Blog Dentalclean
como aliviar dor de dente

Como aliviar dor de dente de forma eficaz? Tudo sobre o assunto

5/5 - (1 vote)

Saiba como aliviar a dor de dente e se livrar do incômodo para uma rotina mais tranquila

A dor de dente é um dos principais motivos que fazem as pessoas procurarem os dentistas. Isso porque em um belo dia de trabalho ou momento de lazer pode surgir este incômodo que atrapalha a rotina e tira suas noites de sono. 

Você sabe como aliviar dor de dente de forma eficaz? Antes de procurar remédios caseiros é importante entender o que causa a dor de dente. Podem ser vários motivos, como sensibilidade, cáries, canal e até hormônios da gravidez. Entender a origem do incômodo vai ajudá-lo a procurar o tratamento adequado.

Por isso, reunimos neste post tudo sobre a dor de dente e como aliviar o problema. Vale lembrar que a ida ao dentista é algo essencial, então procure sempre um profissional de sua confiança. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que causa a dor de dente?

Normalmente, o problema aparece por lesões de cárie, retração gengival, doenças periodontais, traumatismo dentário, sensibilidade, envelhecimento dos dentes e a falta de uma higienização bucal adequada.

A dor de dente vem à tona quando algum trauma se aproxima da polpa dentária, tecido da parte mais interna dos dentes. Essa região é composta por diversos nervos e vasos sanguíneos sensíveis, onde qualquer alteração pode gerar dores leves ou extremamente desconfortáveis. 

Além desses fatores, a origem da dor de dente pode estar relacionada às seguintes condições:

  • Má oclusão dentária: quando um mau encaixe entre as arcadas superiores e inferiores ;
  • Restaurações ou problemas com obturações;
  • Raiz dos dentes exposta;
  • Sinusite.

Saiba o que fazer para evitar a dor de dente

Dor de dente, se não avaliada e tratada, pode trazer complicações diversas – algumas de natureza grave –, podendo afetar a rotina de quem sofre com ela. Muitas pessoas nessa condição ficam incapacitadas de tocar o dia a dia, podendo prejudicar o desempenho no trabalho, o sono e até as relações interpessoais. 

A melhor forma de prevenir essa experiência tão desagradável é cuidando bem da higiene bucal, com uso de escova, pasta com flúor, fio dental e enxaguatório, preferencialmente após as refeições. Realizar uma profilaxia (limpeza dental) no dentista, pelo menos, a cada 6 meses, complementa a higiene bucal na prevenção de cáries e doenças na gengiva.

Como aliviar a dor de dente?

Em caso de já apresentar dor, consultar-se com um dentista é imprescindível para buscar orientações individuais para o tratamento de cada tipo de dor de dente.

Para cada tipo de dor de dente existe uma indicação terapêutica apropriada. Os três tipos mais comuns são: cáries, nascimento do siso e doenças periodontais. Vamos explicar melhor sobre cada uma delas para que você possa fazer o tratamento de forma eficaz:

Cáries

As cáries são pequenos furinhos que se formam nas superfícies dos dentes. São causadas por conta da desmineralização do esmalte do dente, devido às substâncias ácidas que as bactérias existentes na boca produzem ao alimentar-se da sacarose (açúcar) presente nos alimentos .

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cárie é uma das doenças mais comuns do mundo. As crianças são as que mais sofrem com o problema, devido ao alto teor de açúcar que consomem, mas os adultos também acabam tendo cáries, podendo levar à perda dos dentes quando não tratadas.

A lesão profunda por cárie causa dor e a chamada sensibilidade dentária, principalmente na mastigação e ingestão de alimentos. Ao atingir o nervo do dente, a lesão provoca uma dor intensa e ininterrupta.

Para combater a cárie em estágio inicial (mancha branca, fosca e áspera na superfície dental, além de consultar seu dentista, eu recomendo o uso diário do Gel Regenerador. Ele promove remineralizarão intensa do esmalte dentário, regredindo as cáries em estágio inicial. Além disso, ele cria uma camada protetora na região nervosa dos dentes, minimizando as dores por sensibilidade dentinária. Uma dica, se você levar com o dedo um pouquinho dessa pasta no dente com a mancha branca, esperar uns 5 minutos e depois escovar os dentes, obterá uma ação mais eficaz do produto. Já aconselhei vários pacientes a fazerem isso e obtive bons resultados.

