Blog Dentalclean
REMÉDIO PARA SENSIBILIDADE NOS DENTES APÓS CLAREAMENTO

Existe remédio para sensibilidade nos dentes após clareamento?

3.5/5 - (51 votes)

Se você foi resolver seu sorriso amarelo e acabou ficando com sensibilidade nos dentes após o clareamento, o melhor remédio para sensibilidade nos dentes após clareamento é usar cremes dentais próprios para sensibilidade, além de evitar o consumo de alimentos quentes, gelados ou cítricos por alguns dias. Se a sensibilidade persistir, consulte seu dentista. 

Você já tirou o aparelho ortodôntico e só faltava aquele brilho para ficar com o sorriso maravilhoso, certamente não esperava ter que lidar com a dor nos dentes causada após o clareamento. 

Muitas pessoas ainda resistem ao desejo de clarear os dentes por medo de sofrer com a sensibilidade nos dentes após o clareamento e de que o procedimento seja capaz de enfraquecer os dentes, acreditando que os dois fatos estejam ligados. 

Na realidade, a sensibilidade maior que pode surgir após o clareamento apresenta um bom sinal: significa que o dente ainda tem vitalidade, ou seja, demonstra resposta aos estímulos provocados! Então keep calm! Vamos entender melhor as causas para poder lidar com a dor e descobrir qual é o remédio para sensibilidade nos dentes após clareamento.

Por que temos sensibilidade nos dentes após clareamento?

Ao consultar seu dentista ele irá apresentar diversas opções e produtos usados para o clareamento dos dentes, alguns podem ser feitos até mesmo em casa, outros precisam ser administrados por um profissional no consultório odontológico. E mesmo tendo todo o cuidado, muitas vezes as pessoas apresentam dentes sensíveis após o clareamento.

A má notícia é que segundo pesquisas, 78% das pessoas têm sensibilidade dentinária após fazer um clareamento dental externo, com o tradicional peróxido de hidrogênio (aquela espécie de gel que aplicamos sobre os dentes). Mas não se assuste, é apenas uma reação comum e passageira, que pode ser bem tranquila se você tiver se preparado para lidar com ela e souber exatamente qual o melhor remédio para sensibilidade nos dentes após clareamento.

O gel clareador tem uma alta concentração de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida (que produz peróxido de hidrogênio). Assim, o peróxido de hidrogênio penetra pelo esmalte dental e vai degradar as moléculas que estão manchando a camada embaixo do esmalte, a dentina.  Esse tecido não é tão duro quanto o esmalte e possui uma infinidade de canais microscópicos (canalículos ou túbulos) que vão até o interior do dente, onde fica a polpa. Essa, por sua vez, é o tecido que possui nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.

Dependendo da concentração de peróxido de hidrogênio que penetra nos canalículos dentinários, pode proporcionar desde uma leve sensibilidade até uma inflamação da polpa e consequente dor de dente. Para saber mais, leia também “Qual anti-inflamatório para sensibilidade nos dentes devo tomar?”.

Além disso, como o gel clareador é ácido, pode ocorrer uma leve desmineralização do esmalte dental e consequente exposição dos canais microscópicos da dentina. Como relatado acima, essa exposição faz com que o dente fique sensível a estímulos de frio, quente, doce e azedo. Isso provoca choques e dores, levando a tão indesejada sensibilidade dentária.

Uma dica importante: muitas manchas dentais ficam embaixo do esmalte dental. Porém, manchas externas que estão na superfície do esmalte dental podem ser removidas com o creme dental Whitening Max da Dentalclean, proporcionando algum nível de clareamento dependendo da intensidade das manchas que estão na parte externa do dente, causando menos sensibilidade.

Além disso, diferentes pacientes podem obter resultados diferentes usando o mesmo produto, pois depende do estado em que se encontram os dentes e do ph da saliva de cada pessoa. Lembrem-se, somos todos diferentes e cada um tem suas peculiaridades 😉. 

Melhor remédio caseiro para sensibilidade após clareamento 

A sensibilidade dos dentes e da gengiva é, em geral, temporária e desaparece quando termina o tratamento de clareamento dental. Ufa! Não existe um remédio caseiro para sensibilidade nos dentes, mas cuidados que você pode fazer em casa para amenizar a dor.

Restrição Alimentar

É chato levar uma vida um pouco mais morna? Sim, mas calma! É somente até a sensibilidade sumir de vez: com uma pequena flexibilização na dieta, você pode esperar o cafezinho esfriar e cortar o gelo daquele suquinho por dois dias depois do clareamento! Também pode evitar durante esses dois dias ingerir frutas cítricas e outros alimentos ácidos. O seu esmalte dental ficaria aliviado, que tal?

Maior espaçamento de tempo entre as aplicações

Além disso, se o seu tratamento indicado pelo dentista é daqueles de moldeira com gel, feito em casa, converse com esse profissional sobre a situação desconfortável da sensibilidade: certamente ele irá indicar a aplicação do gel em dias alternados e não consecutivos.

Trocar a pasta de dente comum por um gel dessensibilizante 

Uma palavra estranha, mas que remedia bastante a sensibilidade nos dentes após clareamento. São pastas de dente para tratamento de sensibilidade, elas contém um tipo de “remédio” em sua composição. Para amenizar a dor causada durante e após o clareamento dental.

Se você quiser entender como os géis dentais dessensibilizantes funcionam, assista esse vídeo que explica de forma bem didática. A regeneração do esmalte acaba com a sensibilidade após clareamento. 

Utilize produtos específicos para o combate a sensibilidade

Para quem tem sensibilidade dentária, até escovar os dentes é difícil. Por isso, para combater você precisa estar aliado a produtos especializados e de qualidade. Utilize as escovas ultra macias, para evitar machucar as gengivas ou desgastar mais o esmalte. Experimente também cremes ou géis dessensibilizantes, que ajudam a bloquear os nervos da dentina expostos. 

Uma boa batalha seria vencida com o nosso Regenerador Diário + Sensitive. Sua fórmula inovadora repõe os minerais do esmalte, que se integram aos dentes e até mesmo reduz a cárie em estágio inicial. 

O gel Regenerador Diário + Sensitive  cria uma camada protetora na região da terminação nervosa dos dentes, reduzindo os sintomas da sensibilidade. Seus dentes ficam protegidos por até treze horas e livres de 99% dos germes. Experimente, comprove e surpreenda-se!

Clique aqui para encontrar esse produto mais perto de você e resolver essa dorzinha chata

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.