Blog Dentalclean
perda de dentes

Perda de dentes: por que isso acontece?

5/5 - (1 vote)

A perda de dentes é uma realidade para muitas pessoas. Para se ter uma ideia, cerca de 40% dos brasileiros entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos um dente, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, cerca de 40 milhões de brasileiros já perderam todos os dentes da boca. 

Os motivos para a perda de dentes são vários: cáries, higienização precária, uso de substâncias químicas, doenças, acidentes, velhice e muito mais. 

Além de afetar o lado estético, a perda dentária prejudica algumas atividades funcionais do cotidiano, como a capacidade de mastigação. Isso sem falar nas dores que atrapalham a rotina e tiram suas noites de sono. 

Para que você entenda mais as causas da perda de dentes, preparamos esse conteúdo completo sobre o assunto. Conheça agora os principais detalhes sobre o tema e entenda como prevenir esse acontecimento que é comum na vida de muitas pessoas. 

Causas da perda de dentes: saiba o que acontece

Perder um dente e não saber o que de fato aconteceu pode ser um grande problema. Muita gente não tem ideia de como aquilo aconteceu e o que pode levar a perda dentária. Assim, a pessoa acaba sendo surpreendida com essa situação tão desagrável. 

Apesar da estrutura  forte, o dente pode acabar enfraquecendo por conta de alguns fatores comuns. Saiba quais são:

Envelhecimento

A perda de dentes é bastante comum e natural na vida das pessoas na terceira idade. Isso acontece porque o esmalte dentário se desgasta com o passar dos anos, o que deixa os dentes mais vulneráveis a lesões ou cáries. 

O edentulismo, como é chamada a perda dentária em adultos, é uma condição que afeta mais de 8% da população brasileira acima dos 60 anos. Apesar de natural, este problema pode ser evitado com cuidados adequados com a higiene bucal. 

É importante ficar de olho na perda de dentes na vida dos idosos, pois isso pode levar a uma alimentação inadequada, perda de peso e alterações no sistema imune. 

Cáries

A cárie está longe de ser um problema apenas de criança. Após a escovação, as bactérias presentes na saliva voltam a aderir na superfície do dente e formam uma estrutura conhecida popularmente como placa bacteriana (biofilme dental). Assim, as bactérias no interior da placa, metabolizam os açúcares da dieta, principalmente sacarose, produzindo ácido.

Essa acidificação da superfície do dente causa sua deterioração, chamada de desmineralização do esmalte dental. Ou seja, o ácido causa a perda da estrutura protetora do dente, dando início à formação de um “buraco no dente”, que conhecemos como cárie.

O aprofundamento desse “buraco” leva as bactérias para dentro do dente, onde fica a polpa dental (tecido mole composto de vasos sanguíneos e nervos). Isso leva a uma inflamação e, consequentemente, dor de dente (e bota dor nisso!).

Por motivos financeiros, muitas pessoas optam por extrair o dente, ao invés de realizar o tratamento de canal. E pensar que uma boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista teriam evitado esse prejuízo! 

Gengivite e periodontite

A gengivite é uma inflamação que pode causar inchaço e sangramentos na gengiva, principalmente ao escovar os dentes, usar fio dental ou consumir alguns tipos de alimentos. A principal causa da doença é o acúmulo da placa bacteriana na região entre a gengiva e o dente, chamada de sulco gengival.

Quando não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite. Neste caso, a doença se estende para o tecido ósseo que fica em volta dos dentes. Com isso, o dente vai perdendo suporte, “fica bambo” e uma hora cai da boca.  

Além da dor extrema e mau hálito, as bactérias e moléculas inflamatórias também desencadeiam uma série de problemas pelo corpo, como por exemplo, problemas circulatórios, parto prematuro e até Alzheimer. 

Diabetes

Muita glicose no sangue por um longo período de tempo pode causar uma série de problemas no organismo, incluindo a perda de dentes. Isso porque a alta de glicose no sangue facilita o crescimento das bactérias. 

Pessoas com diabetes podem desenvolver uma série de doenças bucais que levam à perda dentária, como problemas na gengiva e placas bacterianas em níveis não saudáveis. 

Uso de substâncias químicas

Além de afetar e prejudicar vários lados da vida, determinadas substâncias, como a metanfetamina e cocaína, podem resultar em perda de dentes. 

Isso acontece devido a acidificação da saliva, que causa erosão e destrói o esmalte dental, deixando os dentes mais fracos e suscetíveis à ação das bactérias bucais. 

Usuários de cigarro também podem ter uma série de consequências na saúde bucal, como perda dos dentes, coloração amarelada, mau hálito e deterioração do paladar. 

Acidentes com impacto

O trauma dental com impacto pode resultar na perda dos dentes. Isso pode acontecer de diversas maneiras: ao cair de uma bicicleta, abrir com o dente uma garrafa de cerveja, acidentes de carro, braçadas acidentais e muito mais. 

A perda de dentes nestas situações pode não trazer tantas consequências em um primeiro momento. Mas, a longo prazo, causa sobrecarga nos dentes remanescentes, dores fortes e mastigação ineficiente. 

Nesse caso, é de extrema importância procurar um dentista para fazer implantes dentários, prótese fixa ou removível. 

Higienização bucal precária

A má higienização dos dentes pode trazer uma série de problemas bucais, incluindo a perda dentária. A falta de escovação, uso de fio e enxaguante podem aumentar o número de bactérias na boca – o que aumenta as chances de cáries, gengivites e outras complicações bucais. 

Então, é de extrema importância não negligenciar os bons hábitos de saúde bucal. Principalmente antes de dormir, ao acordar e após as refeições. 

Como evitar a perda de dentes: confira algumas dicas

A perda de dentes pode trazer uma série de prejuízos, como dores musculares na face, dificuldade no pronunciamento de algumas palavras, consequências sociais e até dores de cabeça. 

Para não sofrer com esses problemas e ainda garantir um sorriso bonito é fundamental fazer consultas regulares ao dentista e cuidar da saúde bucal de maneira eficiente. Não pule a higienização após as refeições e não se esqueça de usar o fio dental em parceria com a escova de dentes.

Por melhor que seja a sua escovação, o fio dental é a maneira mais barata e eficaz de limpar as superfícies entre os dentes. A escova de dentes sozinha não remove a placa bacteriana de todas as superfícies dentais. Lembre sempre disso! 

Caso esteja procurando produtos para evitar a perda de dentes e cuidar da sua saúde bucal, não deixe de conhecer os itens da Dentalclean. São diversas opções de escovas, fios, cremes e enxaguantes bucais, produtos para crianças e muito mais. 

Dessa forma, é possível cuidar da saúde bucal de todos os integrantes da família, independente da idade. 

Atuando fortemente no segmento de higiene pessoal, a Dentalclean oferece produtos de qualidade com preços competitivos que atendem às suas necessidades e expectativas. Clique no link para saber onde comprar

Agora que você já sabe tudo sobre perda de dentes, aproveite para navegar pelo blog e conferir outras dicas de saúde bucal. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.