Blog Dentalclean
creme dental para dentes sensíveis

Como escolher creme dental para dentes sensíveis

Avalie esse post!

Primeiro selecione os produtos que tem essa função na embalagem, depois confira no rótulo se o produto apresenta princípios ativos dessensibilizantes como o nitrato de potássio, o cloreto de estrôncio, a arginina, o citrato de potássio, o cloreto de sódio e o hidróxido de cálcio. O ideal é solicitar a indicação do produto ao seu dentista.

Quantas vezes você já foi ao mercado e ao parar no setor de higiene oral, pensou: “Nossa, quantos tipos de pasta de dente! Tem essa em creme dental, tem essa em gel dental. Não sei a diferença e muito menos, como escolher um creme dental para dentes sensíveis.”  

Explicamos tudo nesse conteúdo, que servirá para que você tenha noções básicas da fórmula utilizada nas pastas de dente disponíveis no mercado e assim consiga escolher o melhor creme dental para seus dentes sensíveis. 

Vamos lá?

O que é melhor: gel ou creme dental para dentes sensíveis

Bem, para escolher um creme dental para dentes sensíveis sem erro, primeiro é preciso entender a diferença entres os tipos de produtos existentes no mercado. 

Muitas pessoas acham que gel e creme dental são as mesmas coisas, ou que é tudo pasta de dente. Mas ao utilizar o produto percebem que alguns são transparentes e mais densos e outros brancos e mais cremosos. Isso acontece porque há diferenças em relação à tecnologia e composição química aplicadas em cada tipo de produto.

A diferença entre o creme dental e o gel dental é principalmente em relação à tecnologia utilizada. São classificados quanto a textura e conforme o tipo de abrasivo (responsável pela limpeza e polimento dos dentes). Sendo assim, a base mais utilizada em géis é a sílica. Além de conferir transparência ao produto, ela “aprisiona” a água (função umectante), que dá a estrutura de gel. Com relação ao creme dental, a base mais utilizada é a de carbonato, que dá a coloração branca do creme.

A qualidade do creme dental e do gel dental se iguala em termos de eficiência antibacteriana, ou seja, ambos limpam os dentes por meio de uma ação mecânica de forma segura ao esmalte e protegem sua saúde bucal. 

Mas no caso de creme dental para dentes sensíveis, o produto além de limpar, age como tratamento e por isso, podem ter um preço mais elevado que os cremes comuns que apenas limpam.

Como funciona a composição química?

Muitas das pastas de dente disponíveis no mercado oferecem diversos benefícios em sua embalagem. Porém, nem sempre o produto possui uma composição química que contemple tudo isso. Por exemplo, já vimos marcas não confiáveis afirmando na embalagem que a pasta de dente possui uma ação clareadora, mesmo sem haver princípios ativos para tal função. 

Outras marcas possuem os componentes necessários, porém em excesso em desacordo com a recomendação clínica, o que pode gerar danos à saúde bucal a longo prazo.

Outro fator que o consumidor deve considerar é o custo dos produtos, pois muitos apresentam a mesma composição e o mesmo princípio ativo, mas com preços diferentes. 

Não só os consumidores, mas os dentistas também devem obter conhecimentos sobre os componentes das pastas de dente e seus princípios ativos para saber indicar corretamente o melhor produto para cada caso.

Observe a função de cada componente químico, a seguir:

#1 Quantidade de abrasivos

O sistema abrasivo empregado na pasta de dente é indispensável para garantir a limpeza, polimento da superfície dentária, e remoção das manchas. Porém, uma pasta de dente com abrasivo em excesso, pode deixar a superfície do esmalte dos dentes danificada, com vários riscos que retêm mais a pigmentação dos alimentos.

O grau de abrasividade dos cremes e géis dentais são medidos pelo índice de RDA – Radioactive Dentine Abrasion. No mercado, há pastas de dentes que apresentam RDA entre 50 e 250, então procure optar por aquelas com os menores valores de RDA.

