Blog Dentalclean
bichectomia

Bichectomia: o que é, prós e contras

Rate this post

Um dado interessante: em 2019, houve um aumento de 14,25% na procura por bichectomia em dois anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A alta na procura se deve à vontade de conquistar um rosto mais fino, mesmo que isso envolva a remoção das bolsas de tecido adiposo do rosto. 

Nos últimos anos, as celebridades começaram um novo movimento em busca dos padrões de beleza. Prova disso é a alta procura por tratamentos que harmonizem a face e tragam melhorias na autoestima. 

Mas até onde vai a luta contra os padrões estéticos? E que benefícios certas cirurgias trazem para a saúde? Existe alguma contraindicação?

Calma, vamos explicar tudo neste artigo! Aqui, você vai conferir mais sobre a bichectomia: o que é, os prós e contras do procedimento. Se você já sentiu vontade de realizar, recomendamos continuar a leitura do conteúdo… Bora lá?

O que é bichectomia?

É um procedimento cirúrgico estético que consiste na remoção total ou parcial das bolsas de Bichat – depósitos de gordura localizados nas bochechas. Essas bolsas são mais proeminentes em algumas pessoas do que em outras, o que pode dar uma aparência de rosto mais arredondado ou volumoso.

A bichectomia pode ser realizada por um cirurgião plástico ou dentista especializado. Muitas pessoas buscam pelo tratamento para afinar o rosto e destacar as maçãs, resultando em uma aparência mais simétrica e harmoniosa. 

No entanto, é importante lembrar que qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos e deve ser cuidadosamente considerado antes de ser realizado. É sempre recomendável conversar com um profissional especializado para discutir os prós e contras da bichectomia e determinar se ela é apropriada para você.

Pra quem a bichectomia é indicada?

A cirurgia de bichectomia é indicada para as pessoas que têm bochechas proeminentes ou um rosto arredondado devido à presença de grandes bolsas de gordura.

O procedimento é especialmente popular entre pessoas que desejam ter um rosto mais esculpido ou fino, com destaque para as maçãs do rosto. 

Apesar de ser realizada principalmente por razões estéticas, a bichectomia também pode ser recomendada para as pessoas que têm algum desconforto ou irritação nas bochechas devido ao atrito com dentes ou gengivas.

Mas também é importante lembrar que não é qualquer um que pode fazer a bichectomia…

Pessoas com rostos muito magros ou que já têm as bochechas naturalmente finas não são boas candidatas para o procedimento, uma vez que a remoção das bolsas de gordura pode criar uma aparência excessivamente magra. 

Além disso, quem sofre de problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial ou problemas de coagulação sanguínea não podem fazer a bichectomia.

Por isso, a avaliação e o check-up odontológico são tão importantes. 

Como é feita a cirurgia de bichectomia? Entenda o passo a passo

Agora que você já sabe o que é bichectomia e pra quem ela é indicada, conheça um passo a passo explicando as etapas do procedimento:

  • Passo 1: o paciente é anestesiado para que não sinta dor durante o procedimento. O tipo de anestesia aplicada depende do paciente e do cirurgião.
  • Passo 2: o cirurgião faz uma pequena incisão dentro da boca, na parte interna da bochecha, na altura do segundo molar. Geralmente, a incisão tem cerca de 1 a 2 cm de comprimento.
  • Passo 3: as bolsas de Bichat são removidas com cuidado. O tamanho da remoção depende dos desejos do paciente e da avaliação do dentista.
  • Passo 4: o cirurgião fecha a incisão com os pontos de sutura dissolúveis. O número de pontos pode variar dependendo do tamanho do corte feito pelo profissional.
  • Passo 5: o paciente é levado para uma sala de recuperação, onde é monitorado para se certificar de que a anestesia está desaparecendo corretamente. Em seguida, é feita a liberação para casa. O tempo de recuperação pode levar cerca de 1 a 2 semanas.

Descubra os prós e contras da bichectomia

Nem tudo são flores… Descubra a seguir os pontos positivos e negativos da bichectomia. 

Prós

Dentre as vantagens, é possível destacar:

  • Redução das bochechas proeminentes, dando ao rosto uma aparência mais esculpida e definida;
  • Melhoria na autoestima e autoconfiança;
  • Recuperação rápida e sem grandes impactos nas atividades diárias;
  • Maior segurança, já que possui baixas taxas de complicações.

Contras

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a bichectomia pode ter alguns riscos.

  • Infecção, hemorragia, cicatrizes e assimetria facial;
  • Dor e desconforto na boca e no rosto durante o período de recuperação;
  • Resultados não satisfatórios.

Além disso, vale lembrar que os resultados não são permanentes, pois o envelhecimento natural pode levar à perda de volume facial, exigindo procedimentos adicionais para manter a aparência desejada

Dicas para o seu pós-operatório de bichectomia

Optou por fazer uma bichectomia? Então, é muito importante seguir as instruções do seu cirurgião, além de tomar a medicação prescrita e evitar certos alimentos e atividades, como exercícios de alta intensidade. 

Outro ponto é descansar o suficiente para ajudar o corpo a se recuperar da cirurgia. Neste sentido, também vale manter o organismo bem hidratado e consumir uma dieta balanceada. 

Uma dica importante é fazer compressas de gelo e aplicar na região das bochechas para reduzir o inchaço e a dor. Aplique cerca de 20 minutos de cada vez durante os primeiros dias após a cirurgia.

Ah, também é importante manter a boca limpa após a cirurgia, mas evite escovar os dentes com muita força para não machucar a área afetada. Além disso, enxágue a boca com um enxaguante antibacteriano para evitar a proliferação de microorganismos.

Aproveite para conhecer a Linha Clinexidin, da Dentalclean. Os produtos foram desenvolvidos para pacientes em pós-operatórios e tratamentos especiais. Isso porque a linha conta com base de digluconato de clorexidina a 0,12%. Dessa forma, é possível manter as gengivas saudáveis e eliminar as bactérias que podem se proliferar. 

Aproveite para garantir esse cuidado adicional após a sua bichectomia!

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.