Blog Dentalclean

Dor de dente: o que pode ser e como tratar?

5 (100%) 1 vote

Uma das principais causas que levam as pessoas ao dentista é a dor nos dentes. Isso pode significar que sua boca não está saudável, ou seja, existe a ocorrência de desconfortos ou até mesmo possíveis doenças.

Sendo assim, ao primeiro sintoma de dor, é importante ir ao dentista para garantir que não tenha maiores problemas.

Muitas pessoas acabam postergando a ida ao profissional da área odontológica, o que pode fazer com que o problema seja agravado, sendo muitas vezes necessário a realização do canal dentário ou de outros procedimentos.

O que pode ser?

A dor de dente pode ser causada por muitos motivos. Apesar disso, a maioria deles provavelmente está associado à má higienização bucal. Entretanto, em outros casos, pode ser por conta de acidentes e traumas.

As principais causas são:

  • Cáries;
  • Doenças gengivais;
  • Acidentes;
  • Dente do siso.

Cáries

As cáries são causadas pela desmineralização dos dentes. Elas são orifícios que podem surgir na superfície dos dentes ou até mesmo entre eles.

A sua principal causa está relacionada ao alto nível de açúcares e carboidratos ingeridos durante o dia. Isso porque quando as bactérias existentes na boca entram em contato com esses alimentos, liberam uma substância ácida que rouba os minerais dos dentes.

Isso ocorre, principalmente, em pessoas que não têm o costume de escovar os dentes após ingerir esses tipos de alimento, fazendo com que a ação das bactérias ocorra por mais tempo na boca.

Muitas vezes, a cárie só é percebida pelo indivíduo quando o dente começa a doer, já tendo passado do estágio inicial. Por isso é tão importante ir ao dentista do plano odontológico o quanto antes.

Caso a cárie esteja em estágio avançado, é necessário realizar o canal dentário para que não ocorra a extração do dente.

Doenças gengivais

A gengivite é uma doença em seu estágio inicial, que não passa de uma inflamação na gengiva por conta da formação da placa bacteriana. A placa bacteriana é uma camada pegajosa que se forma nos dentes e na gengiva por conta das partículas de alimentos que ficam na boca após as refeições.

Quando a saúde bucal não é feita com a higienização correta, pode causar a inflamação e infecção. Quando a gengivite não é tratada, pode passar para um estágio mais avançado que é a periodontite, onde os tecidos de sustentação dos dentes são atingidos podendo deixá-los mole e causar sua extração, caso não seja devidamente cuidado.

Acidentes

Em algumas situações em que ocorrem traumas e acidentes, seja por cair em algum lugar e bater a boca, ou por conta de traumas diretos em superfícies, pode também ocorrer uma dor de dente acentuada. 

Caso isso ocorra, é importante passar no dentista apenas para garantir que não teve lesões além do trauma. 

Muitas vezes, o dente pode entrar na gengiva ou até mesmo quebrar, o que resulta em um maior problema, assim como uma dor mais acentuada. Nos casos de fratura no dente, muitas vezes é necessário realizar o canal dentário para evitar a sua extração.

Dente do siso

O dente do siso pode ser o pesadelo de muita gente. Isso porque é provável que esse momento chegue para a grande maioria das pessoas. Esse é o terceiro molar que nasce entre os dezoito e vinte e quatro anos.

Quando não há espaço na boca para o seu crescimento, o próprio irrompimento da gengiva pode causar dores extremas. Nesses casos, é essencial que o indivíduo procure pela ajuda do dentista, uma vez que é necessário realizar sua extração ou maiores tratamentos.

Muitos profissionais preferem realizar a extração antes mesmo dele nascer, por conta de todos os problemas que pode causar. Caso não tenha espaço na boca, o dente do siso pode nascer e causar o apinhamento dos demais dentes. 

Além disso, como a higienização é mais difícil no fundo da boca, há uma maior probabilidade de ter cáries, sendo necessário realizar um canal dentário.

Tratamento

Uma das principais formas de tratamento da dor de dente é através das higienizações diárias. Isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, assim como passar o fio dental diariamente.

Esse é o caminho certo para evitar dois dos problemas citados acima e que são os mais comuns em relação aos pacientes que chegam ao consultório odontológico com dor de dente: a cárie e a gengivite.

No caso de ter cárie, o tratamento deve ser através do canal dentário. Nesse tratamento, o dentista retira a polpa do dente que está infectada, em um longo processo que pode levar várias semanas de visitas constantes ao dentista.

Já o tratamento das doenças gengivais, normalmente é feita através da retirada da placa bacteriana e do tártaro que se forma nos dentes. Sua remoção garante uma maior higienização da boca, evitando o aparecimento dessas doenças.

O tratamento de fratura do dente pode variar de acordo com a sua complexidade. Um dos caminhos também é realizar o canal dentário como uma forma de evitar que ele seja extraído.

Já o dente do siso precisa ser extraído de acordo com indicações e diagnóstico do dentista, mas é normalmente o caminho preferido quando ele começa a despontar na gengiva e o paciente apresenta um quadro de dor.

Independente da condição, é sempre importante visitar o dentista com a periodicidade de pelo menos uma vez a cada seis meses. Dessa forma, ele consegue realizar todos os procedimentos necessários para garantir que você tenha uma boca saudável.

Caso precise de um dentista, procure pelo marketing digital para dentistas. Através da internet, é possível descobrir diversas possibilidades, podendo escolher entre local e preços diferentes, sendo tudo marcado do conforto da sua casa.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.