Blog Dentalclean
dentes feios

Dentes feios: o que fazer?

Rate this post

Muitas pessoas acham que tem os dentes feios… Mas podemos garantir que isso é relativo. Cada indivíduo tem a sua própria dentição, e isso não significa que ela seja “feia”. Muito provavelmente, o que falta, são alguns cuidados bucais e os procedimentos certos para deixar o sorriso ainda mais bonito. 

Aliás, vale lembrar que as pessoas estão investindo cada vez mais em estética dental. Segundo dados de 2022 da Associação Brasileira de Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), são realizados mais de 2 milhões de próteses e 800 mil implantes em brasileiros de todas as faixas etárias. 

Então, se você considera que tem dentes feios, saiba que há muitas formas de consertar o “problema”. Neste conteúdo, vamos abordar as principais técnicas sobre o assunto. Acompanhe com a gente. 

Por que os dentes ficam feios?

Antes de falar sobre tratamentos dentários, vamos explicar os motivos pelos quais os dentes ficam feios. 

Existem várias razões: desde questões genéticas até falta de cuidados bucais adequados.

Mas uma das principais causas para os dentes feios é a genética. Algumas pessoas podem ter dentes naturalmente mais escuros ou amarelados devido à cor natural do esmalte dos dentes. Além disso, a forma e o tamanho podem ser herdados e, em alguns casos, são considerados menos atraentes.

Além disso, outros fatores que deixam o sorriso feio:

  • Falta de cuidados bucais adequados;
  • Consumo excessivo de alimentos e bebidas açucarados e ácidos;
  • Uso de tabaco;
  • Câncer oral;
  • Consumo de álcool;
  • Uso de certos medicamentos.

É importante manter uma rotina regular de cuidados bucais e visitar o dentista regularmente para manter os dentes saudáveis e com uma aparência atraente.

Como tratar dentes feios?

Se você acha que tem dentes feios, e isso prejudica a sua autoestima e até funções vitais, recomendamos investir nestas opções de tratamento:

Clareamento dental

Você pode melhorar a aparência dos seus dentes a partir de um clareamento. Ele pode ser realizado no consultório com produtos específicos e com as devidas orientações. Sendo assim, é uma técnica segura e eficaz para quem tem dentes amarelados.

Colocação de facetas dentárias

As facetas dentárias são finas camadas de porcelana ou resina composta que são colocadas para corrigir dentes com cor mais amarelada, com algum defeito de esmalte, dentes desalinhados, manchados, lascados, desgastados ou com espaçamento inadequado.

A colocação de facetas dentárias é um procedimento relativamente simples que envolve em alguns casos a remoção de uma pequena quantidade de esmalte dental da superfície frontal dos dentes para permitir a colocação das facetas, em outros não são necessários desgaste, isso vai variar de acordo com a necessidade do paciente. Em seguida, as facetas são fixadas nos dentes, proporcionando uma aparência natural e durável.

Coroa dental

Uma coroa dental é uma prótese dentária que cobre completamente o dente danificado para restaurar a sua aparência, função e resistência. Os dispositivos são feitos de uma variedade de materiais, como cerâmica, metal ou uma combinação de ambos, dependendo da necessidade do paciente.

A colocação da coroa dentária ajuda a melhorar a aparência de dentes danificados. O procedimento envolve a preparação do dente para a coroa, que inclui a remoção de uma pequena quantidade de esmalte dental. A coroa é então fixada no lugar, oferecendo uma restauração natural e durável.

As coroas dentárias tendem a durar muitos anos com os cuidados dentários adequados e oferecem uma solução permanente para restaurar o sorriso.

Ortodontia

A ortodontia é uma especialidade da odontologia que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas relacionados à posição dos dentes e dos ossos maxilares. Com o uso de aparelhos ortodônticos, é possível corrigir problemas como dentes tortos, desalinhados ou com espaços excessivos entre eles.

Além de melhorar a aparência do sorriso, a ortodontia traz diversos benefícios para a saúde bucal e geral do paciente. Dentes alinhados e bem posicionados facilitam a higienização, prevenção de cárie e doenças periodontais, além de contribuir para a mastigação adequada dos alimentos e a fala correta.

O tratamento ortodôntico é individualizado e pode ser realizado em qualquer idade, desde que haja condições adequadas de saúde bucal e geral do paciente.

Implantes

Os implantes dentários são uma solução para a reposição de dentes perdidos. O procedimento consiste na colocação de uma estrutura de titânio no osso maxilar ou mandibular, que serve como suporte para um dente artificial.

Os implantes são uma alternativa segura e duradoura para a substituição de dentes perdidos, pois oferecem estabilidade e funcionalidade semelhantes aos dentes naturais. 

Além disso, eles contribuem para a manutenção da saúde bucal, uma vez que a perda de dentes pode levar a problemas como reabsorção óssea e desalinhamento dos dentes adjacentes.

Dessa forma, é possível ter dentes novos e bonitos. 

Corrigiu os dentes feios? Não deixe de cuidar!

Se você busca corrigir os dentes feios, é muito importante priorizar a saúde bucal para não ter problemas de saúde. Afinal, a falta de cuidados aumenta a prevalência de bactérias, cárie, gengivite e muito mais. 

Então, uma dica é conferir a linha de géis dentais da Dentalclean. Em nosso site, você tem acesso a opções para toda a família: desde os adultos até as crianças. 

Inclusive, temos uma linha de cuidados pós-cirúrgicos para pacientes em tratamentos especiais. Se for fazer uma cirurgia, esses produtos são indispensáveis!
Não fique mais achando seus dentes feios! Aproveite para acessar o link e saber onde comprar. Temos certeza que o seu sorriso vai nos agradecer 🙂

Deixe seu comentário ↓

Dra Michelle Carregosa

Graduada pelo Centro Universitário Ages
Pós-Graduada em Saúde Pública
Pós-graduanda em Ortodontia
Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor
Mestranda em Odontologia

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.