Blog Dentalclean
implante dentário

Implante dentário: os cuidados fundamentais

5 (100%) 2 votes

Ser privado de atitudes que são simples para a maioria das pessoas, como morder uma maçã, comer pipoca ou mesmo sorrir, pode afetar a confiança e a autoestima de pessoas que perderam os dentes e usam próteses. Para solucionar esse problema, o implante dentário é uma excelente alternativa. Popularizado nos últimos anos, o processo vai muito além dos objetivos estéticos, já que recupera a função funcional dos dentes e dá mais qualidade de vida ao paciente.

Na técnica, parafusos produzidos em titânio são introduzidos no osso e assim assumem a função de raiz do dente. Nos parafusos são presas as coroas protéticas de um ou mais dentes. Dessa forma, eles mantêm a estética, firmeza e funcionalidade, dando liberdade na realização de tarefas corriqueiras que antes não eram possíveis. Contudo, assim como os dentes naturais, o implante exige cuidados para a manutenção e durabilidade.

Cuidados gerais

Os cuidados são fundamentais para uma recuperação mais rápida e sem complicações. No entanto, o desconforto inicial é normal e até esperado. Primeiro, deve-se respeitar o repouso, já que ele é importante para prevenir o aumento do edema, melhorar a dor e diminuir a chance de infecções. Não deitar logo após a cirurgia, não fumar, não tomar sol, evitar mastigar na área operada e utilizar corretamente os antibióticos receitados pelo odontologista são outras recomendações.

Alimentação

Durante o tratamento para inserir o implante, é necessário que o paciente tenha mais cuidado com a alimentação. Entre 5 e 7 dias, deve-se evitar consumir alimentos duros, muito quentes, crocantes ou ácidos. Logo após da cirurgia também é recomendado tomar sorvete ou outros alimentos gelados, visto que o frio é capaz de minimizar o sangramento e o inchaço.

Após a inserção dos implantes, deve-se esperar a cicatrização completa da estrutura óssea e só após esse processo é possível retomar a alimentação normal. Antes disso, é essencial evitar alimentos que podem prejudicar o tratamento.

Higiene

Assim como nos dentes naturais, a escovação é muito importante para um sorriso saudável. O ideal é escolher escovas com cerdas macias e, com movimentos suaves, manter a rotina de higienização. Também é interessante utilizar fio dental e lançar mão das escovas interdentais, já que eles chegam em lugares que a escova não consegue alcançar, além de prevenirem doenças inflamatórias que podem levar a perda do implante.

Após o fim do tratamento, o paciente pode voltar com sua rotina normal. Mas as idas ao dentista deve manter uma periodicidade – que deve ser recomendada pelo especialista – para acompanhamento e manutenção do implante.

Veja mais: Diminuição salivar em idosos: Por que isso acontece?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.