Blog Dentalclean
causas de sensibilidade nos dentes

5 causas de sensibilidade nos dentes

5 (100%) 1 vote

Descubra a raiz do problema e dê adeus àquela dor chata que limita o seu cardápio

Cafezinho não, doce de leite nem pensar, limonada fora de cogitação e sorvete jamais. Ou os alimentos quentes, doces, ácidos e frios ficam fora da dieta de quem sofre com sensibilidade ou aquela dor breve e aguda ataca os dentes. Esse é o caso de três a cada dez brasileiros de acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar TNS e encomendada pela farmacêutica GSK.

Para saber mais sobre sensibilidade, separamos cinco causas que geram essa dor e desconforto nos dentes.

O que é sensibilidade

causas de sensibilidade nos dentes

Para entender o que é sensibilidade nos dentes é necessário lembrar primeiro que os túbulos dentinários são os pequeninos canais que ligam a parte externa à região central dos dentes, onde se encontram as terminações nervosas.

Pois bem, então a sensibilidade nos dentes nada mais é que a dor provocada pelo contato desses túbulos com estímulos que mudam sua pressão natural, sendo os estímulos principalmente substâncias quentes, doces, ácidas e frias.

Mas é normal ter sensibilidade? Não! Os túbulos são naturalmente protegidos por esmalte dentário na parte de cima dos dentes e por cemento e gengiva na parte da raiz. Os túbulos só ficam expostos a estímulos e geram sensibilidade nos dentes quando essa proteção é removida.

Causas da sensibilidade

Em resumo, o que causa sensibilidade nos dentes é a exposição dos túbulos dentinários. Seja pela perda de esmalte seja pela retração da gengiva que provoca perda do cemento. Existem inúmeros fatores que levam a essas situações. Listamos aqui cinco fatores muito comuns:

1. Escovar os dentes incorretamente

Uma das principais causas de sensibilidade é a aplicação forçada de materiais sobre os dentes, resultando numa lesão chamada de abrasão. Normalmente essa ocorrência está relacionada com a utilização de escovas de cerdas duras; aplicação de creme dental abrasivo; e escovação agressiva, ou seja, com força, frequência ou tempo exagerado.

A recomendação clínica é escovar os dentes três vezes ao dia, durante 2 minutos.

2. Morder de objetos

O hábito de morder materiais duros também gera abrasão nos dentes. Por isso, é preciso evitar segurar entre os dentes objetos como tampa de caneta, lápis, palito de dente, alfinete, ganchos de cabelo, entre outros. Além de evitar roer as unhas e cortar materiais com os dentes.

3. Forçar um dente contra o outro

A pressão excessiva entre os dentes inferiores e superiores pode gerar perda de parte da superfície do dente, o que é chamado de abfração na literatura clínica. Essa lesão dentária é provocada principalmente quando fechamos a mandíbula em momentos de ansiedade ou estresse ou quando mastigamos os alimentos incorretamente, tensionando os dentes.

4. Consumir ácidos

Já ouviu falar em erosão dentária? É o desgaste causado pela alta exposição do dente a ácidos derivados de medicamentos, alimentos e bebidas ácidas, como limão e refrigerante; de problemas de saúde como refluxo gástrico e bulimia; entre outras fontes de origem não bacteriana.

5. Contrair doenças periodontais

As doenças periodontais também estão muito associadas a danos no esmalte dentário e ao deslocamento da gengiva. Uma dessas doenças é a gengivite, uma inflamação na gengiva provocada pela má higienização dos dentes, que pode comprometer a gengiva se não tratada no estágio inicial.

O uso de próteses que prejudicam a gengiva, o envelhecimento, cavidades geradas por cárie, defeito de formação dos dentes e procedimentos de raspagem são alguns dos outros fatores que provocam sensibilidade nos dentes.

causas de sensibilidade nos dentes

Tratamento

Existem numerosos tratamentos dessensibilizante, mas o primeiro passo de qualquer um deles é abandonar as causas primárias. Então, se você tem sensibilidade e se identificou com uma das cinco causas acima, é hora de mudar os hábitos e, claro, agendar uma consulta com um profissional.

Nosso gel dental Sensitive foi desenvolvido especialmente para dentes sensíveis e é um grande aliado no tratamento da sensibilidade. Ele é composto por citrato de potássio, agente que cria uma camada protetora nos dentes, fechando os túbulos dentinários. Chega de dor, experimente o Sensitive!

COMPRE AQUI

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.