Blog Dentalclean
sensibilidade nos dente

Tudo sobre sensibilidade nos dentes: como aliviar, causas, sintomas e tratamento

Avalie esse post!

No calor é terrível saborear os gelados, no inverno é terrível ingerir qualquer bebida ou comida quente. Se você ou sua família sofre de sensibilidade nos dentes, sabe bem a chatice de ter que viver uma vida morna. 🙄

Essa dorzinha, capaz de arrepiar os cabelos da nuca, é bastante comum e pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive com as crianças. 😕

Para se ter uma ideia: três em cada 10 brasileiros possuem sensibilidade dentária, segundo pesquisa realizada pela Kantar TNS em parceria com a farmacêutica GSK.

Entender o que é a hipersensibilidade dental é o primeiro passo para começar a tratar o incômodo. Por isso, separamos todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?

O que causa a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade dentária acontece quando a dentina (tecido que recobre os nervos) fica exposta, devido à perda do esmalte, encolhimento da gengiva ou as duas coisas juntas.

Os canais microscópicos presentes na dentina vão da face externa do dente até a polpa gengival, a raiz do dente. Quando a dentina fica exposta, os canais podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, mudando a pressão natural dos dentes e resultando no incômodo.

Além da exposição dos túbulos dentinários, existem inúmeros fatores que levam à hipersensibilidade nos dentes. As causas mais comuns, são:

1. Escovação incorreta

Escovar os dentes de maneira incorreta pode promover a sensibilidade, além de muitos outros problemas nos dentes. Usar escovas de cerdas duras, aplicar cremes dentais abrasivos e fazer uma escovação agressiva são algumas práticas causadoras da sensibilidade. Por isso é muito importante saber escolher bons produtos para sua higiene bucal.

Quando você faz alguma dessas atividades, aumenta as possibilidades de abrasão – perda da estrutura dentária em razão da aplicação forçada de materiais. Ou seja, o uso de produtos de higiene oral de baixa qualidade pode piorar e muito a sensibilidade dos seus dentes.

2. Hábito de morder objetos

Quem nunca se pegou mordendo a tampa de uma caneta? E é aí que mora o problema, pois esse hábito pode gerar a perda de uma parte da superfície do dente – na literatura clínica, abfração.

Geralmente, essa lesão dentária é provocada quando fechamos a mandíbula de maneira abrupta, em momentos de ansiedade, estresse ou quando mastigamos alimentos com muita força, tensionando a arcada dentária.

3. Bruxismo

Além de forçar uma parte da superfície dentária, o bruxismo faz com que o esmalte dos dentes sofra desgastes e fraturas, expondo a dentina e desencadeando a sensibilidade. Sem essa proteção, o dente fica mais propenso a complicações como cáries, quebras e até a perda dentária.

4. Alimentos ácidos

Se você tiver algum sintoma de sensibilidade nos dentes, atente-se quanto aos itens que você consome. Isso porque alguns alimentos são grandes fontes de ácidos – refris e frutas cítricas, por exemplo, podem causar a erosão dentária, um tipo de desgaste nos dentes. Então, se consumir esses itens, faça um bochecho com água logo em seguida para diminuir a acidez, e claro, faça sua higiene bucal sempre após as refeições.

Vale lembrar que alimentos com ácido podem causar não somente sensibilidade nos dentes, mas também outros problemas de saúde, como refluxo gástrico e bulimia.

5. Doenças na gengiva

Doenças periodontais são muito associadas a danos no esmalte do dente e ao deslocamento da gengiva. Uma delas é a gengivite – uma inflamação na gengiva provocada pela má higienização dos dentes que resulta em vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, podendo comprometer a gengiva se não tratada no estágio inicial.

O que fazer quando os dentes estão sensíveis? Saiba como evitar

Não é novidade que a sensibilidade nos dentes causa irritação e desconforto. Mais do que isso, a hipersensibilidade tira o prazer de consumir alguns alimentos. Então, procurar solucionar o problema é o primeiro passo para uma rotina mais tranquila e com menos dor.

Confira três dicas:

1. Escolha bem os alimentos

Assim como falamos anteriormente, alimentos ácidos podem causar erosão dentária, que possivelmente resultará em sensibilidade. Contudo, você não precisa parar de ingerir seus itens preferidos, mas consumi-los com moderação é um bom caminho. Uma outra dica é consumir lacticínios ricos em minerais essenciais para a formação estrutural dos dentes.

2. Use os produtos certos

Para amenizar as dores é necessário usar produtos que tratem esse problema. Existem diversos produtos voltados para quem sofre com a sensibilidade, entre eles escovas ultra macias que não machucam as gengivas ou desgastam o esmalte e cremes dentais que ajudam a bloquear os túbulos da dentina expostos.

3. Procure um especialista

É sempre importante visitar o seu dentista com periodicidade. Apenas ele vai saber identificar a causa e indicar o tratamento mais recomendado para a sua hipersensibilidade. Além de analisar seus dentes, o especialista irá averiguar se a sua rotina diária tem hábitos adequados e sugerir os melhores produtos.

Sensibilidade nos dentes: Como aliviar?

Além de abandonar as causas primárias e fazer visitas regulares ao dentista, você pode optar por tratamentos dessensibilizantes que vão ajudar a reduzir os sintomas do incômodo. Então, se você tem sensibilidade e se identificou com tudo citado acima, é hora de mudar os hábitos e fazer o tratamento adequado.

Um produto para adotar em sua rotina é o Regenerador + Sensitive Dentalclean. Desenvolvido especialmente para as pessoas que sofrem com a sensibilidade, o creme dental cria uma camada protetora na terminação nervosa dos dentes, fechando os túbulos dentinários.

Além de aliviar a sensibilidade, o produto mata 99% do germes e garante proteção dos dentes por 13 horas. Assim, você pode voltar a comer seus alimentos preferidos sem sentir dor. E ah, também reduz a cárie no estágio inicial!

Por ser um gel que atua como um tratamento, ao utilizar você vai perceber que ele tem uma textura mais densa, cor transparente e sabor leve..

Sabe aquela sensação bucal que temos quando acabamos de fazer uma limpeza dentária no consultório odontológico. É bem parecido quando você usa o Regenerador + Sensitive Dentalclean. Na primeira vez que você usar esse produto já irá perceber a sensação de “dente lisinho”, ao passar a língua sobre seus dentes. Isso não acontece quando você usa um creme dental comum.

Não acredita? Experimenta e depois volte para comentar sua experiência aqui, já adiantamos que quem usa, ama!

Clique aqui para encontrar esse produto mais pertinho de você!

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.