Blog Dentalclean
a saúde bucal tem a ver com o tratamento do câncer

O que a saúde bucal tem a ver com o tratamento do câncer?

5 (100%) 1 vote

No mês de outubro nos mobilizamos para a conscientização do câncer de mama – o segundo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do de pele. A doença, exige muitos cuidados e um deles está relacionado ao bem-estar bucal.

Como o tratamento do câncer envolve a quimioterapia e a radioterapia, os pacientes que passam por algum desses processos, precisam ter cuidado com os efeitos que podem afetar a saúde bucal.

O processo pode causar baixa imunidade e alteração salivar, deixando o paciente mais suscetível a complicações orais. Entre as mais frequentes, está a mucosite (feridas), xerostomia, o sapinho, a cárie e outras condições provocadas pela ação do tratamento utilizado.

Quando falamos da xerostomia, também conhecida por boca seca, o problema é comum entre os que passam por um tratamento para combater o câncer e pode desencadear outros transtornos. A baixa produção salivar deixa a boca vulnerável aos processos de infecção, o que é agravado pela falta do poder de defesa das células, devido a medicação.

Com isso, a incidência de cárie também tende a aumentar e dificultar o tratamento. Em algumas situações, é necessário aliviar a intensidade da medicação para tratar a complicação bucal.

Cuidados

Uma das formas de evitar a proliferação dos problemas bucais é a higiene diária. Por isso, é recomendado que os pacientes, ao passarem por um processo como esse, tenham atenção redobrada com a escovação e a higiene bucal. No entanto, o acompanhamento odontológico também é essencial e, se possível, deve começar antes do tratamento ser iniciado. Após isso, é importante seguir com as consultas odontológicas até depois do fim do tratamento.

Quanto à diminuição do fluxo salivar, o paciente pode melhorar os sintomas bebendo muito água, mascando gomas sem açúcar e utilizando uma solução com composto que ativa a produção de saliva ou mesmo fazendo uso de saliva artificial. Contudo, o especialista é quem deve recomendar o melhor tratamento, por isso é tão importante o acompanhamento.

E você, já sabia que o tratamento do câncer precisa ser acompanhado por um odontologista? Deixe um comentário.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.