Blog Dentalclean
facetas de resina estragam os dentes

Mito ou verdade: facetas de resina estragam os dentes?

5/5 - (1 vote)

Descubra neste artigo se as facetas de resina estragam os dentes

As facetas de resina estão entre os tratamentos dentários mais comuns. Isso porque muitas celebridades as utilizam para deixar o sorriso mais harmônico e organizado. Além da estética, o procedimento também promove benefícios na saúde emocional e psicológica dos pacientes. 

Afinal, o sorriso é o nosso cartão de visitas nas interações sociais em diversas situações: tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional. 

Mas o que muitas pessoas se perguntam é se as facetas de resina estragam os dentes. Afinal, elas cobrem os dentes originais, e o que acontece por baixo? As estruturas dentárias podem ser prejudicadas?

Calma, vamos responder todas as dúvidas neste artigo! Continue a leitura e entenda se as facetas de resina estragam os dentes e todos os cuidados após o tratamento. 

O que são facetas de resina para os dentes?

São uma forma de tratamento dental para melhorar a aparência e harmonia dos dentes. As facetas são finas lâminas de resina composta que são fixadas na superfície dos dentes frontais, com o objetivo de melhorar o seu tamanho, forma, cor ou alinhamento. 

As facetas são opções populares para quem deseja corrigir problemas estéticos, como dentes manchados, desgastados, desalinhados ou com espaços. Elas podem ser usadas em um único dente ou em toda a arcada dentária. 

As facetas são geralmente feitas de resina composta ou cerâmica, e são fixadas com adesivos dentais.

Além desses modelos, as facetas disputam lugar com as lentes de contato dental. Entretanto, elas podem exigir o desgaste mínimo dos dentes graças a sua maior espessura.

Benefícios das facetas de resina

Por serem utilizadas para corrigir o sorriso e suas imperfeições, as facetas de resina promovem melhorias na autoestima e autoconfiança. Dessa forma, as relações pessoais e profissionais tornam-se mais agradáveis para o paciente. 

Além disso, as facetas de resina podem oferecer outros benefícios estéticos e funcionais, incluindo:

  • Melhoria na aparência geral do sorriso;
  • Restauração funcional da dentição;
  • Facilidade na manutenção;
  • Semelhança com os dentes naturais;
  • Maior resistência;
  • Menor invasão ao organismo. 

Qual a diferença entre facetas de resina e as lentes de contato?

Entretanto, vale ressaltar que, para ter todos os benefícios das facetas de resina, é muito importante realizar o procedimento com um profissional de confiança e seguir todas as suas orientações. 

As facetas de resina e as lentes de contato para os dentes são opções estéticas para melhorar a aparência do sorriso.

As facetas de resina são fixadas na superfície dos dentes frontais, com o objetivo de melhorar seu tamanho, forma, cor ou alinhamento. Além de melhorar a aparência, elas também podem ser usadas para corrigir problemas estéticos como dentes manchados, desgastados, desalinhados ou com espaços.

Já as lentes de contato para os dentes, são dispositivos ultrafinos feitos de porcelana ou resina que são colocados sobre a superfície dos dentes frontais para melhorar sua aparência. Elas são geralmente usadas para corrigir problemas estéticos como dentes manchados, desgastados ou desalinhados. 

Ambas são opções estéticas para melhorar o visual do sorriso, a diferença está no material e na durabilidade. As lentes de contato costumam ser mais finas do que as facetas de resina.

Quanto tempo dura as facetas de resina?

De maneira geral, as facetas de resina costumam durar de 5 a 15 anos, mas, com os cuidados adequados de boa higiene, podem durar mais tempo. 

É importante manter as visitas regulares ao dentista para verificar a condição das facetas e realizar as limpezas e manutenções para prolongar sua vida útil.

Outro ponto é que, assim como os dentes naturais, as facetas também podem se desgastar, rachar ou se soltar com o tempo. Por isso, não deixe de manter uma boa higiene bucal e evitar hábitos prejudiciais, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool para garantir a maior durabilidade possível.

Mas afinal, facetas de resina estragam os dentes?

Agora que você sabe tudo sobre o tratamento, vamos responder a grande dúvida: facetas de resina estragam os dentes?

A resposta é: não, as facetas de resina não estragam os dentes – desde que sejam colocadas e cuidadas corretamente.

O preparo para a instalação dos dispositivos é feito a partir do desgaste dos dentes. De modo que seja possível instalar sem que os dentes fiquem com tamanhos desproporcionais. O processo é feito removendo parcial ou totalmente o esmalte dentário, portanto o procedimento é irreversível. 

Antes de colocar as facetas, o dentista fará uma avaliação da saúde bucal do paciente e verificará se essa é a melhor opção de tratamento. Caso seja, o profissional também o orientará sobre como fazer a manutenção e garantir a durabilidade. 

Como aumentar a durabilidade das suas facetas de resina?

Dentre os cuidados com suas facetas de resina, é importante:

  • Fazer uma boa higiene bucal;
  • Usar uma escova de cerdas macias;
  • Usar o fio dental para limpar entre o vão dos dentes;
  • Evitar alimentos muito condimentados e cítricos;
  • Controlar hábitos como roer as unhas e morder objetos;
  • Evitar o tabagismo;
  • Fazer visitas regulares ao dentista. 

Além disso, você também pode usar o Gel Whitening Max, da Dentalclean, para manter os dentes brancos. O produto possui partículas polidoras que removem as manchas e deixam os dentes mais claros após 14 dias de uso. 

Dessa forma, é possível manter o esmalte das facetas e proteger o organismo das bactérias da boca. 

E toda a família pode usar, viu? O produto é testado clinicamente e aprovado pela Associação Brasileira de Odontologia. 
As facetas de resina estragam os dentes se você não cuidar! Conte com os nossos produtos para manter a sua saúde bucal sempre em dia. Clique no link para saber onde comprar.

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.