Blog Dentalclean
aliviar sensibilidade nos dentes

Saiba como aliviar sensibilidade nos dentes após clareamento

5/5 - (1 vote)

Hora de saber como aliviar sensibilidade nos dentes após clareamento e ter uma vida mais tranquila 

O clareamento dentário é uma das técnicas mais procuradas por quem deseja um sorriso branquinho e brilhante. Quem já passou por esse procedimento, sabe que é necessário tomar alguns cuidados antes, durante e, principalmente, após o tratamento. Afinal, o clareamento dental pode deixar os dentes mais sensíveis e causar incômodos. 

Se você está passando por isso neste exato momento, fica tranquilo que vamos trazer as respostas para tratar o problema – existem algumas técnicas para ajudá-lo e produtos certos para mandar a dor embora de uma vez por todas. 

Ficou interessado? Então, continue a leitura do conteúdo para saber como aliviar sensibilidade nos dentes após clareamento e ter uma vida livre de incômodos.

Por que o clareamento pode deixar os dentes sensíveis?

Antes de saber como aliviar sensibilidade nos dentes após clareamento, vamos explicar o motivo disso acontecer. Não é nenhum bicho de sete cabeças, não, viu?

Vamos lá: o clareamento, que pode ser feito em casa ou por um profissional no consultório odontológico, usa placas ou moldeiras de silicone que se ajustam ao formato dos seus dentes para receber a aplicação do gel clareador dental. 

Esse gel tem uma alta concentração de peróxido de hidrogênio eou peróxido de carbamida (que produz peróxido de hidrogênio). Assim, o peróxido de hidrogênio penetra pelo esmalte dental e vai degradar as moléculas que estão manchando a camada embaixo do esmalte, a dentina. Esse tecido não é tão duro quanto o esmalte e possui uma infinidade de canais microscópicos (canalículos ou túbulos) que vão até o interior do dente, onde fica a polpa. Essa, por sua vez, é o tecido que possui nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.

Dependendo da concentração de peróxido de hidrogênio que penetra nos canalículos dentinários, pode proporcionar desde uma leve sensibilidade até uma inflamação da polpa e consequente dor de dente. Para saber mais, leia também “Qual anti-inflamatório para sensibilidade nos dentes devo tomar?”.

Assim, se você tiver sensibilidade ou dor dental durante o processo de clareamento, converse com seu dentista para diminuir a concentração do peróxido de hidrogênio utilizado, alternar os dias de clareamento ou até mesmo interromper o procedimento.

Além disso, como o gel clareador é ácido, pode ocorrer uma leve desmineralização do esmalte dental e consequente exposição dos canais microscópicos da dentina. Como relatado acima, essa exposição faz com que o dente fique sensível a estímulos de frio, quente, doce e azedo. Isso provoca choques e dores, levando a tão indesejada sensibilidade dentária.

Você deve estar se perguntando: então quer dizer que toda vez que eu fizer clareamento vou ficar com os dentes sensíveis?

Calma, não é bem assim! Nem todo mundo que faz clareamento desenvolve os sintomas de sensibilidade. Você não precisa (e nem deve) ligar o clareamento com dor ou sensibilidade. Seu dentista vai analisar qual é o melhor tratamento e as melhores etapas para seguir. Uma dica importante: como relatado acima, muitas manchas dentais ficam embaixo do esmalte dental. Porém, manchas externas que estão na superfície do esmalte dental podem ser removidas com o creme dental Whitening Max da DentalClean, proporcionando algum nível de clareamento dependendo da intensidade das manchas que estão na parte externa do dente.

Fiquei com sensibilidade após clarear os dentes. O que eu faço?

Agora que você já desvendou os motivos do incômodo, chegou a hora de saber como aliviar sensibilidade nos dentes após clareamento. À partir daqui, você vai saber dicas práticas para adotar na rotina e uma sugestão de produto com eficácia garantida. 

Restrinja alguns alimentos

É chato ficar sem aquele cafezinho no começo do dia? Sim, mas pense que é para uma boa causa. Por isso, evite ingerir alimentos com temperaturas extremas, como um chocolate quente ou uma limonada muito gelada. 

Essa pequena flexibilização na rotina não precisa durar muito – uns dois dias depois do clareamento já vai ajudar a diminuir as dores. Além disso, tente cortar da sua dieta frutas cítricas e outros alimentos ácidos. O seu esmalte dental ficará grato!

Conversar com o seu dentista

Essa dica não serve apenas para quando a sensibilidade aparecer. É importante conversar com o seu dentista e entender todas as etapas do clareamento dental. 

Veja com o profissional se é possível utilizar clareadores com concentrações menores de peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida.  Isso porque, quanto mais concentrado o produto, maiores serão as chances de você desenvolver a sensibilidade.

Outro ponto é ver se existe a possibilidade de utilizar laser odontológico durante o procedimento. Por meio dele, é possível utilizar uma porção menor do gel clareador. 

Usar um gel dessensibilizante

Géis dessensibilizantes à base de fosfato e cálcio são excelente aliados para minimizar as dores da sensibilidade pós clareamento. Isso porque eles agem fechando os túbulos dentinários e integrando-se a estrutura dental, servindo como uma barreira protetora que minimiza os incômodos.

Com esses géis, dá pra diminuir os efeitos do clareamento durante e após o procedimento. Para entender melhor o funcionamento do gel dessensibilizante, assista ao vídeo abaixo que explica de maneira simples e completa:

Dica de produto que vale a pena: Gel Regenerador + Sensitive

O Gel Regenerador + Sensitive, da Dentalclean, tem um ativo em sua composição que fecha os túbulos dentinários após clareamento. Sua fórmula inovadora repõe os minerais do esmalte, promovendo a remineralização do dente.  

Para quem fez clareamento, a dica é colocar um pouquinho do Gel Regenerador + Sensitive  no dedo, aplicar no dente ou região que você está com sensibilidade e esperar por volta de cinco minutos. Depois, é só escovar e mandar a dor pelo ralo. 

Esse produto foi especialmente desenvolvido para atender as pessoas que sofrem com a sensibilidade durante a rotina ou após algum procedimento, como o clareamento dental. 

Além de cuidar da sensibilidade nos dentes, o Gel Regenerador + Sensitive vai manter seus dentes bonitos e saudáveis por bastante tempo. Isso porque ele reduz as cáries em estágio inicial e faz uma limpeza completa da boca, matando as bactérias nocivas à saúde bucal. 

Tá bom demais pra ser verdade, né? Então, experimente o produto e volte aqui contar sua experiência. 

Clique aqui para encontrar o gel que vai acabar com a sua sensibilidade dentária de uma vez por todas. 

Agora que você já sabe como aliviar sensibilidade nos dentes após clareamento, aproveite para navegar no nosso blog e conferir outras dicas e novidades. Temos uma série de conteúdos para ajudá-lo a ter uma boca e dentes mais saudáveis. Fique ligado nas nossas próximas publicações!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.