Blog Dentalclean

Bruxismo: nesse halloween não deixe as bruxas atacarem a sua boca

5 (100%) 5 votes

O halloween está chegando e, junto com ele, todas as diversões que cercam essa data: diversas brincadeiras, fantasias e muitos doces diferentes para compartilhar com os amigos.

Por mais divertido que isso seja, é importante tomar certos cuidados para que as bruxas que estão a solta não prejudiquem também a sua saúde bucal. O Bruxismo é um dos problemas bucais que podem fazer parte do nosso dia a dia. E por isso, aproveite para conhecer aqui mais sobre esse assunto! 

O bruxismo é uma condição que acomete diversas pessoas e não apenas durante essa época do ano. A seguir, confira um pouco mais sobre o que é, quais são os principais sintomas e se tem cura ou não.

 

O que é o bruxismo?

O bruxismo é uma desordem funcional que está relacionado tanto a fatores genéticos, como também a situações de estresse psicológico, causados pelo cotidiano. Normalmente, esse estresse pode ter origem em fatores internos ou externos.

Os fatores internos estão relacionados aos alimentos que você ingere, assim como à estabilidade emocional, bem-estar pessoal e preparo físico. Enquanto isso, os fatores externos são o estresse psicológico causado pelo ambiente que você vive, assim como a interação com outras pessoas.

Além disso, pode ocorrer dois tipos de bruxismo. Um ocorre durante o sono e, apesar de ser o mais comum, está diretamente relacionado ao sono, que pode ser desencadeado pelo uso de medicamentos ou distúrbios respiratórios. Já o bruxismo em vigília está mais relacionado ao estresse e ansiedade. 

O bruxismo se define, portanto, como uma desordem funcional em que o indivíduo range ou aperta os dentes. Além das dores que isso pode trazer, principalmente mandibulares e de cabeça, também causa um maior desgaste dentário podendo, inclusive, provocar o amolecimento dos dentes.

Esse problema acomete principalmente crianças, independente do sexo e, normalmente, a incidência diminui ao longo do tempo. Entretanto, é sempre importante procurar por uma clínica dental, podendo ser aquelas que atendem o plano odontológico preços acessíveis, para garantir que o tratamento ideal seja realizado. 

Caso seja necessário, procure por um profissional através do marketing digital na odontologia. A pesquisa pode ser feita pela internet e garante ao usuário bons profissionais, com tratamentos de qualidade.

Principais sintomas

O grande problema do bruxismo é que devido, normalmente, ocorre durante a noite, a pessoa não percebe que tem essa condição, o que pode fazer com que ela sinta dores durante anos, sem saber a exata causa e sem realizar um tratamento para isso.

Por esse motivo, é importante atentar-se aos sintomas. O profissional da área da saúde odontológica que deve ser procurado nesse caso é o clínico geral do plano odontológico preços. Ele consegue avaliar e diagnosticar a situação, assim como indicar o tratamento ideal para o paciente.

Sendo assim, caso você ou algum familiar tenha algum desses sintomas, é essencial procurar por um atendo odontológico com um dentista preços acessíveis:

  • Ranger os dentes, emitindo sons que podem ser ouvidos por uma pessoa que compartilha o quarto;
  • Músculos da mandíbula doloridos;
  • Estalo quando move a articulação temporomandibular;
  • Dor de cabeça;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dentes danificados.

O diagnóstico deve ser feito apenas pelo profissional, apesar de ser possível identificá-lo em um primeiro momento através de amigos e família. Por isso, é sempre importante que os pais verifiquem como anda o sono dos filhos, para conferir se esse é um problema que os acomete.

As principais consequências do bruxismo estão relacionadas as dores frequentes, assim como é possível ocorrer a quebra dos dentes e de próteses, principalmente quando essa condição atinge a pessoa durante anos sem tratamento. 

Nesses casos, é importante procurar também por um cirurgião dentista para que procedimentos sejam realizados para consertar o problema, como também para tratar o bruxismo.

Tratamento

É importante entender que o bruxismo não tem cura. Sendo assim, o que o clínico geral do plano odontológico preços acessíveis pode fazer para ajudar o indivíduo que tem essa condição, é realizar tratamentos preventivos.

Em alguns casos, são utilizados medicamentos ansiolíticos para o controle do estresse e ansiedade que podem estar associados a esse caso.

Muitas vezes, principalmente nos casos mais severos do bruxismo, é importante além do tratamento odontológico, o indivíduo também realizar um tratamento com um profissional da área da saúde mental, ou seja, um psicólogo ou psiquiatra.

Sendo assim, é possível atenuar as causas do bruxismo, por suavizar os impactos do estresse e ansiedade diários. 

Entretanto, há um tratamento sem o uso de medicamentos que é indicado pelo próprio dentista, que seria o uso de placas interoclusais flexíveis de silicone ou placas rígidas que acrílico, que são moldadas de acordo com a arcada dentária do paciente.

Dessa forma, é possível evitar que os dentes do paciente se toquem durante a noite, ocorrendo um menor desgaste, além da diminuição das dores.

O halloween é uma porta de entrada para diversos monstros nos assombrar, mas o bruxismo não precisa ser um deles. Agora que já sabe a causa e o tratamento, se você sente alguns dos sintomas mencionados, procure ajuda de um especialista, para que os seus sintomas sejam suavizados e para que você possa aproveitar esse Halloween sem deixar que as bruxas ataquem a sua boca.

 

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.