Blog Dentalclean
procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos que podem ser feitos pelo dentista

5/5 - (1 vote)

A estética do sorriso é um dos principais motivos para um paciente procurar um odontologista. E com razão, essa área da odonto está crescendo muito e desenvolvendo técnicas mais precisas que satisfazem as necessidades dos pacientes e melhoram o trabalho dos profissionais. O campo de atuação do odontologista também expandiu, de forma que agora, além dos procedimentos com objetivos funcionais, eles podem se especializar e trabalhar com tratamentos exclusivamente estéticos. Selecionamos alguns deles para você conhecer mais:

Facetas de porcelana e lentes de contato

Essas são técnicas muito utilizadas atualmente. A possibilidade da reparação das imperfeições, de clareamento e da correção dos dentes tortos atraem muitas pessoas para esse tratamento.

As facetas de porcelana são capinhas feitas de cerâmica que são cimentadas na parte da frente dos dentes. Elas são mais recomendadas para a correção da coloração ou desalinhamento e forma dos dentes. Já as lentes de contato, são capas que têm uma espessura bem mais fina que as facetas de porcelana e são indicadas para correções, como o diastema ou aumento do comprimento dos dentes.

As duas técnicas exigem baixa manutenção, o que facilita o cuidado do paciente. Além disso, o tratamento é rápido e tem uma durabilidade alta, que pode passar dos 10 anos.

Toxina botulínica

O uso da toxina botulínica pelos dentistas foi liberada, o que possibilitou que aplicações com o objetivo exclusivamente estético sejam feitas pelo profissional. Apesar de ter causado polêmica, o uso da toxina também é importante no tratamento de problemas atendidos pela odontologia, como o bruxismo, a DTM e na reabilitação com implantes múltiplos.

Nos procedimentos estéticos, a toxina pode ajudar na correção do sorriso assimétrico, da depressão nos cantos da boca, do sorriso gengival e das linhas de expressão, como o conhecido bigode chinês. No entanto, é fundamental que a aplicação do popular botox tenha uma indicação que mescle o resultado esperado pelo paciente e a recomendação do profissional.

Gengivoplastia

Se você ou alguém que você conhece deixa aparecer boa parte da gengiva quando sorri, saiba que esse problema tem solução. O procedimento é conhecido como gengivoplastia, no qual retira-se um pedacinho da gengiva do paciente. Atualmente os procedimentos evoluíram muito e o corte é bem pequeno. Utiliza-se anestesia local e retira-se um pedaço bem pequeno da gengiva. O processo é simples e no geral não precisa nem de curativo.

Ancoragem Esquelética

Essa técnica tem um objetivo estético, mas também tem uma finalidade muito importante para a parte funcional do sorriso. Nela, pequenas placas são colocadas na maxila e mandíbula com o objetivo de ancorar o aparelho ortodôntico que vai corrigir a mordida e alinhar os dentes de maneira mais rápida. Para os casos mais graves, essa técnica pode eliminar a necessidade da cirurgia ortognática.

Clareamento

Gel Dental Whitening Max - Os procedimentos estéticos que podem ser feitos pelo dentistaO clareamento é outro tratamento que acabou ganhando muito espaço nos últimos anos. Dois deles são mais utilizados: a laser, no consultório e o chamado caseiro. O primeiro traz resultados mais rápidos e, com o avanço das técnicas, causam menos sensibilidade aos dentes. Já o caseiro deve ser feito pelo paciente em casa com o acompanhamento do especialista. O tratamento dura um período de aproximadamente três semanas ou até que se alcance o resultado esperado.

Você é dentista e trabalha com algum desses procedimentos? Conte um pouco da sua experiência nos comentários!

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.