenas o cirurgião-dentista poderá avaliar se há indicação de cirurgia ou qual o tratamento ideal. Procure um profissional de sua confiança e entenda melhor seu caso.

Gostou do texto? Conte para a gente nos comentários!

Leia também: Mitos e verdades sobre os dentes do bebê

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.