Blog Dentalclean
extração de um dente

Quais os cuidados após a extração de um dente?

5 (100%) 2 votes

A extração de um dente é muitas vezes inevitável. A indicação deve ser sempre feita por um especialista que, após eliminar todos os tratamentos possíveis, percebe que realmente a retirada é necessária. Apesar de geralmente ser um processo simples, a retirada de um dente exige uma cirurgia e o cuidado deve ser redobrado tanto pelo cirurgião quanto pelo paciente. No caso do paciente, os cuidados são fundamentais para uma recuperação mais rápida e sem risco de complicações. Mas afinal, o que fazer?

Cuide da sua alimentação

O primeiro cuidado é com a alimentação. O consumo de alimentos quentes pode ocasionar sangramento, já que propiciam a dilatação de vasos, desencadeando processos hemorrágicos. Por isso, nas primeiras 48 horas é recomendado o consumo de alimentos frios e pastosos, como leite, sucos e sorvetes. A água também é muito importante nesse momento para manter a hidratação. Além disso, é essencial evitar mastigar na área onde foi realizada a cirurgia.

A higiene é fundamental

Antisséptico Extreme Ice - Quais os cuidados após a extração de um dente?Ainda que a cirurgia tenha causado um desconforto, não se pode abrir mão da higiene bucal. O mais recomendado é manter a escovação normal nos outros dentes e fazê-la de forma cuidadosa na área da cirurgia. O acúmulo de alimentos contribui para a proliferação de bactérias e aumenta a chance de infecções pós-operatórias.

Para alcançar as áreas de difícil escovação, o uso do antisséptico bucal é uma alternativa. Ele controla a proliferação de bactérias nesses locais, mas deve ser usado 24 horas após a realização cirurgia e o bochecho deve ser feito apenas movimentando a cabeça de um lado para o outro, sem forçar a musculatura da região.

Fique longe do sol

Assim como os alimentos quentes, a exposição excessiva ao sol aquece o corpo e propicia o desenvolvimento de um quadro hemorrágico. Por isso, evite ficar no sol pelo menos até retirar os pontos da cirurgia.

Evite exercícios físicos

O esforço físico também deve ser evitado, assim como a exposição solar e os alimentos quentes. O motivo é que a atividade pode aumentar a pressão arterial e interferir no coágulo da cirurgia, causando hemorragia.

Fique atento à febre

Até 48 horas após a cirurgia pode ocorrer quadros de febre leve, o que é normal e não precisa de maior atenção. No entanto, se a temperatura alta estiver acompanhada de edema, dificuldade para abrir a boca, dor que não cessa e sangramento, existe o risco de infecção pós-operatória. Se sentir esses sintomas, procure o seu dentista imediatamente.

Lembre-se que esses cuidados só irão contribuir para uma recuperação rápida e sem complicações.

E você, está passando pelo processo de pós-cirurgia? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário com sua pergunta.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.