Blog Dentalclean
Destaque - Higiene bucal do bebê durante o aleitamento materno

Higiene bucal do bebê durante o aleitamento materno

5/5 - (13 votes)

Veja as recomendações da odontopediatra Mônica Ferreira para manter a saúde bucal do bebê nesta fase

O aleitamento materno é um período especial tanto para o mãe, quanto para o bebê. É o momento onde o vínculo criado durante a gestação se intensifica com a amamentação. O leite materno oferece inúmeros benefícios e o ato de amamentar também tem relação com a saúde bucal infantil.

O “movimento que o bebê faz de sucção do leite é importante para o desenvolvimento da arcada da criança, permitindo que os dentes se encaixem na forma adequada. Ele “estimula e contribui para o desenvolvimento da musculatura bucal e facial, influenciando na fala e respiração”, esclarece a odontopediatra Mônica Ferreira.

Segundo a dentista, mesmo não havendo nenhum dente na arcada dentária do bebê, a higienização bucal ainda é extremamente importante. Quando os cuidados começam nos primeiros dias de vida, “a criança se habitua à rotina de limpeza oral e quando crescer estará acostumada”, explica a dentista. Saiba como fazer a higienização bucal do bebê de forma correta durante o aleitamento materno, seguindo as orientações da odontopediatra.

Como fazer

Bebês com e sem dentes precisam de cuidados um pouco diferentes de higiene oral, mas eles são imprescindíveis. Antes dos dentes de leite irromperem na gengiva, a limpeza pode ser feita utilizando uma gaze ou pano limpo umedecido com água ou soro fisiológico. Basta envolver o dedo indicador com a gaze ou pano e passar por toda a gengiva, língua e bochechas da criança.

A língua merece uma atenção especial, já que a região onde mais se acumulam os restos de leite que foram placa brancas. Após a erupção dentária, os hábitos de higiene incluem a escovação, com escova dental de cerdas macias ou extra macias.

O que usar na higiene bucal do bebê durante o aleitamento materno

De acordo com a odontopediatra, essa higiene na infância exige perseverança dos pais, informação adequada e produtos apropriados, especialmente durante o aleitamento materno.

Com o nascimento dos primeiros dentes, que é comum acontecer após os seis meses de idade, escovas infantis específicas já podem ser utilizadas. As escovas massageadoras de silicone são as mais indicadas para crianças de 0 a 2 anos. Além de auxiliarem na limpeza bucal, ajudam também a aliviar o incômodo causado pelo nascimento dos primeiros dentinhos.

Escova Dental BabyCare - Higiene bucal do bebê durante o aleitamento materno

Em relação ao uso de gel dental na escovação, é necessário consultar o odontopediatria: “A primeira visita deve acontecer no primeiro ano de vida, mais precisamente quando surgirem os primeiros dentinhos.” “O dentista, além de verificar a saúde bucal de seu filho, irá passar as instruções corretas sobre prevenção, higienização, cronologia dentária e quais produtos utilizar”, ressalta a Dra. Mônica.

Quando os primeiros dentes nascem, o uso do gel já deve ser feito. Porém, o profissional é quem será capaz de avaliar se o gel deve ser com ou sem flúor. A dentista lembra que é comum encontrar versões sem flúor. Além de destacar a recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria para o uso de pequenas quantidades de creme dental com flúor – o correspondente a um grão de arroz cru. Isso porque, caso a criança consuma flúor em excesso no período de formação dos dentes, poderá desenvolver a fluorose dental – pequenas manchas esbranquiçadas no dente.

A escovação é sempre bem-vinda

É normal que os bebês durmam logo após o aleitamento materno, mas esse é um hábito a ser evitado. O ideal é que os dentes sejam limpos sempre antes de dormir. Isso evita problemas como a cárie, por exemplo. Vale ressaltar que o leite materno pode não ter potencial cariogênico. Mas, se o bebê já se alimenta de outras coisas, estas sim poderão levar ao surgimento das cáries.

Uma boa higienização, feita desde os primeiros dias de vida, influenciará diretamente na saúde bucal do seu filho. A alimentação também deve ser equilibrada e o melhor é evitar consumo de açúcar até seus dois anos de idade. Aliados às consultas profissionais, esses são hábitos capazes de tornar a fase do aleitamento ainda mais satisfatória.

Agora, conta para a gente aqui nos comentários: os primeiros dentes do seu pequeno já nasceram? Como você faz a higiene bucal dele na sua casa?

Leia mais: De pai para filho: saúde bucal da infância à vida adulta

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.