Blog Dentalclean
língua ardendo

Língua ardendo: o que pode ser?

Rate this post

Você já ficou com a língua ardendo? Há muitas causas para esse sintoma: desde irritações simples do cotidiano até falta de vitaminas. Isso sem falar no consumo de bebidas ou alimentos muito quentes que também causam a sensação de ardência e queimação na língua. 

No entanto, quando o sintoma não é provocado por algum estímulo, a língua ardendo não costuma surgir sem uma razão aparente. A condição pode ter outras causas, que devem ser avaliadas de acordo com a orientação médica. 

Vale lembrar que existem muitos problemas que podem afetar a língua. Os mais comuns incluem infecções, feridas, inflamações, alergias e problemas dentários. Além disso, há outras doenças da língua que são mais graves, como câncer e candidíase. 

Se você está com a língua ardendo e quer ficar livre de preocupações, continue a leitura deste artigo. Vamos explicar melhor sobre cada uma das condições. Acompanhe com a gente!

Língua ardendo: o que pode ser?

Se você já ficou com a ponta da língua ardendo ou toda a região, muito provavelmente há um motivo para isso. Só é um problema quando o sintoma não tem uma explicação imediata, como o consumo de alimentos muito quentes, por exemplo. 

Abaixo, vamos falar melhor o que pode ser a língua ardendo e dar dicas de como melhorar. Acompanhe. 

Consumo de alimentos muito quentes

O consumo de alimentos muito quentes pode causar a sensação de língua ardendo devido à irritação e inflamação das papilas gustativas. Obviamente, o problema é bastante comum e pode ocorrer com qualquer pessoa, especialmente quando há o consumo de alimentos quentes em ritmo acelerado.

Aqui, vão algumas dicas para melhorar a sensação desagradável na língua:

  • Beba água para refrescar a boca e aliviar a sensação de queimação;
  • Coma alimentos frios ou gelados, como sorvetes, iogurtes ou frutas congeladas; 
  • Evite alimentos picantes, especialmente molhos apimentados;
  • Mastigue goma de mascar sem açúcar para ajudar no fluxo de saliva da boca;
  • Use enxaguante bucal sem álcool;
  • Consulte um médico ou dentista, caso o problema persista por muito tempo.

Boca seca

Também conhecida como xerostomia, a boca seca é quando as glândulas salivares não produzem saliva em quantidade suficiente para manter a mucosa e língua úmidas. Quando isso acontece, pode ter alterações no pH da boca, trazendo a sensação de ardência e formigamento na língua. 

As causas mais frequentes para a boca seca incluem problemas nas glândulas e o uso de alguns medicamentos. Além disso, doenças que comprometem o sistema imunológico também podem trazer a xerostomia.

Para não ficar com a língua ardendo devido a boca seca, é recomendado:

  • Beber bastante água;
  • Chupar balas ou pastilhas sem açúcar;
  • Evitar a cafeína e álcool;
  • Usar um umidificador de ambientes.

Déficit em vitamina B

A falta de vitamina B é uma das causas para a língua ardendo devido à sua importância na manutenção do sistema nervoso central. A deficiência de vitaminas do complexo B leva a problemas neurológicos, incluindo a sensação de queimação na língua.

Para melhorar a condição, é recomendado seguir algumas dicas:

  • Consumir alimentos ricos em vitamina B, como carne vermelha, aves e peixes;
  • Tomar suplementos de vitamina B;
  • Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
  • Consultar um nutricionista para montar uma dieta balanceada. 

Candidíase oral

A candidíase oral, também conhecida como sapinho, é uma infecção fúngica que pode afetar a boca, incluindo a língua. Essa infecção causa a sensação de língua ardendo, além de outros sintomas, como placas brancas na boca e dor ao engolir.

Para melhorar a queimação desagradável na língua, procure por atendimento médico especializado para confirmar o diagnóstico. Além disso, também vale:

  • Manter uma boa higiene bucal;
  • Fazer bochechos com água salgada;
  • Manter o sistema imunológico protegido. 

Síndrome da boca e língua ardendo

A Síndrome da Boca Ardente (SBA) é uma condição em que a pessoa sente uma sensação de queimação na boca, incluindo a língua, mesmo sem lesões visíveis na boca. Essa condição pode afetar a qualidade de vida, causando dores e desconfortos na boca, influenciando até na capacidade de comer e falar.

A condição é rara, surge sem razão aparente e pode durar por vários anos. Além disso, podem aparecer outros sinais, como formigamento e alterações no paladar – principalmente em mulheres acima dos 60 anos. 

As causas são pouco conhecidas, mas acredita-se que o excesso de estresse, ansiedade e depressão podem desencadear a condição. 

Neste sentido, algumas dicas genéricas, são:

  • Fazer terapia e tentar controlar o stress;
  • Consultar um dentista ou clínico geral;
  • Usar enxaguantes bucais específicos;
  • Manter-se sempre hidratado. 

Língua ardendo? Nunca mais!

Ter uma língua saudável é importante para manter a saúde geral da boca e do corpo. Afinal, isso pode impactar em toda a sua rotina!

Neste sentido, vale procurar escovar a línguas para remover o acúmulo de bactérias. Os microrganismos causam diversas doenças, além do mau hálito. Por isso, escovar a sua língua com uma escova de dentes ou use um limpador de língua. 

Além disso, também vale evitar alimentos muito picantes e ácidos, que podem levar a sensação de ardência. Mas, caso consuma, não se esqueça de beber bastante água, tá bom?

Ah, e para manter a saúde bucal sempre em dia, aproveite para conhecer os produtos da Dentalclean. Temos opções para acompanhar sua família diariamente. A Linha Diamond, por exemplo, oferece proteção para a boca e dentes branquinhos. Temos certeza que você vai amar!

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a língua ardendo, deixe nos comentários que vamos ajudar!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.