Blog Dentalclean
Cárie profunda

Cárie profunda: o que é e como tratar?

Tudo o que você precisa saber sobre a cárie profunda: o que é, sintomas, tratamento e prevenção. Saiba mais no nosso blog.

4.2/5 - (18 votes)

Tudo o que você precisa saber sobre a cárie profunda: o que é, sintomas, tratamento e prevenção

A cárie é um problema de saúde pública na maioria dos países. Só no Brasil, o Ministério da Saúde relatou que a doença dentária atinge mais de 50% das crianças de até cinco anos, 80% dos adolescentes e quase 100% da população adulta. 

Apesar de silenciosa, a doença pode evoluir para uma cárie profunda. Isso significa que as estruturas mais internas do dente são danificadas, provocando sintomas como dores e sensibilidade. Além disso, as bactérias podem cair na corrente sanguínea e trazer infecções. 

É muito importante conhecer as características da cárie profunda e prevenir para que ela não surja e evolua , causando problemas maiores. Pensando nisso, abordaremos o assunto aqui e destacamos os riscos dessa doença bucal. Continue a leitura com a gente!

Como a cárie se inicia ?

A cárie é uma doença multifatorial, que causa uma lesão nos tecidos dentários. Ela pode se manifestar em função  de  uma dieta rica em açúcar, higiene oral inadequada, levando ao acúmulo de resíduos de alimentos sobre os dentes  e proliferação de  bactérias , chamado de biofilme dental.

Os microorganismos se alimentam dos restos de alimentos que ficam grudados no esmalte. Nesse processo, liberam ácidos que provocam a desmineralização. Se esse processo não for interrompido pela a ação de uma higiene adequada , os tecidos vão ficando amolecidos até sofrer uma corrosão.

O início da cárie se dá na superfície do dente , chamada de esmalte. Como ele possui uma estrutura rígida e sem terminações nervosas, no começo,  essa doença bucal pode não provocar incômodos , mas se não for tratada, a cárie continuará evoluindo.

Com isso, os resíduos de alimentos vão aderir à lesão e as bactérias continuam se proliferando, liberando mais ácidos. A corrosão aumentará cada vez mais, até atingir a dentina e chegar à polpa dentária.

O que é cárie profunda?

A cárie profunda é a forma mais agressiva  de cárie dentária. Ela ocorre quando a cárie atinge a polpa do dente, ou seja, a parte mais interna onde estão os nervos e vasos sanguíneos. 

Isso pode causar dor, sensibilidade, infecção e até levar à perda do dente.

Ou seja, quando surge a cárie profunda, significa que as terminações nervosas do dente serão afetadas. 

O tratamento geralmente envolve a realização de uma endodontia (tratamento da polpa) ou extração do elemento dental , dependendo do grau de comprometimento do mesmo.

Sintomas da cárie profunda:

 Quando isso acontece, os sintomas que podem surgir, são:

  • Dor no dente, especialmente quando se come alimentos quentes ou frios;
  • Sensibilidade ao tocar o dente;
  • Dificuldade para morder ou mastigar;
  • Inchaço ao redor do dente afetado;
  • Vermelhidão ou inchaço na gengiva;
  • Drenagem de pús
  • Mudanças na cor do dente.
  • Mau hálito  

É importante ressaltar que algumas pessoas podem não sentir sintomas visíveis até que a cárie seja avançada. Por isso, é importante manter as consultas regulares com o dentista para detectar e tratar a cárie o quanto antes.

Qual a diferença entre cárie profunda e cárie oculta?

A cárie profunda é a forma mais agressiva de cárie dentária. Ela ocorre quando atinge a polpa do dente – onde estão os nervos e vasos sanguíneos. Isso pode causar dor, sensibilidade, infecção e até perda do dente.

 Há também a cárie oculta  que é uma forma da cárie que não pode ser vista facilmente na superfície dos dentes. Ela geralmente se desenvolve entre os dentes, nas áreas de contato ou muito próximo a gengiva . A cárie oculta   geralmente é descoberta  através de radiografias dentárias . Ela pode causar dor e sensibilidade, mas normalmente não tem sintomas aparentes até que aumente sua profundidade. Ela é tão perigosa quanto a cárie profunda , porque  se não for diagnosticada e tratatada a tempo, terá o mesmo prognóstico que a cárie profunda.

Quais são os riscos da cárie profunda?

Além de causar dores fortes por atingir as terminações nervosas do dente, a cárie profunda pode trazer danos gerais para a boca e organismo. Confira alguns riscos que a cárie não tratada pode trazer:

  • Infecção: a cárie profunda pode permitir que bactérias e outros agentes infecciosos entrem na polpa do dente, causando infecção e inflamação. Se não tratada, podendo cair na corrente sanguínea e causar riscos a saúde geral. 
  • Perda do dente: a doença bucal em estágio avançado pode levar à perda do dente afetado.
  • Abscesso: a infecção pode se alastrar e causar um abscesso, ou seja,  um acúmulo de pús em torno do dente ou na gengiva.
  • Dificuldade para morder e mastigar: dependendo do caso, a cárie pode afetar a capacidade de morder e mastigar alimentos, causando desconforto e levando  a desordens a saúde geral, como gastrite e até desnutrição pela dificuldade para comer.
  • Problemas de saúde geral: a cárie profunda pode aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes ou agravar as pré existentes. 

É importante tratar a cárie profunda o quanto antes para evitar esses riscos e preservar a saúde dos dentes e gengivas. O tratamento geralmente envolve a realização de uma endodontia (tratamento da polpa) ou  exodontia do dente

Como evitar a cárie profunda ?

O tratamento da cárie profunda deve ser feito  por um dentista especializado. Mas você pode tomar medidas preventivas em casa para evitar que a doença apareça em estágios iniciais. 

Algumas dicas, são:

  • Escovar os dentes com uma escova de cerdas macias;
  • Usar o fio dental para limpar as áreas entre os dentes;
  • Ter uma dieta balanceada e controlar o consumo de açúcar;
  • Evitar o tabagismo;
  • Seguir as recomendações do dentista e visitá- lo com regularidade.

Além disso, você pode usar o Gel Regenerador Sensitive, da Dentalclean. O produto conta com a tecnologia REFIX®, que atua na regeneração do esmalte dentário e regride as cáries em estágio inicial. Dessa forma, é possível reduzir a sensibilidade nos dentes e outros sintomas das cáries. 

Conte com essa tecnologia para evitar a cárie profunda. Sua saúde bucal vai agradecer!

Deixe seu comentário ↓

Dra. Adriana Freitas dos Santos Rodrigues

Dra. Adriana Freitas dos Santos Rodrigues
Cirurgiã dentista formada pela Unisa (1999)
Especialista em implantes dentário

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.