Blog Dentalclean
piercing no dente

Afinal, piercing no dente faz mal?

Rate this post

Não é de hoje que vários elementos nostálgicos do início dos anos 2000 voltaram à moda. Uma das tendências procuradas por pessoas de diversas idades é o piercing no dente, por exemplo. O acessório – que geralmente é uma pedrinha ou um strass colado sobre a superfície dental – serve para deixar o sorriso mais bonito e atraente. 

Mas assim como a aplicação de piercings no restante do corpo, o acessório no dente pode trazer alguns perigos e complicações. Caso isso aconteça, os resultados podem ser bastante prejudiciais, gerando intensa dor local e até infecções mais graves. 

Para que você fique por dentro do assunto, preparamos este conteúdo completo sobre piercing no dente. Aqui, vamos esclarecer as principais dúvidas e responder a tão temida questão: piercing no dente faz mal? Continue a leitura com a gente!

O que é um piercing no dente?

Um piercing no dente é uma joia de metal que é colocada em um furo perfurado no esmalte do dente. Esses piercings se tornaram populares entre pessoas que querem expressar sua individualidade e estilo pessoal.

Os enfeites dentários podem aparecer de diversas formas: desde as delicadas até as mais exageradas, com brilhos e desenhos criativos. 

Se você está considerando colocar um piercing no dente, é importante conversar com seu dentista para entender os riscos envolvidos. E, para quem já tem o acessório, é fundamental manter uma boa higiene bucal e fazer check-up odontológico para garantir que os seus dentes e gengivas permaneçam saudáveis.

Como é feita a aplicação?

A aplicação do piercing no dente é geralmente feita por um profissional especializado, como um piercer ou dentista treinado. A primeira etapa é a preparação do dente, que envolve limpar e desinfetar a área onde a jóia será colocada.

Em seguida, é feito um pequeno furo no esmalte dentário usando um instrumento especial. Em certos casos, pode ser necessário usar uma broca dental para criar o furo. Depois desta etapa, a joia de metal é inserida e fixada no dente.

A aplicação do piercing no dente é um procedimento relativamente simples, mas é importante escolher um profissional experiente e higiênico, que utilize materiais esterilizados e siga os protocolos de segurança para minimizar os riscos de infecção e outros problemas.

Quanto tempo o piercing fica no dente?

Em média, um piercing no dente pode durar de um mês a alguns anos. A duração é bastante variável, já que envolve diversos fatores, como o cuidado com a higiene bucal, o tipo de jóia utilizada e a localização do piercing no dente. 

Além disso, alimentos duros e pegajosos, força excessiva durante a escovação e escova com cerdas duras podem diminuir a vida útil do acessório. 

Quando o piercing cai, é muito importante procurar um dentista para polir o dente corretamente. Não é recomendado fixar outra peça sozinho em casa, por exemplo. 

Quanto custa?

O custo de colocar um piercing no dente pode variar dependendo do local onde você mora, do profissional que irá realizar o procedimento, do tipo de jóia escolhida, dentre outros fatores.

Em geral, a média de valores fica entre R$ 200, para os piercing feitos de strass, até valores acima de R$ 1.000, para peças de materiais nobres e preciosos. 

É importante lembrar que o custo inicial do piercing no dente pode ser apenas uma parte do custo total. Além do custo da joia e do procedimento, pode ser necessário fazer a manutenção regular da jóia e outros cuidados adicionais.

Mas afinal, há algum risco?

Sim, o piercing no dente pode ser prejudicial à saúde bucal. 

Isso porque a colocação do acessório pode enfraquecer o esmalte dentário, deixando-o mais suscetível a cáries, sensibilidade e até mesmo fraturas. Além disso, o piercing pode acumular bactérias e placa bacteriana, levando a problemas periodontais e mau hálito.

E os problemas não param por aí… Confira alguns dos riscos mais comuns do piercing no dente:

  • Risco de fratura dentária;
  • Infecção local e no restante da boca;
  • Reação alérgica;
  • Acúmulo de bactérias;
  • Dificuldades para higienização adequada na região;
  • Possibilidade de alteração na fala ou na mastigação;
  • Deslocamento ou perda do acessório;
  • Desgaste do dente ao remover a joia.

Antes de decidir colocar um piercing no dente, é fundamental avaliar cuidadosamente os riscos envolvidos e conversar com um dentista para entender os possíveis efeitos negativos sobre a saúde bucal. 

É importante lembrar que os danos causados pelo piercing no dente podem ser irreversíveis e podem exigir tratamentos dentários caros e complexos no futuro.

Quais são os cuidados necessários após colocar piercing no dente?

Após colocar um piercing no dente, é importante tomar cuidados especiais para garantir a cicatrização e prevenir infecções, além de outros problemas de saúde bucal. Alguns dos cuidados necessários incluem:

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental corretamente;
  • Usar enxaguante bucal antisséptico;
  • Evitar alimentos duros, pegajosos e ácidos;
  • Não fumar;
  • Evitar tocar, mover ou girar a peça;
  • Agendar consultas regulares ao dentista para identificação de problemas. 

Com os cuidados certos, é possível minimizar os riscos de complicações e garantir uma cicatrização adequada. 

Colocou piercing no dente? Então reforce a sua saúde bucal!

Como você pode notar, o cuidado com a saúde bucal é indispensável após colocar um piercing no dente ou realizar qualquer procedimento cirúrgico. Dessa forma, é possível reduzir problemas como infecções, cáries e lesões. 

A boca é um ambiente quente e úmido, com muitas bactérias presentes naturalmente. Ao colocar um objeto estranho na boca, como um piercing no dente, você cria uma área que é propensa à acumulação de bactérias e placa bacteriana. Isso pode aumentar o risco de diversas doenças da boca. 

Portanto, vale criar uma rotina de cuidados com os produtos certos! Uma dica é utilizar a linha Clinexidin, da Dentalclean – especialmente desenvolvida para pacientes em pós operatórios e tratamentos especiais. 

Conte com a gente após colocar seu piercing no dente! Estamos aqui para minimizar os riscos de complicações que você pode desenvolver!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Cláudio Romagnoli

Dr. Cláudio Romagnoli é dentista especializado em Reabilitação Oral e Estética Dental, clínico em tempo integral, atende em Londrina- PR.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.