Blog Dentalclean
sorriso gengival

O que é sorriso gengival e como corrigir

4/5 - (1 vote)

Tudo sobre sorriso gengival e como corrigir a característica que afeta milhões de pessoas

O sorriso é uma das partes do corpo com o qual as pessoas mais se preocupam. Afinal, os dentes interferem na auto estima e nas relações interpessoais. Quando o sorriso não está bonito, muitas pessoas acabam se sentindo mal e se privando de certos momentos agradáveis, isso sem falar no lado estético.

Por mais que o sorriso gengival seja algo comum entre a população brasileira, muitas pessoas ainda se incomodam com a característica. Prova disso é a crescente procura por alternativas que corrijam a particularidade. 

Apesar de não ser um problema propriamente dito de saúde bucal, muitas pessoas acabam passando por dores de cabeça em razão do sorriso gengival. 

Se você está nesta situação e quer passar por mudanças, recomendamos continuar a leitura deste conteúdo. Vamos explicar tudo sobre o assunto e dar dicas de como transformar o sorriso. Bora conferir? 

O que é sorriso gengival?

É uma exposição exagerada das gengivas e que pode provocar desarmonia no sorriso. Uma das queixas estéticas mais comuns nos consultórios odontológicos, o sorriso gengival tem como característica principal o aparecimento em excesso da gengiva maxilar ao falar e sorrir. 

A característica afeta bastante a vida de muitas pessoas, já que o sorriso é um dos carros chefes da face humana. O problema é que no sorriso gengival tira-se o foco visual dos dentes e direciona para a desarmonia da gengiva sobreposta. 

O tamanho da gengiva

Afinal, quanto de gengiva exposta é necessário ter para classificar como sorriso gengival?

Para alguns profissionais odontólogos são 4mm. Já para outros apenas 2 mm é um tipo de característica estética do sorriso. Para isso, existe uma classificação que divide o sorriso gengival em alto, médio ou baixo. 

A verdade é que não há um comprimento específico que determina com precisão o sorriso gengival. Vai de pessoa para pessoa. A intervenção cirúrgica surge a partir da vontade do paciente ou de uma recomendação do dentista.  

Como corrigir sorriso gengival? 3 tratamentos para consertar

Dentre os procedimentos mais utilizados para corrigir o sorriso gengival é possível citar a gengivoplastia, gengivectomia e a toxina botulínica.

A escolha do tratamento varia para cada pessoa, conforme as causas do sorriso gengival. Por isso, a escolha da melhor opção precisa sempre ser discutida com um profissional especializado. 

Gengivectomia

Neste tratamento para sorriso gengival, é retirado o excesso de gengiva, principalmente causado pela periodontite. A doença provoca destruição da região gengival e dos ossos dos dentes. 

Após a remoção, que geralmente é feita com anestesia, um tipo de “cimento” cirúrgico é colocado. A pessoa permanece com ele por sete dias, até que a gengiva fique totalmente cicatrizada. Todo o procedimento pode levar até 40 minutos.

Gengivoplastia

Para consertar o sorriso gengival, o dentista remove ou ajusta o tecido gengival que não está envolvido com o suporte da arcada dentária. 

Pode ser considerado um tratamento apenas estético. Geralmente, o paciente que o realiza não tem periodontite ou outro problema bucal que altere a estrutura gengiva. O procedimento pode levar de 15 a 20 minutos, dependendo do profissional que o realizará.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é um procedimento mais voltado para quem sofre com hiperatividade muscular dos lábios. Esta condição afeta a musculatura da região, que se contrai excessivamente. 

A substância impede a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular, inibindo a contração dos músculos. Diferentemente dos outros tratamentos citados acima, a aplicação da toxina botulínica precisa ser feita de novo após um tempo, pois o bloqueio tende a durar entre três e quatro meses.

Tratamentos com aparelhos ortodônticos

A ortodontia também pode ser a responsável por mudar a realidade do sorriso gengival. Seguindo alguns métodos existentes, é possível amenizar e diminuir consideravelmente as gengivas em excesso. Por isso, o melhor caminho é procurar um ortodontista para diagnosticar e planejar o tratamento.

Se o seu assunto é dentes tortos, recomendamos dar uma olhadinha no nosso conteúdo completo sobre aparelho ortodôntico. Temos certeza que você encontrará muitas informações relevantes por lá. 

Passou por cirurgia? Utilize os produtos certos no seu pós operatório!

Você sabia que a Dentalclean oferece uma linha especial de produtos voltados para pacientes em tratamentos especiais? Isso mesmo, você pode usá-los quando fizer seu tratamento para consertar o sorriso gengival.

O gel dental da linha Clinexidin possui uma fórmula com 0,12% de Clorexidina. A substância contribui para uma higienização mais profunda, sem agredir a boca. Além disso, tem ação antisséptica, evitando a proliferação de bactérias nesse momento que a higienização pode ficar dificultada.

Mais do que isso, temos enxaguante e escova pós cirúrgica que proporciona uma escovação delicada com suas cerdas ultramacias. O cabo da escova tem design antibacteriano, sendo indicado pelos dentistas, o que colabora para uma recuperação mais rápida dos tratamentos, inclusive de cirurgia de redução das gengivas.

Agora que conhece sobre a linha com clorexidina, aproveite para conhecer outros produtos da Dentalclean. Temos diversas opções para toda a família, incluindo produtos para as crianças e profissionais da área odontológica, como é o caso da linha Clinexidin.

É fácil se recuperar do seu tratamento de sorriso gengival. Estamos aqui para facilitar a sua higienização bucal em todos os momentos da vida. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o sorriso gengival é só deixar nos comentários que vamos ajudar! Um abraço e até mais!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Cláudio Romagnoli

Dr. Cláudio Romagnoli é dentista especializado em Reabilitação Oral e Estética Dental, clínico em tempo integral, atende em Londrina- PR.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.