Blog Dentalclean
Dor de dente: o que pode ser e como tratar?

Encontrar alívio imediato para dentes sensíveis é mais fácil do que você imagina

5/5 - (1 vote)

Provou algo gelado ou quente e sentiu o incômodo? Então, está na hora usar um alívio imediato para dentes sensíveis

Um cafézinho quente? Nem pensar! Um picolé na praia? Muito menos! Falando assim, parece até algum tipo de dieta, mas, na verdade, são apenas algumas restrições de quem vive diariamente com a sensibilidade dentária. 

A coroa do dente é coberta pelo esmalte dental, o tecido mais duro do nosso corpo. Esse tecido cobre a dentina, um tecido não tão duro quanto o esmalte e que possui uma infinidade de canais microscópicos (canalículos ou túbulos) que vão até o interior do dente, onde fica a polpa. Essa, por sua vez, é o tecido que possui nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.

Quando os túbulos presentes na dentina ficam expostos, estímulos de temperatura ou de certos alimentos são transportados para dentro da polpa, onde são captados pelos nervos (neurônios). Essa sensibilização dos neurônios é sentida na forma de sensibilidade dental. 

Na raiz do dente, não há cobertura de esmalte. Quem cobre os canalículos dentinários da raiz é um tecido bem fino, chamado cemento. Por isso, quando a gengiva encolhe e expõe a raiz do dente, o cemento é facilmente removido, também expondo os canalículos dentinários, desencadeando uma sensibilidade dental.

A dorzinha é de arrepiar os cabelos! Só quem passou (ou passa) pelo incômodo sabe o quanto a sensibilidade pode afetar a rotina e o consumo de certos alimentos. 

Diante dessa situação, muitas pessoas procuram um alívio imediato para dentes sensíveis. Por isso, vamos responder todas as dúvidas sobre o assunto no conteúdo de hoje. Bora saber mais?

O que fazer quando os dentes ficam sensíveis?

Antes de falar sobre o alívio imediato para dentes sensíveis, é importante saber o que você pode fazer para tratar o incômodo. Confira algumas dicas:

Procurar um especialista

Assim que você sentir aquele choquinho nos dentes, precisa procurar um especialista. Identificar a causa é crucial para definir o tratamento e o profissional indicado para isso é o dentista. Ele saberá identificar a causa da sua sensibilidade e indicar o melhor tratamento. Ele vai saber, por exemplo, se a causa é retração gengival, desgaste no esmalte do dente ou até mesmo bruxismo. 

Vale lembrar que, se a dor continuar, demorar para procurar um profissional pode ser uma atitude arriscada. Isso porque a sensibilidade pode evoluir e se transformar em uma inflamação grave. Nesses casos extremos, é necessário fazer um tratamento de canal e retirar o nervo inflamado. 

Cuidar da alimentação

Uma das causas da sensibilidade é a erosão dentária. Isso acontece quando o excesso de ácido desgasta a camada externa do dente (esmalte dental). Geralmente, a saliva ajuda a neutralizar o ácido dos alimentos, mas, quando isso não acontece, os dentes podem ficar sensíveis. 

Por isso, uma das formas de controlar e evitar a sensibilidade, é tomar cuidado com os alimentos ácidos. O consumo indevido de alimentos e bebidas ácidas pode desgastar o esmalte do dente, além de causar outros problemas de saúde. 

Contudo, não precisa deixar de provar suas comidinhas preferidas, hein? Consumi-los moderadamente e escovar os dentes após a refeição já diminui as chances de desenvolver os problemas.

Uma dica importante: não escove os dentes imediatamente após o consumo de alimentos e bebidas ácidas. A escovação pode desgastar mais ainda o esmalte dental já sensibilizado pela acidez. Espere alguns minutos, para deixar a saliva atuar e neutralizar o ácido na boca. Bochechar um pouco de água também ajuda a diminuir a acidez.

Usar os produtos certos

Você sabia que uma escova de dentes com cerdas duras pode prejudicar os seus dentes? Isso porque esse tipo de material desgasta o esmalte, aumentando as chances de desenvolver a sensibilidade dentária. 

Por isso, uma dica valiosa é optar por produtos que auxiliem no tratamento da sensibilidade e que não aumentem as chances de desenvolver o incômodo. Por isso, é fundamental usar escovas macias e pastas dessensibilizantes, como vamos falar no final do conteúdo. 

Inclusive, clique aqui para conhecer mais sobre o antiinflamatório para sensibilidade nos dentes. 

Alívio imediato de dentes sensíveis: use o produto certo!

Para quem está procurando alívio imediato para dentes sensíveis, aqui vai a resposta: Gel Regenerador + Sensitive

Esse produto, da Dentalclean, possui um ativo que bloqueia os estímulos nos túbulos dentinários. À longo prazo, o gel repõe os minerais dos dentes e promove a remineralização do esmalte. 

No vídeo abaixo, você consegue entender melhor esse processo:

Tudo isso é possível graças à fórmula inovadora do Gel Regenerador que, além de garantir alívio imediato dos dentes sensíveis, ajuda a reduzir as cáries em estágio inicial e a fazer a limpeza completa da boca, matando as bactérias nocivas.

Difícil de acreditar, né? Então, faça o teste! Neste link você encontra os lugares mais próximos que vendem o Gel Regenerador + Sensitive. 

Assim que comprar, a dica é usar a pasta como uma pomada – aplique no dente ou região que você está com sensibilidade e espere por volta de cinco minutos. Depois, é só escovar e mandar a dor embora de uma vez por todas!

Agora que você já conhece o produto certo para alívio imediato de dentes sensíveis, aproveite para conhecer outros produtos da Dentalclean. Atuamos fortemente no segmento de higiene pessoal, oferecendo produtos de qualidade com preços competitivos. 

Fique de olho nas nossas novidades!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.