Blog Dentalclean
menopausa e saúde bucal

Menopausa e alterações na saúde bucal da mulher

5/5 - (1 vote)

A menopausa provoca diversas mudanças no corpo, essas envolvem o físico e emocional da mulher. O motivo é exatamente as alterações hormonais que ocorrem nessa fase vida, causando sintomas conhecidos da mulher, como o calor excessivo. O que nem todos sabem é que a baixa na produção hormonal pode comprometer também a saúde bucal. Entre os problemas observados na menopausa, está a boca seca, o mau hálito e as mudanças na gengiva.

Quando acontece?

Fase conhecida de todas as mulheres, a menopausa se caracteriza pelo encerramento da menstruação e dos ciclos ovulatórios. Ela ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos, mas pode acontecer precocemente de forma natural ou quando a mulher passa por uma cirurgia para a retirada do útero ou dos ovários.

A mulher pode perceber muitas mudanças nessa fase, tais como irregularidade nos fluxos menstruais, dor ao urinar, infecções urinárias, dificuldade em esvaziar a bexiga, ressecamento vaginal, ondas de calor, sensibilidade emocional e diversos problemas que refletem a diminuição da produção hormonal. A saúde bucal também sofre a interferência e deve receber um cuidado maior nesta fase.

Alterações bucais

Na menopausa a mulher pode apresentar a boca seca ou a xerostomia, caracterizada pela diminuição do fluxo salivar, deixando a boca mais suscetível ao ataque das bactérias. Uma consequência é o acúmulo de placa bacteriana, por isso, na menopausa é importante ter cuidado redobrado com a higiene bucal e nunca esquecer de utilizar fio dental diariamente.

A boca seca também pode causar mau hálito, comprometer o paladar e aumentar o desgaste do esmalte, causando sensibilidade dental. Devido a essas complicações, é importante manter a visita ao dentista em dia, principalmente porque a saliva tem um papel fundamental na limpeza dos dentes e da boca, qualquer mudança na sua produção afeta diretamente a saúde bucal. No consultório, o profissional irá determinar qual o tratamento ideal para a xerostomia, que pode incluir o uso da saliva artificial ou de enxaguantes que minimizam o desconforto e melhoram a qualidade de vida da mulher nessa fase da vida.

Outro sintoma que pode surgir na menopausa é a boca ardente. A sensação de queimação acontece em mais de um local e pode ser sentida em ambos os lados da boca. A dor se espalha pela língua, lábios, palato e gengiva. A causa também pode ter a ver com as mudanças hormonais e a boca seca.

Osteoporose e Periodontite

Uma das doenças que mais preocupam as mulheres nesta fase é a osteoporose. Isso porque a diminuição dos níveis de estrogênio unida a outros problemas, como a falta de vitamina D, são fatores de risco para a doença que atinge os ossos.

Quando a paciente tem a disfunção nos ossos e sofre com a periodontite, pode existir um ameaça maior para a saúde bucal. Com a menor rigidez do osso devido à osteoporose, o processo de destruição óssea provocada pela periodontite pode ser acelerado e a perda do dente acontece de forma mais rápida. Contudo, a relação das duas doenças ainda gera dúvidas e necessita de pesquisas mais esclarecedoras a fim de auxiliar os profissionais a agirem na prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas.

Suas pacientes relatam sintomas bucais na menopausa? Comente aqui contando!

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.