Blog Dentalclean
Destaque - A falta de higiene bucal pode causar doenças cardiovasculares

A falta de higiene bucal pode causar doenças cardiovasculares?

5/5 - (1 vote)

Saiba como a higiene bucal inadequada pode acarretar doenças cardiovasculares

Tudo no nosso organismo está relacionado. Por isso, os cuidados com a higiene oral são tão fundamentais. Diversos problemas de saúde podem ter origem bucal. Veja aqui 10 doenças que se manifestam pela boca. E para falar, especificamente, da relação da boca com o coração, vamos te ajudar a entender como a falta de higiene bucal pode acarretar problemas cardiovasculares.

Corrente sanguínea

O principal meio de transporte das bactérias pelo nosso corpo é a corrente sanguínea. Assim acontecem as infecções generalizadas, por exemplo. Há uma inflamação em uma determinada área e, ao chegarem na corrente, os microrganismos responsáveis pela inflamação se espalham por todo o organismo, trazendo inúmeras complicações.

Quando a higienização bucal não é adequada, primeiro, os efeitos são sentidos na boca. Porém, a evolução das doenças orais pode desencadear outras doenças. Entre estas consequências estão os problemas cardíacos. A má escovação e a ausência do uso de fio dental e enxaguantes bucais leva ao surgimento de cáries e doença periodontal – que pode começar pela gengivite e se transformar em periodontite. E é aí que está o problema.

Cárie e doença periodontal

A cárie, ao atingir a dentina – camada interna do dente, que recobre a polpa -, pode, facilmente, transmitir bactérias para os vasos sanguíneos. Neste estágio da doença, é necessário realizar o tratamento de canal para evitar maiores complicações.

No caso da gengivite, a inflamação do tecido periodontal, resultado do acúmulo de placa bacteriana nos dentes, é o que pode causar doenças cardíacas. Em quadros mais graves e não tratados, as bactérias presentes na boca podem alcançar os tecidos cardíacos.
Estes microrganismos provenientes da boca, e que são consequência da má higienização, se instalam nas paredes e válvulas internas do coração. Isso pode acarretar uma doença chamada endocardite bacteriana ou infecciosa.

Os anticorpos naturais do organismo, geralmente, conseguem eliminar a infecção. No entanto, quando já há outros fatores de risco associados, como problemas cardíacos congênitos, os cuidados com a saúde bucal devem ser ainda mais rigorosos. As pessoas que já têm histórico de doenças cardiovasculares devem sempre avisar o dentista antes de qualquer procedimento cirúrgico.

O diagnóstico de endocardite é dificultado devido à generalidade dos sintomas, que incluem dores nas articulações e musculares, febre, calafrios, fadiga, mal-estar ou suor. Se as funções do coração, em especial, das válvulas, forem comprometidas pela inflamação, pode até ser fatal. Isso porque a endocardite aumenta o risco de insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e, inclusive, infarto. Entretanto, apenas o médico saberá identificar a doença e o tratamento adequado.

Prevenção

Escova Dental Romero BrittoA melhor maneira de prevenir que as bactérias bucal se espalhem pelo corpo e causem doenças cardíacas é evitando que elas se proliferem na boca. Para isso, a higienização correta é imprescindível, devendo ser feita após cada refeição ou, no mínimo, de duas a três vezes ao dia.

Além da escovação, o hábito de usar fio dental diariamente também é essencial, principalmente para evitar o surgimento da periodontite. Aplicando o método ABCD, usando o fio primeiro, depois escovando os dentes, limpando a língua e, por último, utilizando antisséptico bucal, a limpeza bucal será completa e muito efetiva. Experimente a escova dental Romero Britto Dentalclean, que proporciona uma escovação eficiente, sem provocar abrasão do esmalte e machucar as gengivas.

E você? Já sabia desta relação da boca com o coração? Conte-nos aqui nos comentários também qual produto da Dentalclean você mais usa para cuidar da sua saúde bucal!

Leia mais: Dor de cabeça? Pode ser que a origem esteja nos seus dentes

 

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.