Blog Dentalclean
maneiras de convencer seu filho a escovar os dentes

5 maneiras de convencer seu filho a escovar os dentes

5/5 - (1 vote)

Se você chegou na fase em que não sabe como convencer seu filho a escovar os dentes, saiba que não está sozinho. Muitos pais vivem o mesmo problema, e não é raro encontrar crianças que fogem da escova de dente. No entanto, resolver o problema é mais fácil do que parece, mas exige paciência e persistência da família.

A dica é abusar da criatividade e associar a escovação a um momento que proporciona prazer à criança. Para ajudar, selecionamos algumas estratégias que podem tornar essa atividade mais tranquila para você e seu filho.

1. Seja o exemplo

As crianças aprendem, mesmo que inconscientemente, observando as ações de outras pessoas, principalmente dos pais. Por isso, é essencial dar o exemplo até na hora de escovar os dentes. Elas precisam saber que você também segue essa rotina diária.

2. Leve o brinquedo favorito

Algumas crianças têm fases em que só saem de casa com o brinquedo favorito. Que tal levar ele também para o momento da escovação? Se for uma boneca, pode incentivar a criança a escovar os dentinhos do brinquedo. Combine que você irá escovar os dentes dela e depois ela deve repetir o processo na boneca. Depois elogie a atividade e diga que o brinquedo está limpo e que a criança fez um bom trabalho.

3. Use produtos atraentes

Gel Dental Infantil com Flúor Peppa Pig - 5 maneiras de convencer seu filho a escovar os dentesOs pequenos adoram brincar e ficam encantados quando ganham um brinquedo novo. Faça com que a escovação seja também um momento de diversão. Você pode comprar uma escova e uma pasta que motive a criança a fazer a higiene bucal. Pode ser de um personagem que ela ama ver nos desenhos, isso deve despertar o interesse dela por esse momento.

4. Faça da escovação uma brincadeira

Fugir na hora de escovar os dentes é natural da criança, já que para ela nada é interessante, pelo contrário, por vezes é até uma tortura. Assim, é dever dos pais fazer com que esse momento seja interessante. Envolver o lúdico pode ser uma boa alternativa para convencer o pequeno. Vale vesti-lo de herói para combater as cáries ou brincar que a escova é um avião. O importante é ter criatividade e fazer da escovação uma brincadeira.

5. Compense a criança pela atividade

Se o pequeno tem que cumprir uma tarefa sabendo que vai ter uma recompensa, com certeza ele vai ter mais motivação para executá-la. Por isso, ofereça uma compensação pela atividade de escovar os dentes. Não precisa dar um doce, já que assim ele vai querer todos os dias. Mas você pode prometer (às vezes) que vai contar uma história para ele ou assistir algum desenho. Só não esqueça de cumprir a promessa, pode ter certeza que seu filho vai cobrar.

E você, como convence seu filho a escovar os dentes? Conta aqui nos comentários sua experiência.

Veja ainda o e-book Dos dentes de leite aos permanentes: tudo sobre os dentes da criança.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.