Dor de dente do siso

Os dentes molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, também são uma das causas para a grande maioria das pessoas sentirem fortes dores. Isso porque, ao começar a nascer, eles rompem a gengiva e provocam um incômodo terrível, causando inflamação e até uma infecção (pericoronarite).

Quando não há espaço para o nascimento do dente do siso, é necessário fazer a remoção. Neste momento, é de grande importância procurar um dentista para avaliar os próximos passos. 

Quando a dor começar a aparecer, vale fazer compressas mornas na região, principalmente se houver edema e secreção. Além disso, é fundamental usar um enxaguante bucal com ação antifúngica e bactericida e uma escova de dentes macia, como a Dual – escova dental com cerdas macias e borrachas circulares da Dentalclean.

Doenças periodontais

Doenças periodontais podem afetar desde a gengiva até o osso que envolve e suporta os dentes. Os nomes mais comuns são a gengivite e a periodontite, problemas que podem levar a dores intensas, além de sangramentos, inchaços e mau hálito. 

Essas doenças são decorrentes do acúmulo de placa bacteriana devido à uma higiene oral deficiente, estados de stress, fumo, excesso de bebida alcoólica e até má nutrição. 

Para este problema também recomenda-se ter bons hábitos de saúde oral. Para isso, existe a linha profissional Clinexidin, que promove a higienização profunda de pacientes em tratamentos especiais. Por ter 0,12% de Clorexidina, esses produtos contribuem para uma higienização mais profunda. Confirme com seu dentista, se este é o seu caso.

Como aliviar dor de dente na gravidez?

A dor de dente na gravidez é causada pelo aumento da sensibilidade dentária, que é comum durante essa fase. Nesse período, ocorrem diversas alterações fisiológicas onde os hormônios ficam desregulados, aumentando a vascularização e diminuindo a imunidade.

Para aliviar as dores de dente durante a gravidez você pode fazer bochechos com água morna e sal, utilizar pasta para dentes sensíveis (como o Gel Dental Sensitive da DentalClean) e aplicar gelo protegido com um pano sobre o rosto. Em casos mais extremos, procure um dentista que possa indicar anestésicos.

Lembrando que as grávidas não podem fazer analgesias ou medicações, por isso, o que pode ser feito é uma limpeza no consultório, melhorar a higiene bucal em casa e bochechos caseiros conforme recomendação do dentista. 

Dor de dente quebrado

Acidentes pessoais acontecem e um dente quebrado pode atrapalhar toda a sua rotina. Somente um profissional consegue tratar este tipo de problema, já que ele pode gerar grande dor e muito desconforto na hora de mastigar, além de afetar sua autoestima. 

Quando o trauma não envolve a polpa dental é possível fazer a colagem do fragmento, quando este está disponível. Já em outros casos, é indicado o tratamento de canal e até uma possível restauração com coroa de resina ou cerâmica dental. 

Até chegar ao consultório, talvez seja preciso aliviar alguns sintomas. Para isso, faça uma compressa com gelo na área do rosto onde o dente quebrou para evitar o inchaço. 

Remédio para dor de dente

Embora o remédio para dor de dente mais comum seja o Spidufen, é extremamente necessário que você consulte um dentista para verificar a necessidade dessa medicação e se ela se aplica ao seu caso. Jamais faça automedicação, pois você pode ter uma reação alérgica ao medicamento.

Evite a dor de dente com os produtos Dentalclean

Agora que você já sabe como aliviar dor de dente, aproveite para conhecer a linha completa da Dentalclean. Temos diversos produtos para evitar e cuidar das dores nos dentes de maneira eficaz. Assim, você não para a sua rotina e tem um sorriso mais saudável. 

A Dentalclean atua fortemente no segmento de higiene pessoal, oferecendo produtos de qualidade com preços competitivos. 

Há mais de 25 anos no mercado de saúde bucal, a marca é uma das gigantes da indústria brasileira de higiene oral e cuidados ortodônticos, sendo uma das cinco maiores do segmento.  

Tudo isso com tecnologia de ponta e preços acessíveis ao consumidor.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.