Blog Dentalclean
Dor de cabeça? Pode ser que a origem esteja nos seus dentes

Dor de cabeça? Pode ser que a origem esteja nos seus dentes

5/5 - (1 vote)

Quase todo mundo já passou por aquela sensação desagradável de sentir dor de cabeça. De tão chata, virou até sinônimo de problema. E quando esse problema começa a aparecer frequentemente, uma das primeiras atitudes é buscar um neurologista. No entanto, o tratamento adequado e a origem da dor talvez esteja em lugares bem menos óbvios.

Essa dor de cabeça pode ser causada por uma inflamação dental ou pelo bruxismo, e deve ser tratada por um odontologista. O motivo da dor, quando originada por uma inflamação, é que as cáries, periodontites, gengivites e outros processos são capazes de atingir o nervo trigêmeo, que fica na estrutura dentária, provocando o desconforto.

Em relação ao bruxismo – ranger ou apertar involuntariamente os dentes durante o sono -, a causa da dor tem a ver com o estresse da musculatura. Os sintomas englobam além das dores de cabeça, dor no maxilar, cansaço e incômodo na mastigação. O esforço pode ocasionar ainda o desgaste dos dentes e uma inflamação que é sentida em todo o rosto.

DTM

A disfunção temporomandibular é o nome dado ao problema que atinge a musculatura responsável pela mastigação e a articulação da região. A DTM pode se manifestar de três formas: quando os músculos que participam da mastigação ficam tensos, quando a articulação sofre alguma sobrecarga, um trauma ou uma doença degenerativa e, ainda, quando o problema aparece em uma junção dos dois tipos: articular e muscular.

Uma dos principais sintomas da DTM é exatamente a dor de cabeça. Como ela não costuma ser vinculada à essa causa, é comum a pessoa passar muito tempo sentindo dor e nunca procurar o odontologista.

A dor é caracterizada por um aperto e costuma aliviar quando a pessoa relaxa. Ela pode vir acompanhada de dor no ouvido, na face, no pescoço, dificuldade para movimentar a mandíbula e estalos ao abrir e fechar a boca.

Tratamento

Nos casos de inflamação dos dentes, o tratamento é realizado totalmente pelo odontologista. Ele irá indicar o procedimento adequado e a dor de cabeça pode ser medicada até que o tratamento termine.

Quando o problema é o bruxismo ou a DTM, os cuidados podem necessitar do conhecimento de outros profissionais. No bruxismo, é indicado o tratamento com placas de mordida que devem ser usadas pelo paciente à noite, a fim de evitar o apertamento ou o ranger dos dentes. O paciente pode procurar também o acompanhamento de um psicólogo, já que o bruxismo está frequentemente relacionado ao estresse.

Já a DTM pode ser tratada de diversas formas. Os exercícios fonoaudiólogos alongam a mandíbula e fortalecem os músculos da região. Para o alívio das dores, exercícios fisioterápicos também podem ser eficazes. Em casos mais graves e quando o paciente não responde aos tratamentos tradicionais, a cirurgia torna-se uma alternativa. Além desses, tratamentos menos convencionais tendem a ser bem aceitos, como o acupuntura.

Alguns cuidados podem evitar que a musculatura ou articulação da mandíbula fiquem sobrecarregadas. Como por exemplo, não dormir de bruço, não apertar os dentes durante o dia e manter sempre a postura correta, já que isso irá auxiliar no relaxamento dos músculos responsáveis pela mastigação.

Você, paciente, tem dor de cabeça e já notou algum desses sintomas? E você, profissional, já recebeu e tratou algum desses problemas? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.