#2 Quantidade de flúor     

Independente da sua necessidade, muitos dentistas indicam o flúor na composição do produto. A presença do flúor nas pastas de dente é considerada a principal razão da redução da cárie, pois interfere no seu início e progressão. 

Além disso, o flúor tem o poder de diminuir a solubilidade do esmalte dentário, deixando-o mais resistente frente aos ácidos provenientes das bactérias e acelerando o processo natural de remineralização. O uso do flúor tem ressalvas para o público infantil, mas esse debate é pauta para outro conteúdo.

Porém, estudos comprovam que nem todo flúor das pastas de dente se encontram na forma solúvel (ativa). Essa inativação aumenta com o envelhecimento do produto.   

#3 Flavorizantes

As pastas de dente com sabor e efeito refrescante possuem flavorizantes. Os óleos flavorizantes são os responsáveis pelo hálito refrescante que perdura após a escovação. Os flavorizantes mais famosos são hortelã, menta, canela e eucalipto.

No entanto, uma quantidade excessiva de óleos aromáticos na formulação pode causar gengivoestomatite, que se apresenta com sintomas na mucosa oral. Portanto, os flavorizantes devem estar presentes em doses bem pequenas.

Utilize produtos próprios para a sensibilidade

O princípio ativo da pasta de dente voltada a tratar a sensibilidade, como o próprio nome indica, se chama dessensibilizante. Por isso, quando estiver frente à gôndola, busque por produtos específicos para a sensibilidade. Se estiver buscando pelos menores preços, poderá não encontrar um bom creme dental para sensibilidade.

Analise o rótulo e confira os princípios ativos dessensibilizantes que devem ter um bom creme dental para dentes sensíveis.

Entre os princípios ativos dessensibilizantes estão o nitrato de potássio, o cloreto de estrôncio, a arginina, o citrato de potássio, o cloreto de sódio e o hidróxido de cálcio. Todos esses agentes atuam para repor o esmalte dentário, de maneira que fecham os túbulos dentinários e assim, inibem a condução do impulso doloroso.

Dentre as opções, escolha um produto com preço justo e de marca confiável.

Bem, caso você queira aprender mais sobre como os géis dentais dessensibilizantes funcionam, assista esse vídeo que explica de forma bem didática.

Escova de dentes para dentes sensíveis 

Além de um bom creme dental para dentes sensíveis, você também irá precisar de uma excelente escova para limpar com carinho seus dentes doloridos. Isso porque, o efeito colateral dos abrasivos, ou seja, o desgaste da estrutura dentária, pode ser minimizado ou potencializado conforme o modo de escovação e o tipo de escova. 

Por isso é de extrema importância realizar a técnica de escovação correta e usar uma escova dental com cerdas macias para controlar os efeitos da sensibilidade!

Uma boa opção de escova e creme dental para dentes sensíveis 

Aqui na Dentalclean nós temos uma linha específica desenvolvida para o tratamento de dentes sensíveis.  

O nosso gel Regenerador + Sensitive é clinicamente testado e aprovado pela Associação Brasileira de Odontologia.

A composição química desse gel cria uma camada protetora na região da terminação nervosa dentária, regenera o esmalte dos dentes, recuperando sua composição mineral e protegendo seus dentes por até 13 horas (caso você não consiga escovar novamente antes disso, rs ). 

Na primeira vez que experimentar o Gel Regenerador + Sensitive, você já vai sentir a diferença dos demais produtos do mercado.  Talvez você tenha até um resultado imediato na primeira aplicação, o que vários consumidores já nos relataram e comprovamos em algumas pesquisas. 

Parece muito bom para ser verdade? Não custa experimentar! No botão abaixo você pode encontrar um ponto de venda mais perto de você para adquirir esse produto. 

Descubra um ponto de venda bem pertinho de você →

Além do gel, temos opções de escovas de dente extremamente macias para te ajudar com a sensibilidade. É por isso, que se essa nossa escova se chama Escova Extreme 

Descubra um ponto de venda bem pertinho de você →  

Depois que experimentar, volte para  nos contar sua experiência =)

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.