Blog Dentalclean
Os seus dentes estão velhos? Descubra!

Os seus dentes estão velhos? Descubra!

5/5 - (2 votes)

De acordo com o estilo de vida, a idade dos seus dentes pode parecer maior que a idade cronológica

Assim como o cabelo fica branco, a pele enruga e a altura diminui, a estrutura dentária também pode sofrer a algumas mudanças com o passar do tempo. Entre os principais sintomas do envelhecimento dos dentes está o amarelamento e a sensibilidade.

O que provoca esse aspecto envelhecido é basicamente o desgaste do esmalte dentário. A estrutura dos dentes é formada por esmalte, uma camada protetora, e dentina, o tecido inferior e de coloração amarelada. Quando a espessura do esmalte diminui, a dentina fica exposta, causando dor e deixando os dentes com aparência mais escura.

Sendo assim, ter dentes “velhos” pode não ser resultado apenas do envelhecimento do organismo em si, mas de um conjunto de maus hábitos adotados ao longo dos anos. Uma pessoa pode ter 30 anos e dentes com aspecto de 70, de acordo com o seu estilo de vida. E especialistas afirmam que essa é uma realidade cada vez mais presente na sociedade contemporânea.

Como evitar o envelhecimento precoce dos dentes

Observar os seus hábitos pode te ajudar a fazer uma avaliação prévia da saúde dos seus dentes. Então listamos aqui embaixo as principais dicas para ter dentes sempre jovens. Mas não esqueça que nenhum diagnóstico caseiro substitui as visitas regulares ao dentista:

Evite o consumo de alimentos e corrosivos

O consumo de doces, comidas industrializadas ou ácidas são alguns dos fatores que desgastam o esmalte dentário e, consequentemente, geram sensibilidade nos dentes.

Evite pressionar os dentes

Os atritos causados pela própria mastigação e pelo costume de ranger os dentes e morder objetos, por exemplo, também podem danificar o tecido dentário protetor.

Limpe os dentes corretamente

A ingestão de alimentos sem a higienização adequada gera acidez na saliva e formação de placa bacteriana. Como já mencionado acima, o ambiente ácido provoca danos no esmalte do dente.

Busque o equilíbrio emocional

O estresse reduz a produção de saliva, a repositora natural de minerais do esmalte dentário. Quanto menos saliva, mais vulnerável estará o dente. O uso de alguns medicamentos para tratamento de doenças sistêmicas também podem diminuir a produção de saliva.

Terceira idade

Também existem agravos dentários gerados exclusivamente pelo envelhecimento do corpo na terceira idade, entre eles estão: a recessão gengival e as perdas ósseas, de força muscular e da capacidade de renovação do cemento das células produtoras da saliva. Nesses casos, existem tratamentos odontológicos para resolver ou, ao menos, minimizar os efeitos.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.