Blog Dentalclean

Placa bacteriana: o que é e como se forma?

Avalie esse post!

Todos nós temos placa bacteriana, uma vez que as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. Entretanto, a sua remoção é necessária para evitar que inúmeras doenças bucais ocorram.

As bactérias se aproveitam dos nutrientes presentes nos restos de alimentos que ficam acumulados em nossa boca e também da própria saliva, ou seja, trata-se de um ambiente propício para a proliferação desses males. 

Um dos grandes problemas da placa bacteriana é o desenvolvimento de cáries e também de outros problemas bucais, como é o caso das doenças gengivais. Por esse motivo, é sempre bom estar atento ao seu aparecimento e, principalmente, à sua retirada.

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma camada pegajosa e incolor, que é constituída por bactérias, saliva e partículas de alimentos. Ela se forma sobre os dentes e nos sulcos gengivais. 

Alguns desses microrganismos não são maléficos para a saúde bucal, pois convivem em harmonia com a nossa cavidade bucal. Entretanto, o seu excesso pode trazer grandes danos.

Dificilmente a placa é percebida pelos indivíduos e até mesmo por isso é amplamente ignorada. Ela possui uma rápida formação e no seu acúmulo está a formação das cáries, assim como da gengivite e a necessidade da especialidade em periodontia.

Como ela é formada?

Quando ocorre esse acúmulo de saliva, bactérias e partículas de alimentos, o ambiente bucal se torna propício para a fixação e proliferação dessas bactérias. A partir disso, há dois caminhos que elas podem seguir.

O primeiro é: pela ação da saliva, essa massa se solidifica, calcificando a placa bacteriana e transformando-a no tártaro. A segunda opção é que essas bactérias se utilizem dos carboidratos para a produção do ácido lático, que deteriora o esmalte dentário e causa a cárie.

O tártaro é a calcificação dessa placa bacteriana. Diferente do biofilme que pode (e deve) ser retirado em casa através das higienizações, o tártaro apenas pode ser retirado no consultório odontológico, por ser uma camada dura.

Basicamente, a placa bacteriana é causada por conta da má higienização bucal. Quando nos alimentamos, diversas partículas ficam em nossa boca por conta da mastigação, seja na superfície do dente, entre eles ou até mesmo na gengiva.

Em questão de horas as bactérias se apropriam desses restos de alimentos e formam a placa bacteriana. Apesar de parecer complexo, ela pode facilmente ser retirada com as três escovações recomendadas pelo profissional do convênio dentário.

Além disso, o uso do fio dental é essencial. Apenas dessa forma é possível garantir que as partículas de alimento que ficaram presas em locais em que a escova não alcança, como entre os dentes.

Como evitar?

Para evitar o acúmulo da placa bacteriana, é imprescindível realizar as escovações pelo menos três vezes por dia, principalmente após as refeições. Entretanto, essa escovação não deve ser feita com pressa, pois trata-se de um momento que exige cuidado.

Da próxima vez que você for ao profissional do convênio dentário, pergunte a ele a maneira correta de realizar a escovação. Normalmente, deve ser gasto dois minutos apenas escovando os dentes, além da língua e do uso do fio dental.

A maneira que você escova os dentes faz muita diferença em relação a sua eficiência. Por conta disso, é importante que seja feito do jeito correto.

Além disso, é muito importante realizar visitas regulares ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. Nessas consultas, além de uma avaliação a respeito da sua saúde bucal, também é realizado uma limpeza especializada.

Essa limpeza, que pode ser feita pelo convênio dentário, é a única maneira de remover a placa bacteriana em sua totalidade. Dessa forma, as chances de aparecerem alguma doença bucal ou que a placa se transforme no tártaro são mínimas.

O trabalho em conjunto da higienização bucal com o profissional do convênio odontológico é a maneira mais eficiente de garantir que a sua boca esteja livre de problemas e doenças, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Acesse o site e conheça toda linha de produtos Dentalclean: www.dentalclean.com.br

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.