Blog Dentalclean
dúvidas sobre dente do siso

7 dúvidas sobre os dentes do siso

5/5 - (5 votes)

Os dentes de leite começam a nascer no bebê por volta dos seis meses, mas é só na idade adulta que podemos dizer que temos o sorriso completo. Os últimos dentes a nascerem são os sisos, esses surgem por volta dos 18 anos e exatamente por ser nessa fase, são chamados de “dentes do juízo”. Eles, contudo, vêm rodeados de dúvidas: É preciso extrair? Ele vai doer? Vai entortar os outros dentes? Para esclarecer essas e outras perguntas, preparamos esse post. Confira 7 perguntas e respostas sobre os dentes do siso:

1. Por que nascem os sisos?

O siso é o resultado de hábitos que incluíam alimentos mais rígidos e exigiam uma mastigação resistente e eficiente. O dente do siso era útil para quebrar esses alimentos e ajudar na sobrevivência do ser humano. Porém, hoje nossa alimentação é composta por alimentos macios, com isso, o dente do siso não é mais tão necessário. Por esse motivo, é normal encontrarmos pessoas que não têm os quatro dentes do siso, como adaptação, nosso corpo entende que não precisamos mais deles.

2. Eles entortam os outros dentes?

Pode acontecer sim. Por nascer depois de todos os dentes, se ele não tiver espaço suficiente para erupcionar, vai empurrar os outros dentes, deixando-os tortos. Mas isso nem sempre ocorre, depende de cada pessoa e do espaço que a arcada ainda tem para a saída do siso.

3. É preciso retirá-lo?

Nem sempre a extração do siso é necessária. Algumas pessoas têm arcadas que comportam todos os dentes e o nascimento dele não prejudica o alinhamento dos outros. Contudo, o dentista irá avaliar o caso e proceder da melhor forma para garantir sua saúde no geral.

4. Como é a cirurgia de extração do siso?

O procedimento é uma cirurgia de pequeno porte e é realizada sob anestesia local. Apesar de ser um processo simples e seguro, dependendo do caso, pode ser mais difícil extrair o siso, especialmente quando esse se encontra em um local delicado. Ele pode estar no interior do tecido ósseo, perto de estruturas importantes, como o canal mandibular por onde passam os nervos e artérias.

5. Todo mundo tem os quatro sisos?

Não. Há pessoas que têm os quatro, outras que não tem nenhum e algumas que tem apenas um, dois ou três. Se seus sisos ainda não erupcionaram, é possível descobrir quantos você tem por meio de um check-up odontológico, onde o dentista faz um raio-x da sua arcada.

6. Pode ser retirado antes de erupcionar?

Não há problema em tirar o siso antes dele sair completamente. Nessa fase a raiz não está totalmente formada e o tecido ao redor do dentes está mais maleável, de forma que fica mais fácil retirá-lo. Contudo, o cirurgião-dentista é quem deve avaliar se o procedimento é recomendado.

7. Quais os cuidados no pós-operatório?

Escova Dental Extreme Ice - 7 dúvidas sobre os dentes do sisoO principal cuidado é tomar a medicação prescrita pelo dentista, assim você evita complicações durante a recuperação. Para aliviar o possível inchaço, use compressas frias nas primeiras 48 horas. Na alimentação também dá para abusar de sorvetes e outros alimentos gelados.
Quanto à higiene, é importante ter cuidado e evitar cuspir ou fazer bochechos para não dificultar a cicatrização. A Dentalclean possui em sua linha de produtos a escova dental Extreme Ice, com cerdas ultrafinas e macias, que não agridem a gengiva.

 

Você extraiu o dente do siso ou convive bem com ele? Comente aqui!

Veja também: 5 fatores que influenciam positivamente no atendimento odontológico

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.