Blog Dentalclean
prótese dentária

Prótese dentária: qual a mais indicada?

5/5 - (1 vote)

Quem já passou pela situação de perder um ou mais dentes, sabe como é incômodo conviver com esse problema. O desconforto e a insegurança em sorrir é constante, podendo inferir na vida social e profissional. Muito além dos prejuízos estéticos, a falta de dentes também pode comprometer funções básicas, como a mastigação e a fala.

Atualmente, a odontologia possui diversas técnicas para recuperar a parte funcional e estética da dentição, através de próteses fixas e móveis, conheça um pouco mais sobre cada uma:

Prótese fixa

Conhecida popularmente como “coroa” ou “ponte”, esse tipo de prótese é indicada para quem perdeu poucos dentes, especialmente porque a técnica utiliza o próprio dente, no caso da coroa , ou dois ou mais dentes, no caso da ponte fixa, como suporte para segurar a prótese. Ainda que a técnica possibilite o uso de materiais que tornam o resultado mais natural, existem alguns fatores negativos. O primeiro é o desgaste pelo qual os dentes de apoio devem passar, podendo prejudicar sua estrutura. Além disso, a higienização da prótese também é uma dificuldade e depende do cuidado diário na limpeza da região do suporte, sempre com a preocupação de não deixar nenhum resto de alimento.

Próteses móveis

Outra possibilidade é uma prótese que não necessita de um suporte, necessariamente,  podendo ser adaptada a gengiva e aos dentes presentes . A chamada dentadura é a alternativa mais acessível em caso de perda de todos os dentes. A partir de um molde feito da arcada superior ou inferior, ela é confeccionada com o objetivo de reproduzir a anatomia do paciente. Com o avanço da técnica, essa solução proporciona um aspecto mais natural ao sorriso e cada vez mais conforto. Contudo, na adaptação o paciente deve ter um acompanhamento do dentista para evitar possíveis ferimentos e complicações.

As próteses móveis também podem ser recomendadas em casos que o paciente tem um número relevante de dentição remanescente. Porém, esses devem estar saudáveis para servirem de apoio à prótese.

Implantes

Essa é a técnica que proporciona mais segurança aos pacientes. Os implantes são pinos de titânio, que fazem a função das raízes dos dentes e são fixados diretamente no osso da arcada, a sua fixação e de uma tempo para o São fixar neles isso estão prontos para receber a prótese de dentes. Apesar de ser a melhor opção para confronto da maioria dos pacientes resultar em uma estética bem natural, existem algumas contraindicações limitações, e apenas o cirurgião-dentista pode determinar se essa é a solução mais indicada. ou não. resultar em uma estética bem natural, existem algumas contraindicações e apenas o cirurgião-dentista pode determinar se essa é a solução mais indicada.

Qual a prótese dentária mais indicada?

Essa resposta depende de muitos fatores e não há como definir qual a melhor prótese sem uma leitura das necessidades do paciente. A escolha também passa pela questão financeira de quem tem a intenção de realizar o tratamento, por esse motivo, a decisão só pode ser tomada junto com um dentista especializado.

A higiene das próteses

Atualmente, existem diversos produtos que ajudam no dia a dia de quem utiliza uma prótese removível, tal como os cremes fixadores e os produtos para a higiene. Vale lembrar que na hora da higienização, as alternativas removíveis saem na frente das fixas, isso porque ao retirar a prótese, a limpeza é facilitada. Contudo, a recomendação não muda: deve-se escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental dos dentes presentes .

No entanto, no uso das próteses fixas, não é fácil limpar de forma eficiente todas as regiões. Por esse motivo, vale utilizar alguns acessórios que auxiliam nessa prática, como a escova interdental e o passa-fio. Na indicação da melhor prótese, o dentista deve explicar como cuidar dela e realizar a higiene da forma correta.

No seu consultório surgem muitas recomendações de prótese? Conte-nos sua experiência!

Leia também: Diminuição salivar em idosos: por que isso acontece?

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.